OUTROS OLHARES

A RELAÇÃO ENTRE OS PARQUES E AS PESSOAS

O Instituto Semeia, organização sem fins lucrativos que busca fomentar parcerias público-privadas para conservação e exploração de parques urbanos e naturais, elaborou pesquisa com a finalidade de compreender o que as pessoas pensam sobre concessões de parques públicos além de tentar entender também as razões que fazem com que a visitação das unidades de conservação existentes seja ainda muito baixa no País.

Para Fernando Pieroni, diretor do Semeia, o poder público não tem condições de, sozinho, cuidar de todos os parques existentes e a melhor alternativa para a conservação seria por meio de parcerias com a iniciativa privada, que faria a exploração econômica dos espaços dentro de uma política ambiental definida pelo poder público. “Não se trata de entregar tudo nas mãos das empresas e deixar que elas façam o que bem entender”, disse. “A ideia é que a iniciativa privada explore esses espaços em troca de contribuir com a conservação deles e dar apoio nas atividades de fiscalização”. O levantamento mostra, por exemplo, que 53% dos pesquisados são favoráveis a concessões e parceiras para a manutenção de parques naturais e 64% apoiam concessões de parques urbanos.

Outro dado curioso é que 83% dos entrevistados concordam que “mesmo quando tem dinheiro governo não é eficiente na gestão dos seus recursos”.

No que diz respeito à visitação de parques naturais, 47% responderam que a principal barreira é o alto custo da viagem. Quanto aos parques urbanos, a grande distância entre local de residência e destino é o principal empecilho para 31%. Questões como segurança e infraestrutura deficitária também são citados como barreiras. O estudo ajudará na elaboração de propostas de concessão e também nas estratégias necessárias para que as pessoas olhem com mais interesse para os parques, sejam nacionais, estaduais ou municipais.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “OUTROS OLHARES”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s