A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

É MENINO OU MENINA?

 Diferenciação entre o padrão sexual feminino ou masculino ocorre entre 3° e 4° mês de gestação, quando a testosterona, ao alcançar o cérebro, masculiniza o embrião

Ao se perguntar a uma grávida nos dias atuais: “é menino ou menina”? é comum ouvir uma resposta direta, que não deixa dúvidas, já que hoje os exames de neuroimagem e clínicos superam em muito tudo que foi sonhado 30 ou 40 anos atrás, quando essas mesmas gestantes estavam para nascer e os recursos para se saber com certeza o sexo do bebê eram restritos. A sociedade mudou rapidamente em inúmeros aspectos. As informações se tornaram muito mais acessíveis com a chegada da tecnologia e da internet, enquanto os conhecimentos científicos estão mais próximos de uma boa parcela da população. Isso trouxe a compreensão de fatos que antes eram tabus ou ainda não estavam devidamente esclarecidos. Entre esses assuntos está a reflexão sobre questões ligadas ao sexo.

O gênero é uma área de diferenciação cerebral, biológica e complexa. Vários estudiosos comprovaram as diferenças no cérebro dos homens e das mulheres. Alguns pontos são:

1) há uma variação no tamanho do cérebro feminino e masculino;

2) os esquemas de desenvolvimento variam nos meninos e meninas;

3) há diferenças nas conexões entre os hemisférios dos cérebros;

4) existem diferenças nas áreas linguísticas do cérebro.

Mas também importantes são as questões relativas à sexualidade, sempre muito delicadas pela complexidade que apresentam não apenas para a pessoa, mas para a maneira como esta convive na sociedade.

Homens e mulheres são indiscutivelmente iguais diante da lei, dos seus direitos e obrigações jurídicas, sociais, éticas. As possibilidades de aquisição de conhecimentos, de formação acadêmica e de sucesso na vida profissional já vêm se confirmando sobejamente na vida prática há décadas, e cada vez se ampliam mais, portanto, indiscutivelmente, homens e mulheres ainda que possuam diferenças quanto a preferências e condutas emocionais, por exemplo, os aspectos referentes a sua capacidade intelectual e cognitiva são iguais.

Mas há diferenças marcantes e complexas quando se fala de sexo genético da criança. Sabe-se, por exemplo, que é na concepção do embrião que isso se decide geneticamente, ou seja, que se vai determinar o desenvolvimento gonodal: se a dotação cromossômica for XX, o embrião desenvolverá ovários. Se for XY desenvolverá testículos. A princípio, simples de se entender.

A diferenciação entre o padrão sexual feminino ou masculino ocorre em relação ao cérebro. Por exemplo, é o hormônio sexual testosterona (aliás, o principal hormônio testicular) que determina a diferenciação do padrão cerebral masculino. Isso ocorre entre 3° e 4° mês de gestação, quando o testículo fabrica e lança no sangue uma quantidade marcante de testosterona, que, ao alcançar o cérebro, masculiniza o embrião.

Assim, resumidamente, é o sexo genético que dirige a formação de ovários ou testículos, e em seguida a testosterona fabricada por estes vai configurar sexualmente o cérebro e influir no comportamento, ou seja, nos desejos e motivações. Por isso, há certa preferência dos meninos por brinquedos que reportem a brincadeiras mais agressivas e as meninas gostam frequentemente de outros tipos de brinquedos e brincadeiras, embora entenda-se que se trata de preferência e não exclusividade. Ou seja, o menino pode gostar de brincar com as bonecas da irmã, mas também de bola, de guerra, de luta. O mesmo pode ocorrer com meninas que preferem às vezes uma brincadeira com carrinhos, mas gostam muito de se enfeitar e brincar de casinha. Hoje essa diferenciação não é tão importante, já que no dia a dia as crianças veem seus pais lavando louça, trocando fraldas dos irmãozinhos e a mãe consertando torneiras, trabalhando fora etc.

Entretanto, as coisas não são assim tão simples quando se trata de sexo: existe sexo       cromossômico, sexo gonadal, sexo hormonal, sexo genital interno e eterno, sexo cerebral, identidade de gênero (psicológico) e sexo fenotípico. E como nem sempre esses aspectos corroboram entre si formando uma identidade, temos na prática uma variedade grande de possibilidades que não apenas influenciam na vida da criança e do jovem, como na sua família e na sua vida em sociedade.

Por exemplo, existe orientação sexual e identidade sexual. A orientação sexual corresponde à atração erótica por um ou outro sexo e pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual. Mas identidade sexual é outra coisa, diz respeito à identificação psicológica com um ou o outro sexo, se estabelece antes dos 4 anos de idade e é muito resistente a mudanças.

Há muitos casos difíceis nessa delicada questão. Por exemplo, nos casos de transexualidade, quando a criança ou o jovem se sentem mulher, apesar de terem órgãos sexuais masculinos ou vice-versa. Essas identificações são complexas e podem gerar muito sofrimento, comprometendo o desenvolvimento escolar, familiar, psicológico, profissional etc.

O conhecimento científico, o combate a preconceitos e tabus, por parte dos adultos, podem ser decisivos na vida de muitas crianças.

A presença de adultos capazes de aceitar as diferenças e permitir um desenvolvimento equilibrado é o ideal em todos os casos.

MARIA IRENE MALUF – é especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem. Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (gestão 2005/07). É autora de artigos em publicações nacionais e internacionais. Coordena curso de especialização em Neuroaprendizagem.

 irenemaluf@uol.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: