A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

MINDFULNESS – IV

COMECE JÁ!

Os benefícios da atenção plena e da meditação são os mais diversos: a práticas traz melhorias para a saúde física e mental. Confira

As vantagens da meditação se estendem não apenas para a mente, mas para o corpo todo. A seguir, os 10 principais benefícios do hábito para uma maior qualidade de vida!

1. DEIXA VOCÊ MAIS FELIZ

“Como a psicóloga PhD em neurociências Sarah Roberts exemplifica, ‘é sublime poder sentir a água correr pelas costas durante o banho da manhã; é gratificante poder ouvir o filho descrever o seu dia sem ficar olhando para ele e pensando na lista de coisas a fazer. O exercício do foco no momento presente nos protege de passar o tempo todo no passado, ruminando sobre o futuro ou inventando situações hipotéticas provocadoras de ansiedade’”, indica o neurologista Martin Portner.

2. REDUZ O ENVELHECIMENTO

O encurtamento dos telômeros – estruturas na porção final dos cromossomos do DNA – acontece após cada divisão celular. “Na velhice, esse desgaste chega a um ponto em que não é mais possível que aconteçam divisões celulares sem falhas, o que pode desencadear doenças degenerativas. A prática regular de meditação aumenta o nível da enzima telomerase, que protege os telômeros dessa deterioração em cerca de 30%, reduzindo o processo de envelhecimento para graus menores”, destaca o psicólogo coach e trainer em programação neurolinguística Roberto Debski.

3. INFLUENCIA (POSITIVAMENTE) AS RELAÇÕES SOCIAIS

”Uma pesquisa realizada no Wake Forest Baptist Medical Center na Carolina do Norte, Estados Unidos, ensinou meditação a voluntários e suas atividades cerebrais foram monitoradas antes e depois das sessões. Foi constatada uma diminuição da ação da região denominada amígdala (cerebral), responsável por regular as emoções, e houve uma redução dos níveis de ansiedade em cerca de 39%”, comenta Roberto Debski. Tal fato comprova que a prática favorece o equilíbrio emocional, assim, a conexão com os outros acontece com menos interferências.

4. PROMOVE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Ao meditar regularmente, você amplia a consciência, traz a sensação de conexão e compaixão, não só com os outros, mas com o meio ambiente. Pessoas que meditam com frequência estão mais conectadas à natureza, inclusive sendo o local de escolha para as práticas”, salienta Roberto Debski.

5. DÁ MAIS ENERGIA

Lembra que a meditação ajuda a manter o foco? É dessa forma, direcionando o foco, que obtemos uma economia na energia e diminuímos o desperdício da mesma.

6. AUMENTA A IMUNIDADE

Sim, há conexão entre meditação e sistema alto imune. Uma prova disso é o estudo publicado na revista acadêmica americana Psychosomatic Medicine, que comparou um grupo de meditadores com outro de não-meditadores. “Ambos receberam uma vacina contra a gripe; mais tarde, quando os anticorpos furam mensurados, verificou-se que o primeiro grupo estava muito mais protegido contra a gripe quando comparados aos demais”, conta Martin Portner.

7. REDUZ PROBLEMAS DO CORAÇÃO

De acordo com a Associação Americana do Coração, meditar regularmente diminui em cerca de 47% o risco de infarto do miocárdio em adultos, que tinham, em média, 59 anos – acompanhados de 2000 a 2009.

8. AJUDA A ORGANIZAR MELHOR O TEMPO

“Meditar é educar a mente. Quando aprendemos que a consciência é parte da gente, mas não somos nós, conseguimos mergulhar num autoconhecimento profundo”, observa a terapeuta vibracional e mestre em Reiki, Andrezza Ferrari. Para a profissional, a partis desse momento, a prática leva ao domínio dos pensamentos ao ponto de trazer mais foco, afetando a forma como organizamos nosso tempo.

9. MELHORA O SONO

Seja para dormir melhor ou combater a insônia, a meditação diminui a tensão, relaxa o corpo e a mente. Dessa maneira, principalmente aquelas pessoas que praticam antes de dormir notam um efeito benéfico durante a noite, uma vez que a tranquilidade necessária para descansar é potencializada.

10. INCENTIVA A CRIATIVIDADE

Quando você se conecta consigo mesmo, toma consciência das suas potencialidades e expande sua consciência, a criatividade, assim como a produtividade.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS”

Os comentários estão encerrados.