A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

DESAPEGUE-SE! – V

DESAPEGO É O SEU LEMA?

Saiba se você é desapegado(a) ou se está hora de ter essa atitude

Não é fácil! separar o que é apego da natural necessidade de guardar coisas que tenham valor afetivo. O problema é quando esse “guardar”, seja o que for, passa dos limites e acaba se transformando numa forma de agir que prejudica a si mesmo. As perguntas, abaixo podem esclarecer se você é apegado(a) além da conta!

ROUPAS E OBJETOS PESSOAIS SÃO CLÁSSICOS IDENTIFICADORES DE QUEM É APEGADO

. É capaz de se desfazer de tudo aquilo que não usa há mais de dois anos e, com certeza, não usará?

. É capaz de se desfazer de roupas que não cabem mais, mesmo que se proponha fazer um regime?

. Sem contar aquelas peças que realmente são a única lembrança de um ente querido, é capaz de jogar fora peças que ganhou de pessoas especiais?

LOUÇAS E OBJETOS DE DECORAÇÃO

. Metade das xícaras do conjunto “tão lindo”, quebrou. Você é capaz de se desfazer das restantes acreditando que comprar um conjunto novo será mais produtivo no seu cotidiano?’

. As taças de cristal foram quebrando, e, a não ser que você tenha muita imaginação para utilizar as restantes na decoração, é capaz de doar para um casal recém-casado que poderia ficar feliz só com duas taças?

. Seu estilo é mais prático e despojado. Consegue vender/ doar o conjunto de copos e jarra totalmente diferente de tudo aquilo que você gosta?

PAPÉIS E REFERÊNCIAS VARIADAS

. Você adora cursos mas muitos dos materiais impressos distribuídos não serão necessários na sua profissão, ou mesmo úteis na sua vida. É capaz de, pelo menos uma vez por ano, jogar fora todos os que definitivamente sabe que não vai usar?

. Você está numa relação séria há bastante tempo, consegue mexer naquela gaveta onde tem pequenas lembranças dos ex-parceiros que não foram tão importantes assim e fazer uma limpa?

. Há anos você se formou, tem um anuário que está lotado de papéis e livros que foram importantes durante a faculdade, mas que agora você pode, com uma pesquisa rápida na internet, obter muito mais informação do que se fosse mexer em todos os livros guardados (exceto os de referência, é claro, é capaz de doar para a escola ou faculdade que está montando uma biblioteca?

MAQUINÁRIOS EM GERAL

. Quando casou ganhou uma máquina de fazer macarrão; agora, anos depois, nunca teve tempo, disponibilidade ou vontade mesmo de se aventurar no mundo das massas artesanais você consegue se desfazer?

. Quando mudou-se, aproveitou a reforma e colocou ar condicionado em todos os ambientes da casa. Há anos não liga aquele ventilador de pé, doaria para um lar de velhinhos, por exemplo?

. A máquina de lavar louça provou que não ajuda e ainda dá despesa, mas foi um sonho antigo comprá-la. É capaz de abrir mão e desocupar a cozinha apertada?

Se respondeu que não conseguiria para metade das perguntas, talvez seja necessário começar a trabalhar o desapego.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s