GESTÃO E CARREIRA

A VITÓRIA DO TRABALHO REMOTO

O que era provisório vai se tornar permanente. O aumento de produtividade dos funcionários e a redução de custos levam empresas a adotar o teletrabalho de forma definitiva.

O trabalho remoto, por razões óbvias, cruzou o Brasil de maneira acelerada desde o início da quarentena, em março. Desconhecido na prática pela maioria e desejado por muitos profissionais, o modelo precisou ser adotado às pressas por indústrias, empresas, comércios e repartições públicas – uma das poucas boas notícias do mercado de trabalho nos últimos meses. Mais do que manter o ritmo dos negócios e evitar demissões, o teletrabalho proporcionou economia de tempo e de recursos financeiros, poupou desgastes físicos e emocionais em meio à pandemia e tem sido visto por patrões e empregados como uma alternativa segura e viável em um futuro de incertezas.

Mais do que oferecer uma nova perspectiva sobre a importância da casa na rotina das pessoas, o trabalho remoto tem propiciado aumento de produtividade dos funcionários. Pesquisa da consultoria KPMG com 700 executivos brasileiros mostra que, para 24,5% deles, houve crescimento de 20% no rendimento, enquanto quase metade deles (49,5%) afirmou que o nível de eficiência se manteve. Isso significa três em cada quatro lideranças.

O resultado não poderia ser outro. O que era provisório vai se tornar permanente em muitas empresas. Algumas delas já decretaram que o formato será definitivo, outras delegarão ao funcionário a decisão de continuar em casa ou optar por uma forma híbrida, em home office parcial, com alguns dias presenciais. O Google, gigante da tecnologia, por exemplo, surpreendeu na segunda-feira ao anunciar a extensão do sistema ao menos até 30 de junho de 2021. A posição da empresa americana, anunciada via e-mail pelo CEO, o indiano Sundar Pichai, pretende ajudar os colaboradores com crianças em casa e que poderiam ter dificuldades para retornar. A medida, no entanto, é opcional nos 70 escritórios em 50 países.

A decisão de Pichai vai beneficiar os 200 mil funcionários da organização pelo mundo. “Ninguém (dos 1 mil colaboradores brasileiros) vai ao escritório desde o dia 13 de março”, afirmou o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, na quarta-feira, em live promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Para o executivo, a pandemia redefiniu o papel da casa na vida das pessoas, e a função da tecnologia foi essencial para que pudessem estudar, trabalhar, se informar, tomar decisões. “E quando sairmos dessa situação, aprenderemos também que podemos ter uma rotina de trabalho que combine o presencial com o a distância. Que precisamos estar com as pessoas por uma questão de socialização, de transferência de valores, de interação.”

DEFINITIVO

Na Housi, startup 100% digital especializada no aluguel de empreendimentos residenciais em nove capitais, o aumento da eficiência dos cerca de 100 colaboradores na quarentena animou o CEO Alexandre Frankel, que devolveu o espaço alugado pela empresa em um coworking em São Paulo e adotou o trabalho remoto em definitivo. A decisão garantiu à empresa uma economia mensal de R$ 100 mil apenas com o aluguel. “Quando necessitamos de um espaço físico utilizamos uma das propriedades que a Housi aluga”, disse Frankel, também fundador e CEO da construtora Vitacon.

O aumento da produtividade dos colaboradores também foi constatado pelo Banco BV. Segundo Ana Paula Tarcia, diretora de Pessoas e Cultura, as áreas de operações e crédito, por exemplo, registraram crescimento de 15% desde março. “Os setores já estavam adaptados ao modelo”, afirmou. Apesar de ter implantado o trabalho remoto aos 4 mil funcionários pelo Brasil – sendo 2,5 mil em São Paulo e o restante distribuído por 40 lojas em outros estados –, a empresa já adotava o home office havia três anos, com variação de um a três dias de atividade remota dependendo da função.
De olho nos índices sobre a evolução da pandemia pelo País, a instituição financeira planeja o retorno gradual dos funcionários aos escritórios a partir de setembro. A instituição tem realizado pesquisa com os seus profissionais para definir a retomada. Certo mesmo é que o trabalho remoto será ampliado e o BV admite enxugar a estrutura física. Já o quadro colaborativo será ampliado com a contratação de 50 pessoas.

ECONOMIA

Pesquisa on-line com 800 trabalhadores de escritórios brasileiros desenvolvida pela consultoria Robert Half revelou que, para 81,36% deles, a economia de tempo e dinheiro em deslocamentos está entre os principais atrativos do trabalho remoto. O diretor de recrutamento da empresa, Lucas Nogueira, chama atenção ainda ao fato de muitas empresas estarem repassando o valor correspondente ao vale refeição para o vale alimentação dos funcionários, o que tem ajudado na hora das compras. “Já as companhias têm reduzido os custos físicos, principalmente nos grandes centros, com a devolução de espaços de escritórios, vagas de estacionamento e o fim das taxas de condomínio e de energia elétrica”, afirmou. O Banco do Brasil, por exemplo, pretende devolver 19 dos 35 prédios de escritórios. Com 32 mil colaboradores em atividade remota, a instituição vai economizar R$ 1,7 bilhão em 12 anos. “É como se o pai tivesse jogado a criança na água. E ela teve de se virar para não afundar”, disse Nogueira, que vê duas grandes lições da pandemia ao mundo do trabalho: a capacidade de adaptação dos funcionários e das organizações e o papel relevante do “senso de dono” nas atividades futuras. “É aquele que sabe se organizar, não precisa de chefe para ficar cobrando e tem ideia do impacto do trabalho dela na empresa. Ela será mais valorizada no futuro.”

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: