A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

INGREDIENTE PARA BONS RELACIONAMENTOS

A empatia é um conceito amplo que está presente em várias áreas de estudo como psicologia, sociologia e filosofia. Em qualquer relação, seja profissional ou afetiva, espera-se que haja uma troca

desenvolveu uma nova abordagem em psicoterapia chamada “aconselhamento centrado   na pessoa”. Essa abordagem se propõe a fornecer um clima adequado, um ambiente de total aceitação, em que o terapeuta coloca com autenticidade seus sentimentos e pensamentos. A partir do conceito de Rogers, vários autores estudaram esse tema, criando métodos para avaliar o grau de empatia nas pessoas e pensando formas para desenvolvê-la.

O pesquisador M. H. Davis, criador de escalas para avaliar o grau de empatia dos indivíduos, define o conceito em um d e seus artigos de 1990 como: “uma habilidade de comunicação” que inclui 3 componentes:

(1) COMPONENTE cognitivo: a capacidade de compreender acuradamente emoções e sentimentos na perspectiva de outra pessoa;

(2) COMPONENTE AFETIVO: identificado por sentimentos de compaixão e simpatia por outra pessoa, além da preocupação com o bem desta;

(3) COMPONENTE COMPORTAMENTAL: que consiste em transmitir um sentimento explícito do sentimento e da perspectiva de outra pessoa, de tal maneira que ela se sinta profundamente compreendida”.

A empatia é um elemento imprescindível para os profissionais da área de saúde mental. Através dela podem-se aumentar a autoestima do paciente e favorecer a adesão ao tratamento. Não é a simples tradução do que o indivíduo está dizendo ou sentindo, é a capacidade de sentir o que o outro está sentindo. Vem de dentro e só aí pode ser expressada.

Vários estudos acreditam que é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de treinamento adequado. Entretanto, cada uma das pessoas deve contribuir para que a relação aconteça.

Para muitos pesquisadores, a deficiência empática é responsável por promover graves estressores, como conflitos conjugais e divórcio. Muitos estudos têm avaliado a relação direta entre capacidade empática com satisfação conjugal. Se a empatia, a consideração e a preocupação com o outro estão comprometidas é improvável desenvolver relacionamentos satisfatórios.

Um trabalho dos psicólogos Maria das Graças Oliveira, Elyane Falconi e Rodolfo Ribas publicado em 2009 sobre o tema ressalta: “As consequências decorrentes de má comunicação conjugal estão entre os maiores estressores da vida, levando a transtornos como depressão e ansiedade. Além disso, estudos apontam que a insatisfação conjugal aumenta em 35% as chances de uma pessoa adoecer, podendo até mesmo encurtar a sua vida em cerca de quatro anos. Tais consequências podem ser explicadas pela sensação de irritação crônica decorrente da insatisfação, com decréscimo do nível de funcionamento do   sistema imunológico, favorecendo a aparecimento de enfermidades físicas tais como hipertensão e doenças cardíacas, além de problemas psicossociais como depressão, psicose, abuso de substâncias químicas, suicídio e homicídio.

Segundo o psicólogo Edward Hoffman, a empatia está diretamente relacionada ao desenvolvimento de um senso cognitivo sobre a existência de outras pessoas, o qual por sua vez, se encontra ligado ao processo de diferenciação do self. Vários estudos acreditam que é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de treinamento adequado. Já outras linhas, como a psicanálise, postulam que as bases do desenvolvimento emocional são responsáveis pela capacidade empática, então, não é algo que se desenvolva verdadeiramente através de treinamento e sim, de tratamento. A visão psicanalítica é mais profunda e considera a constituição psíquica e de desenvolvimento do indivíduo como responsável pelo grau de sua capacidade empática.

O psicanalista inglês Donald Winnicott desenvolveu um conceito complexo e importante que ao meu ver é o que possibilita as condições para o indivíduo desenvolver a empatia: o conceito de concernimento. Do inglês concerni, que corresponde à capacidade de se preocupar. A evolução físico/emocional do bebê nos primeiros meses de vida depende de condições ambientais favoráveis, além dos cuidados físicos, que ele possa contar com a mãe ou uma figura substituta.

O fato de o indivíduo adquirir ou não em tenra infância a capacidade de considerar o outro e se responsabilizar por suas ações impactará muito a forma como ele vai se relacionar no futuro. Do ponto de vista da teoria do amadurecimento de Winnicott, essa limitação poderá ser tratada no processo psicoterapêutico. Será necessário para isso, que o terapeuta crie um ambiente facilitador que permita, a partir da relação com o paciente, fornecer condições para que esse estágio se desenvolva.

ELAINE CRISTINA SIERVO – é psicóloga, pós-graduada na área Sistêmica – Psicoterapia de Família e Casal pela PUC -SP. Participa do Núcleo de Psicodinâmica e Estudos Transdisciplinares da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica – SBPA. Atuou na área de dependência de álcool e drogas com indivíduos, grupos e famílias.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: