A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

O RISCO DOS ENERGÉTICOS

Embora sejam incorretamente promovidos como suplementos que podem aumentar o desempenho e a cognição, nova investigação aponta riscos associados ao consumo de bebidas energéticas

O valor de mercado das bebidas energéticas estimada em US$ 83,4 bilhões até 2024, uma indústria global em rápido crescimento. Um estudo dentro do pessoal militar, por exemplo, constatou que 45% dos membros em serviço consumiram pelo menos um energético diariamente, e 14% chegavam a consumir três ou mais por dia.

Embora sejam incorretamente promovidos como suplementos que podem aumentar o desempenho e a cognição, existem relatos de que bebidas energéticas podem causar inúmeros efeitos colaterais prejudiciais, particularmente cardiovasculares e de natureza neurológica. O número anual de visitas a emergências envolvendo bebidas energéticas dobrou entre 2007 e 2011, um intervalo de apenas quatro anos.

Existe um número crescente de pacientes, especialmente adolescentes, que foram internados em salas de emergência por problemas relacionados a bebidas energéticas com cafeína. As bebidas energéticas são de fácil acesso e com frequência consumidas por um grande número de jovens adultos e adolescentes, incluindo estudantes universitários. Quase 30% dos adolescentes americanos de 12 a 17 anos consomem regularmente bebidas energéticas.

De acordo com a FDA (agência norte-americana que regula o uso de medicamentos e alimentação, houve 34 mortes já atribuídas a bebidas energéticas, o que justifica a investigação sobre a segurança dessas bebidas.

Uma nova investigação aponta que o consumo de bebidas energéticas pode colocar pessoas jovens e saudáveis em maior risco de aumento do ritmo cardíaco irregular e de condições cardíacas fatais, além de aumentar a pressão arterial perigosamente. Essa foi a maior pesquisa controlada sobre efeitos colaterais de bebidas energéticas no coração de pessoas saudáveis já realizada. O estudo mostrou que bebidas energéticas podem causar batimentos cardíacos anormais e aumento da pressão sanguínea poucas horas depois de ingeridas. O consumo de bebida energética está associado à pressão alta e maior probabilidade de problemas cardíacos. Isso ocorre porque essas bebidas causam uma anormalidade nos sinais elétricos para o coração, o que pode levar a batimentos cardíacos irregulares, causando arritmia cardíaca e possibilidade de morte súbita.

Nessa pesquisa, um grupo de jovens adultos saudáveis recebeu duas garrafas de bebidas energéticas com cafeína disponíveis no mercado ou um placebo. Cada garrafa era idêntica às vendidas normalmente ao mercado, com 460 ml de volume total e contendo entre 152 e 160 mg de cafeína. As bebidas energéticas no mercado, como Monster, Red Bull e outras marcas, contêm essa mesma quantidade de cafeína por lata ou garrafa de 460 ml.

Os investigadores descobriram que houve anormalidade das atividades elétricas do coração menos de quatro horas após a ingestão, o que resultou em um aumento do intervalo QT, que é uma medida das atividades elétricas do coração. Se o intervalo QT for muito longo ou curto, pode causar arritmia potencialmente fatal. O intervalo QT aumentou entre 6 a 7,7 milissegundos nos sujeitos que beberam energético em relação àqueles que tornaram placebo. Foi observado também na pesquisa que a pressão arterial dos participantes aumentou em 5 mm Hg depois de consumir bebidas energéticas.

Embora as bebidas energéticas ingeridas pelos participantes tenham alto teor de cafeína, não é tão simples apontá-la como a vilã dos potenciais problemas dos energéticos. Estudos anteriores apontam que uma dosagem de cafeína abaixo de 400 mg não deveria causar alterações eletrocardiográficas. Os investigadores acreditam que os distúrbios do ritmo cardíaco são causados por outro ingrediente ou combinação de ingredientes nas bebidas energéticas. De fato, os pesquisadores afirmaram que foi encontrada uma associação entre o consumo de bebidas energéticas e alterações nos intervalos QT e na pressão arterial que não pode ser atribuída à cafeína, e ressaltaram a importância de se investigar o ingrediente específico ou a combinação de ingredientes em diferentes tipos de bebidas energéticas que possam explicar as descobertas desse estudo.

Fica o alerta ao público sobre o impacto de bebidas energéticas no organismo, em especial se os consumidores tiverem outras condições de saúde como a síndrome do QT longo ou pressão alta, no sentido de limitar ou monitorar o consumo de energéticos.

MARCO CALLEGARO – é psicólogo, mestre em Neurociências e Comportamento, diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e do Cognitiva Scientia. Autor do livro premiado O Novo Inconsciente Como a Terapia Cognitiva e as Neurociências Revolucionaram o Modelo do Processamento Menta (Artmed. 2011).

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: