A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

ADOLESCÊNCIA E APRENDIZADO

Recompensa pode ser ótima forma de ensinar jovens

Aquilo que leva os adolescentes a um maior comportamento de risco pode ser, também, a chave para um melhor aprendizado por parte desses jovens. O mecanismo de recompensa no cérebro adolescente é bastante sensível e, embora esteja associado à impulsividade e vícios, pode ser ativado no ensino facilitando a aquisição e retenção de informações, segundo estudo publicado na revista Nature Communications.

Essa maior reatividade a feedbacks se deve, em parte, ao corpo estriado, uma estrutura cerebral profunda, associada ao sistema de recompensa. A pesquisa que constatou tal sensibilidade envolveu, em um período de cinco anos, não menos de 736 exames cerebrais de 300 indivíduos entre 8 e 29 anos, um volume de dados dez vezes maior que o da maioria dos estudos comparáveis. No scanner MRI, os participantes tiveram que resolver um jogo de memória e recebiam feedback sobre o seu desempenho.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.