GESTÃO E CARREIRA

ARRUME SUA CAMA!

”Pare tudo e inicie o dia vencendo um desafio simples. Pequenas tarefas não feitas viram pendências. Pendências viram lixo cerebral, ocupam espaço, tomam a atenção e incomodam”

Tive a oportunidade de assistir a uma palestra de Rodrigo Pimentel. Brasileiro, carioca, conhecido como Capitão Pimentel devido à sua carreira militar, mas especialmente conhecido por ser o autor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Filmes estes que dividem opiniões por se disporem a mostrar abertamente como é o treinamento e a rotina de um policial de elite. Fiquei intrigada no quanto o universo de segurança, de salvar vidas, de evitar riscos, de enfrentar perigos tem total correlação com o mundo dos negócios e por incrível que pareça: com criatividade.

Esta palestra especificamente tinha como tema “Construindo Tropas de Elite” e aconteceu em uma Semana de Segurança de uma grande indústria de celulose e papel, na qual realizo um trabalho de desenvolvimento de performance de resultados com os membros da área de segurança. O palestrante constrói a lógica da relação entre liderança e times de elite e traz a reflexão de atitudes e estratégias baseada no que viveu nos seus anos à frente do BOPE e envolvido em diversas operações policiais.

O insight que virou este artigo veio quando Pimentel deu uma dica, para a qual posso até usar – primariamente – o adjetivo boba. Sim, uma dica boba de como fazer o seu dia ser mais produtivo e você ter desempenho de elite. Ele sugere que após cumprir esta tarefa. todas as outras que vêm pela frente podem ser realizadas com mais performance: Arrumar sua cama. Simples assim. Não passe para a tarefa seguinte sem antes arrumar a cama. Não saia, não vá para o trânsito. Pare tudo e inicie o dia vencendo um desafio simples. Pequenas tarefas não feitas viram pendências. Pendências viram lixo cerebral, ocupam espaço, tomam a atenção e incomodam. E quando você não quer fazer esta tal pendência? Aí é que ela rouba energia criativa mesmo.

Preciso confessar que naquele milésimo de segundo minha memória me mostrou exatamente como eu havia deixado a cama, antes de ir para aquele trabalho. Vixe, totalmente revirada… lençóis sem dobrar, do jeito que eu acordei, ela ficou. A memória era tão nítida que eu fiquei até enrubescida. Gente, quanta performance eu já perdi? – boa parte das vezes, na correria, eu não arrumo a minha cama antes de sair.

Arrumar a cama tem a ver com parar, estar presente. Arrumar a cama é provavelmente a tarefa mais simples que você terá no dia. Se você vencer a si. com disciplina e arrumar a sua cama, está focado. E cérebro oxigenado faz sinapses mais facilmente, resolve, encontra meios, vê não obviedades mais rapidamente Cérebro oxigenado é criativo.

Em seu livro A Essencial Arte de Parar, Dr. David Kundtz diz que a razão pela qual tantos dos nossos projetos bem-intencionados fracassam não é falta de boa vontade nem falta de força de vontade, muito menos fraqueza moral ou falha de caráter. Isso acontece porque iniciamos esses projetos partindo de uma posição muito atarefada e distraída.

Assim como procedimentos de segurança são inegociáveis, estar emocionalmente bem para criar soluções e ter ideias nos negócios é também inegociável. Então vamos para o mês que vem? Criativos, solucionadores e dispostos? Vá e vença. Vá, vença, volte vitorioso e vivo. Ah, e arrume sua cama. ok?

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.