GESTÃO E CARREIRA

O FUTURO FOI ONTEM

A cada dia está mais difícil obter o conhecimento necessário para lidar com as implementações que se instalam no mercado. O processo de recrutamento é complexo nas duas pontas, para quem deseja contratar e para os candidatos

Muito se diz sobre preparar-se para o futuro e que novidades surgem a cada momento, alterando o padrão do que chamamos de normalidade. A primeira grande mudança percebida foi a abertura de novas posições nas empresas. O universo do marketing digital veio para escalar produtos e serviços numa dimensão jamais imaginada. Aqueles que não entraram nessa corrida já estão pagando um alto preço.

Há disponibilidade de vagas para especialistas de temas jamais imaginados pelos gestores. Muitas equipes de RH ainda estão se submetendo, nesse momento, a treinamentos para entender, entre outros aspectos, uma linguagem mais tecnológica que surge nas entrevistas com os candidatos, assim como as competências nessa área.

Quais são essas habilidades? Qual o melhor perfil para cargos que, por serem novos nas empresas, ainda não possuem histórico de resultados? Desafios emergentes para quem estava se preparando para o futuro que já chegou há algum tempo.

Aqueles que simplesmente se arriscaram a navegar em mares desconhecidos, em tempos passados, agora já se tornaram experts e são capazes de mentorear os iniciantes. Do ponto de vista de quem busca se colocar no mercado de trabalho alguns pontos podem ser destacados:

Adeus ao currículo impresso que era deixado nos departamentos de RH. É certo que algumas empresas ainda recebem currículos dessa forma. Mas o virtual ganhou um espaço tão abrangente que mesmo o modelo antigo será submetido a uma busca on-line nas redes sociais para uma observação geral do candidato.

Asentrevistas por vídeo chegaram com força total – e necessitam de um ensaio ou alguma preparação prévia, embora a naturalidade seja um dos requisitos indispensáveis. Vídeos gravados de apresentação ou vídeo-currículos podem definir a seleção, mesmo que certificações e experiência na área tragam as qualidades pretendidas pela instituição. Saber cuidar da produção desse vídeo é tão importante quanto estar preparado para o cargo.

SABER SE EXPRESSAR É FUNDAMENTAL – responder as perguntas com clareza e objetividade, construir uma conversa de forma linear que tenha coerência e responder a pergunta do entrevistador fazem grande diferença -, pois a comunicação é algo muito valorizado atualmente nas organizações.

ESTAR PREPARADO PARA SER UM ESPECIALISTA GENERALISTA – as empresas querem profissionais que sabem o que estão fazendo, que tenham expertise na sua área de atuação e possam trazer soluções para que a empresa se mantenha ativa no mercado. Contudo, também é desejável que estes profissionais estejam abertos a colaborar com o trabalho amplo e abrangente, que extrapola uma determinada área de conhecimento, mas que facilita o trabalho de todos nas organizações.

SABER TRABALHAR EM EQUIPE – isso sempre foi requerido, mas atualmente este quesito é ainda mais solicitado. É necessário ser educado, respeitoso, colaborativo, focar em objetivos, metas e resultados, com a consciência do impacto do seu trabalho na produção coletiva. Em empresas nas quais o trabalho em equipe é altamente valorizado há também o foco na autonomia, interdependência e espaços para trocas com foco em resultados.

ESTAR DISPOSTO A APRENDER A APRENDER – principalmente no que diz respeito às novas tecnologias, novos formatos de atuação no trabalho, nos novos sistemas operacionais. O mundo está mudando o tempo todo e os profissionais mais antenados, que se disponibilizam a acompanhar as mudanças, tem mais chances de se manter no mercado de trabalho e de fazer a diferença nas empresas.

A AUTOCONFIANÇA É IMPORTANTE NA CONTRATAÇÃO – isso porque aqueles que acreditam na sua capacidade de produção tendem a ter melhores resultados. Por isso seja você mesmo, sem tentar imitar ninguém. Faça uma lista dos seus pontoo fortes, suas qualidades e tenha consciência daqueles pontos que você precisa melhorar, para que possa investir no autoaprimoramento.

VOCÊ É O SEU PRÓPRIO CARTÃO DE VISITAS – então, perceba se a forma como se apresenta condiz com o tipo de cargo que você busca, com os valores do tipo de negócio em que deseja atuar e, principalmente, com seus valores pessoais. A coerência é essencial para que se sinta confortável com a forma como se coloca no mundo.

As empresas estão investindo em treinamentos e capacitações, para que os colaboradores estejam alinhados com suas funções, mas também possam ser promovidos e ocupar cargos mais altos no futuro. Contudo, é essencial que, individualmente, você mesmo possa investir no seu crescimento pessoal e profissional, fazendo cursos e galgando novos degraus, ou aprimorando competências que já possui.

ATITUDE DIFERENCIADA TEM SEU VALOR – uma pessoa com pouca experiência que tem uma atitude de proatividade, de investimento na aprendizagem e no crescimento contínuo, que se relaciona bem com todos, que usa o bom senso, sabe se comunicar e se expressar bem – no momento certo – pode ter mais chances de ser contratada do que uma pessoa com grande experiência, que sabe fazer bem o trabalho, mas tem dificuldade em todos os outros aspectos citados anteriormente.

A ROBÓTICA E A TECNOLOGIA VIERAM PARA FICAR E NÃO ADIANTA LUTAR CONTRA ISSO – é preciso ter a consciência de que algumas profissões já não existem mais. Muitas tarefas foram ultrapassadas. Sendo assim, robôs e máquinas irão ainda trazer muitas novidades para o mundo dos negócios e para a vida humana. Esteja atento para usar isso a seu favor e despertar possibilidades diferentes de habilidades.

O fato é que o ser humano é um manancial de potencial e tem muitas competências diferentes. Por isso vemos tanta inovação e evolução no mundo, em diferentes áreas. Seja você também parte do progresso.

PROF. DR. JOÃO OLIVEIRA – é doutor em Saúde Pública, psicólogo e diretor de Cursos do Instituto de Psicologia Ser e Crescer (www.isec.psc.br). Entre seus livros estão Relacionamento em Crise; Perceba Quando os Problemas Começam. Tenha Soluções; Jogos para Gestão de Pessoas; Maratona para o Desenvolvimento Organizacional; Mente Humana; Entenda Melhor a Psicologia da Vida e Saiba Quem Está à sua Frente – Análise Comportamental pelas Expressões Faciais e Corporais (Wak Editora)

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.