GESTÃO E CARREIRA

COMO O TRABALHO REMOTO PODE AFETAR SEU RELACIONAMENTO

Uma pesquisa do site de carreiras Flex Jobs mostrou que a maioria dos profissionais acha que um emprego flexível pode melhorar a vida amorosa. Mas a pilha de louça pode atrapalhar

Uma pesquisa do site americano de carreiras Flex Jobs mostrou que a maioria dos profissionais acha que ter um emprego flexível pode melhorar sua vida amorosa. Cerca de 64% dos 3.900 entrevistados afirmaram que trabalhar em casa beneficiaria seu relacionamento. Além disso, 80% deles também disseram que o trabalho remoto os tornariam mais atentos ao parceiro.

Segundo uma reportagem do site Business Insider, trabalhar remotamente pode trazer tanto mudanças positivas quanto negativas quando se trata da vida pessoal. O home office pode significar mais tempo para estar com o parceiro, participar da reunião de pais na escola do filho ou marcar um encontro amoroso de última hora.

Mas para o psicólogo Ramani Durvasula, um problema comum entre esses casais é quando o parceiro que trabalha remotamente assume todas as tarefas domésticas. Isso pode causar estresse no relacionamento e levar a conflitos, segundo ele.

O mesmo acontece para o profissional que está em home office, mas não assume as tarefas domésticas. “Isso pode criar a ilusão de que o trabalhador remoto está se esquivando, porque, ao estar em casa, ele poderia cuidar do filho, fazer compras ou limpar a casa, mas isso pode não ser possível”, disse Durvasula em entrevista ao Business Insider.

Outro problema é a questão da solidão. O profissional remoto pode se sentir mais solitário do que o parceiro que trabalha em escritório. Além disso, pode querer sair de casa no final do dia, enquanto o parceiro que trabalha no escritório pode se sentir cansado depois de um longo trajeto ou reuniões extensas.

Segundo o terapeuta, situações como essa também podem levar à desconfiança no relacionamento, pois quem trabalha em casa pode sair com mais frequência.

Então, o que o casal deve fazer para que o trabalho home office não prejudique o relacionamento? Entre as principais dicas, Durvasula recomenda programar uma agenda e reservar um tempo específico dedicado ao trabalho e outro para o parceiro e família.

Além disso, é fundamental discutir e dividir as tarefas domésticas e dispor de uma área específica da casa para o trabalho, de modo que o trabalho não ocupe totalmente a vida do profissional, física e mentalmente. 

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.