GESTÃO E CARREIRA

PELO FUTURO DA PROTEÍNA – E DO PLANETA

Maior produtora mundial de hambúrgueres, a Marfrig é também a primeira empresa de proteína animal do Brasil na lista da Science Based Targets, iniciativa internacional que promove diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa com base na ciência

Limitar o aquecimento global em no máximo 2ºC até o ano 2100, como prevê o Acordo de Paris firmado em 2015, tem sido um desafio para países e empresas. Especialmente para aquelas cuja atividade envolve fontes de emissão de gases de efeito estufa, como é a pecuária. Balizar procedimentos que permitam às empresas cumprir as metas de redução de emissões com base na ciência é a missão da iniciativa internacional Science Based Targets. Ela é formada por entidades que representam as grandes autoridades no tema: Pacto Global das Nações Unidas, WWF, World Resources Institute e Carbon Disclosure Project. Até agora, quase 1 mil companhias aderiram à mobilização. No Brasil, apenas uma empresa se proteína animal integra a lista: a Marfrig.

Em meio à pressão internacional pela preservação da Amazônia e dos recursos naturais de forma a garantir a sobrevivência das futuras gerações, é louvável que uma empresa entenda fazer parte do problema e ajudar a buscar soluções. Esse modo de encarar o ecositema em que atua ajudou a dar à Marfrig o primeiro lugar entre os frigoríficos.

A agenda de sustentabilidade tem sido uma das pautas mais importantes da Marfrig desde 2009. Para o diretor-presidente Miguel Gularte, o compromisso com o meio ambiente, ao lado do cumprimento das projeções financeiras estabelecidas para o biênio 2019/2020, foi um dos fatores que levaram a empresa a se diferenciar no segmento em que atua. “A Marfrig saiu na frente das demais em diversas iniciativas. Ela se antecipou à concorrência ao tomar decisões corretas na área de sustentabilidade e também de inovação, ao lançar produtos de origem vegetal que se mostraram um grande êxito”, afirmou.

Em julho, a Marfrig assinou um compromisso público articulado pelo Centro Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) junto de 38 empresas dos setores industrial, agrícola e de serviços. Um dos principais focos dessa coalizão é o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e nos demais biomas brasileiros, mas ele prevê ainda ações para a inclusão econômica de comunidades locais como forma de garantir a preservação das florestas e a redução do impacto ambiental no uso dos recursos naturais. Dentro da Marfrig, um comitê de sustentabilidade reúne nomes como Marcelo Furtado, ex-diretor do Greenpeace no Brasil, e Daniela Mariuzzo, diretora do IDH Brazil.

Em 2019, pontuado por importantes movimentos estratégicos e societários, a Marfrig registrou uma receita líquida consolidada de R$ 49,9 bilhões, crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior. Um dos destaques da gestão no período foi o aumento de participação na National Beef (quarto maior player do mercado americano de carne bovina), para 81,73% do capital da companhia. Em dezembro, a Marfrig realizou uma operação de follow-on de R$ 900 milhões, utilizando os recursos para reduzir seu endividamento. O BNDES aproveitou a oferta e vendeu ao mercado a fatia de 33% que detinha na empresa.

Os recordes continuaram no primeiro semestre de 2020, quando o resultado do desempenho operacional ficou significativamente acima da média de mercado. Entre abril e junho deste ano, a receita líquida consolidada atingiu R$ 18,9 bilhões, crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2019. O melhor indicador, contudo, foi o lucro líquido do período. Com R$ 1,6 bilhão, ele ficou 1.743% acima do registrado no segundo trimestre do ano passado – e muito acima das expectativas dos analistas do mercado.

AS MELHORES

1. MARFRIG 440,63 PONTOS

2. JBS 399,10 PONTOS

3. BRF 346,13 PONTOS

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s