ALIMENTO DIÁRIO

GOTAS DE CONSOLO PARA A ALMA

DIA 11 DE AGOSTO

A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME

Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o SENHOR (Lamentações 3.40).

O profeta Jeremias, como um homem de lágrimas, exorta-nos a tomarmos três atitudes decisivas na vida. A primeira é sondarmos nossa vida. Uma vida sem reflexão é uma insensatez. Não podemos ser como um cavalo e uma mula, sem entendimento. Permanecer no erro é uma loucura. Por isso, precisamos esquadrinhar nossos caminhos, colocar o prumo de Deus em nossa vida. A segunda coisa que precisamos fazer é provar nossos caminhos. São caminhos retos? São veredas de justiça? Andamos na verdade? Amamos a Deus de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todo o nosso coração? Amamos os irmãos como a nós mesmos? Desviamos nossos pés do mal, nossa língua da maldade e nosso coração da soberba? Precisamos provar nossos caminhos, para saber se estamos no caminho estreito que conduz à vida ou no caminho largo que leva à perdição. A terceira coisa que precisamos fazer é voltar-nos para o Senhor. Precisamos dar as costas para o pecado e voltar nosso rosto para Deus. Precisamos romper com o pecado e correr para os braços do Pai. Apenas ter consciência do nosso pecado sem uma volta para Deus é remorso, e não arrependimento. O remorso produz morte, mas o arrependimento gera vida. O autoexame traz convicção de pecado, e o arrependimento nos toma pela mão e nos leva ao Senhor, a fonte da vida.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.