A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

MINDFULNESS – II

PAZ INTERIOR

Os tipos de meditação são diversos e podem ser praticados por todos!

A busca pelo bem-estar e pela saúde tornou-se cada vez mais constante no cotidiano. Paralelamente a tal procura, uma infinidade de estudos científicos comprovam para a sociedade que, por meio da inserção da meditação na rotina, a qualidade de vida pode ser alcançada de forma simples. Segundo Roberto Debski, médico, psicólogo e coach em Programação Neurolinguística, “a primeira resposta com o início da prática é a chamada ‘resposta de relaxamento’, descoberta em pesquisas de Herbert Benson, estudioso da Universidade de Harvard na década de 60 e 70”. Esse relaxamento ocorre tanto no corpo quanto na mente, pois os pensamentos diminuem, aumentando a atenção e o foco.

A boa notícia é que, além da técnica de atenção plena, existem vários tipos de meditação, o que pode facilitar no momento de encontrar o estilo que mais se encaixa, de acordo com seu perfil. O importante, segundo Roberto, é receber a orientação de um instrutor de meditação, procurar ler, ver vídeos e treinar diariamente. “Com o tempo, cada pessoa encontra os métodos mais adequados para si e pode evoluir na prática da meditação”, completa o especialista. A seguir, acompanhe as principais técnicas existentes:

MEDITAÇÃO BUDISTA

Com origens na tradição chinesa do zen budismo, essa meditação pode ser praticada de três formas: como foco no controle da respiração; sem focar em nada específico, mas permanecendo atento e observando o que se passa em sua mente e em seu entorno no presente; caminhando enquanto conta e sincroniza os passos de acordo com sua respiração (técnica introduzida pelo monge Thich Nhat Hanh). A finalidade em todas as formas, é uma só: trazer o praticante para a vida presente, desligando-o do restante.

MEDITAÇÃO ZAZEN

Nesta vertente, o que importa é o não pensamento, ou seja, a mente deve estar livre e não se concentrar. O exercício deve ser realizado em locais silenciosos e com boa acomodação (é comum que os praticantes se sentem em almofadas conhecidas come zafu). Dessa forma, o indivíduo consegue se desconectar e desacelerar as tensões, controlando a respiração e mantendo a mente serena.

MEDITAÇÃO HARE KRISHNA

Esse tipo de meditação difunde a ideia de que qualquer coisa que se faça (seja ajudar alguém ou preparar uma comida, por exemplo) deve ser dedicada a Deus. Acredita-se, portanto, que a meditação não é apenas uma prática, mas, sim, um processo de despertar do conhecimento espiritual. Os praticantes se reúnem para meditar em conjunto, geralmente, pela manhã, bem cedo. Durante a atividade, o mahamantra é cantado – Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Rare Hare”- entoando os diversos nomes de Krishna, famosa divindade hindu. Há quem entoe o mantra 1.728 vezes.

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL

Desvinculada de práticas religiosas ou doutrinas, nesta vertente o principal foco é chegar à fonte dos pensamentos, acalmando o corpo, aliviando o estresse e instigando a reflexão. A atividade não é ensinada livremente, mas com instrutores licenciados que, de acordo com o sexo e a idade do praticante, entregam mantras específicos para serem entoados. Esses mantras, geralmente, são nomes tântricos de divindades hindus e escolhidos especificadamente para cada indivíduo.

VIPASSANA

A respiração é o único foco dessa meditação, pois o conceito defendido é que nossa mente é naturalmente agitada e, para acalmá-la, é preciso usar a respiração como aliada. A pessoa deve se concentrar na inspiração e na expiração do ar, purificando os pensamentos e tornando-os mais tranquilos. Outros métodos que podem ser usados como foco na meditação vipassana são a postura, as sensações do corpo e elementos naturais, como a água, por exemplo.

MEDITAÇÃO TÂNTRICA

Considerada a essência do budismo, no qual são trabalhadas energias do corpo e da mente, essa meditação colabora na transformação das emoções que causam aflição, despertando o estado positivo da mente. A ideia difundida que as emoções aflitivas e doenças físicas estão ligadas a determinados chakras do corpo, que representam centros de energia conectados com nossoorganismo. Ao praticar a meditação, que conta com mantras, respiração, posição das mãos e concentração, esses centros são purificados. Em consequência disso, diversos sintomas são cuidados. O objetivo é acumular energia e evoluir espiritualmente, fazendo com que o praticante se enxergue como um ser sagrado que possui a capacidade de ajudar todos os seres.

CONCENTRADA OU FOCADA

Durante essa prática, o meditador deve focar toda sua atenção em um único objeto. Pode ser um mantra, a respiração, visualização de uma parte do corpo ou, até mesmo, um objeto externo. Ao praticar frequentemente, a capacidade de atenção se desenvolve, fazendo com que a distração seja menos comum.

RAJA YOGA

Nessa forma de meditação, o objetivo é criar a paz na mente por meio da compreensão de si mesmo. O praticante deve permitir que os pensamentos negativos passem ao seu redor, mas sem ser distraído por eles, focado na ideia de que, é um ser de luz, repleto de energia positiva e amor.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Key of All Secret

Adding Rythms to Thoughts

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

%d blogueiros gostam disto: