EU ACHO …

OS VERDADEIROS DESAFIOS: ACEITAR-SE E SER ACEITO

Autoafirmação, descobertas e adrenalina são características da adolescência. Nessa fase, os jovens necessitam provar (para eles mesmos e para os outros) que cresceram e já são capazes de lidar com as responsabilidades caminhando sozinhos. Em virtude disso, muitos não somente se mostram bastante abertos a novas experiências, como desejam ousar. Aliás, ousadia é outra marca desse complexo e conturbado período repleto de sentimentos intensos. Aceitar-se e ser aceito são grandes desafios e para isso não se medem esforços. Arriscar-se é praticamente uma filosofia, entretanto essa tendência de optar por ‘manobras arriscadas” pode custar caro. Em algumas situações o custo é a própria vida.

Recentemente, casos de suicídios entre adolescentes ganharam os noticiários do Brasil e do mundo e reacenderam muitos debates acerca das motivações para esse ato. Estudiosos avaliam uma gama de traumas emocionais que podem desencadear o desejo de morrer, como bullying, uso de drogas, problemas familiares, vazio existencial e depressão precoce.

Essa última, inclusive, é a principal causa de incapacidade e doença entre adolescentes. Diversos estudos demonstram que metade das pessoas com alguma doença psicológica a desenvolveu antes dos 14 anos.

Mas os acontecimentos noticiados chamaram atenção por estarem envolvidos em modelos de competição que levam esses adolescentes a testarem seus limites ao extremo e que ultrapassaram fronteiras de diversos países por meio da conexão virtual.

Precisamos analisar esse comportamento e buscar a compreensão do estímulo do flerte com o perigo, que os tem levado a consequências mortais.

“A  juventude sempre flertou com a morte, os jogos tipo roleta-russa foram frequentes na era vitoriana, como também os desafios em defesa da honra e os duelos, afinal, para nos tornarmos adultos é preciso matar, simbolicamente, a criança que um dia fomos”, explica a psicanalista Luciana Saddi. Porém, ela ressalta que é fundamental olharmos para além dos jogos e desafios tópicos da idade e enxergarmos a saúde emocional dos jovens. A pressão e a vulnerabilidade pungentes a que estão expostos precisam ser levadas em conta na avaliação desse fenômeno, assim como o que significa ser adolescente nos dias de hoje.

Muito se falou sobre jogos como baleia azul ou da asfixia como fontes de preocupação, quando o foco deveria ser olhar com atenção para o sofrimento dos jovens. Tememos o virtual quando deveríamos estar de fato assustados com o real à nossa volta.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “EU ACHO …”

Os comentários estão encerrados.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: