A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

O QUE AS SELFIES DIZEM SOBRE A PERSONALIDADE?

Recente pesquisa aponta que a postagem de fotos de si mesmo nas redes sociais revela aspectos da personalidade que fazem parte da tríade sombria de traços negativos

A postagem de fotos em redes sociais certamente traz informações sobre aspectos de nossa personalidade, mas só mais recentemente pesquisas têm sido realizadas para investigar cientificamente a questão. Uma das medidas mais em alta sobre os traços de personalidade é a chamada dark triad ou tríade sombria, que envolve três componentes: narcisismo, psicopatia e maquiavelismo.

Estudos recentes têm relacionado a postagem de selfies com as medidas de personalidade, inclusive com a tríade sombria. Homens que postam mais frequentemente selfies em sites de mídia social como Facebook têm maior probabilidade de apresentar traços de personalidade narcisista e antissocial (psicopatia).

Os homens que postam uma série de fotos de si mesmos e gastam mais tempo editando-as são mais narcisistas, segundo o estudo. Aqueles que editam selfies previamente tiveram maior pontuação do que a média em medidas de narcisismo. Narcisistas tipicamente pensam muito favoravelmente sobre si mesmos, que são mais inteligentes ou mais atraentes do que os outros, enquanto que aqueles com tendências psicopáticas tendem a ser mais impulsivos e exibir uma falta de preocupação com os sentimentos dos outros.

Uma das descobertas mais interessantes é a de que esses sujeitos que postam mais selfies têm alta pontuação em outros traços de personalidade antissocial, como tendência à psicopatia e à auto- objetificação. Claro que isso não significa que homens que postam selfies são psicopatas narcisistas, mas esses traços são mais altos do que a média nesses sujeitos da amostra. Para o estudo, 800 homens completaram um questionário com perguntas sobre seus hábitos de postagens de fotos em redes sociais, e depois responderam a inventários sobre traços de personalidade e auto- objetificação. Quanto mais esses homens editavam as fotos antes de postar, maior sua pontuação em narcisismo, mas não havia ligação desse comportamento da edição das fotos com a psicopatia.

Esse resultado faz sentido porque a psicopatia é caracterizada pela impulsividade. Os sujeitos mais impulsivos tiram fotos e as postam imediatamente. Já o gasto de tempo editando as fotos antes de postá-las está ligado à auto- objetificação, que é a tendência de colocar mais valor na sua aparência do que em suas qualidades pessoais. Essa tendência de mais preocupação com sua aparência cresceu muito com o uso de redes sociais, ou seja, temos cada vez mais inclinação à auto- objetificação na sociedade contemporânea. Embora o estudo tenha sido feito com amostra masculina, outros estudos confirmam as mesmas tendências para mulheres, com exceção da presença de psicopatia.

Outro estudo, também com homens, traçou correlações diretas entre maior pontuação em narcisismo e o tempo gasto em redes sociais. Ou seja, homens com inclinações narcisistas ficam mais tempo em redes sociais. Quanto mais pontuação em narcisismo e psicopatia, maior o número de selfies postada em redes sociais. Já os traços de narcisismo e auto- objetificação estavam relacionados a mais tempo editando as fotos antes de postá-las em sites de redes sociais. De fato, nosso comportamento em mídias sociais expressa características de nossa personalidade, tanto positivas como negativas, como revelam as investigações.

MARCO CALLEGARO – é psicólogo, mestre em Neurociências e Comportamento, diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e do Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva (IPTC). Autor do livro premiado O Novo Inconsciente: como a Terapia Cognitiva e as Neurociências Revolucionaram o Modelo do Processamento Mental (Artmed. 2011).

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: