ALIMENTO DIÁRIO

A HISTÓRIA DO CASAMENTO

DIA 30 – EXTRAINDO O MELHOR

O amor de Cristo torna a Igreja íntegra. Suas palavras evocam a beleza dela. Tudo que Ele faz e diz tem o propósito de extrair o melhor dela… Efésios 5:26-27, A Mensagem

“A mulher sábia”, Salomão escreveu “edifica a sua casa” (Provérbios 14:1). Pelo fato de que a mulher sábia edifica a sua casa, o homem sábio edifica a sua mulher! Edificando um ao outro, demonstramos a semelhança de Cristo ao nosso cônjuge. Descobrir o melhor de Deus para o nosso casamento significa extrair o melhor um do outro.

Nosso amor pelo nosso cônjuge é um ato de parceria com o Céu, uma concordância com o afeto de Deus. Deus não define seu cônjuge pelas fraquezas dele, mas pela Sua graça e amor. Deus fala ao potencial do seu cônjuge e convida você a fazer o mesmo.

Como mencionamos, quando Lisa era jovem, ela perdeu o olho como consequência de um câncer. Por causa disso, ela tinha um medo profundo de ficar diante das pessoas. Eu (John) sabia sobre o medo de Lisa, mas também sabia que Deus lhe dera o dom de uma sabedoria extraordinária.

Quando eu era um pastor de jovens, às vezes dizia a Lisa que queria que ela ministrasse às meninas do grupo jovem. “Absolutamente não!” ela protestava. “Não faço parte de um pacote! A igreja contratou você como pastor, e não eu!” Eu ouvia as objeções dela, sabendo que estavam enraizadas no medo e não no desejo de se rebelar contra o dom de Deus que havia sobre sua vida. Ela tinha muito medo de falar, mas ainda assim, sempre que o fazia, as pessoas me procuravam depois do culto para dizer o quanto a mensagem dela as havia impactado profundamente. Então, quando ela protestava, eu respondia:

“Simplesmente esteja pronta para quando eu chamá-la esta noite”.

Eu (Lisa) achava que John estava tentando me transformar em algo que eu não era. Ele sabia que as meninas do grupo jovem precisavam de uma voz feminina em suas vidas, mas eu me sentia profundamente desqualificada. Não percebia que além de procurar um exemplo para elas, ele estava tentando criar um ambiente no qual meus dons pudessem florescer. Ele via algo em mim que eu mesma não conseguia ver. E embora ficasse, às vezes, acordada a noite inteira implorando a John para não me fazer falar, ele nunca deixou de me colocar em uma posição na qual Deus pudesse trazer à tona o melhor Dele que havia em mim. Eu detestava isso na época. Mas agora, olhando para trás, fica muito evidente que ele estava me impulsionando amorosamente para além dos meus medos e limitações.

Assim como John me ajudava, eu emprestava minha força a ele de diferentes maneiras. No início de nosso casamento, eu era muito ativa na edição dos seus livros, verificando que eles transmitissem com exatidão o que havia em seu coração. Muito do que tivemos a oportunidade de fazer juntos no ministério aconteceu porque estimulamos o crescimento um do outro através do nosso amor.

Talvez você e seu cônjuge não tenham aprendido a trazer à tona o que há de melhor um no outro. Talvez vocês tenham até adotado o comportamento oposto, usando sua intimidade e influência para derrubar um ao outro. Hoje pode ser o dia dos novos começos. Vocês podem estabelecer um novo padrão.

Nunca é tarde demais para recomeçar. Se você quer aprender a trazer à tona o que há de melhor no seu cônjuge, encontre um tempo e um lugar particular para orar com seu parceiro. Digam o seguinte a Deus:

Pai celestial, nós nos arrependemos por tratarmos mal a união que Tu estabeleceste entre nós. Nosso casamento é a Tua obra-prima, e não temos sido bons mordomos dele, nem o temos tratado com a honra que ele merece. Nós Te agradecemos pelas Tuas misericórdias que se renovam sobre nossas vidas e que nos capacitam a começar de novo.

Espírito Santo, pedimos que nos dês a graça que precisamos para ver um ao outro através do Teu amor. Dá-nos uma percepção maior de como podemos celebrar e servir um ao outro. Dá-nos olhos para ver os dons e os pontos fortes que Tu queres fazer florescer em cada um de nós, e mostra-nos como podemos promover a Tua obra. Acreditamos que somos melhores juntos do que éramos sozinhos. Queremos crescer até a plenitude do que Tu pretendes para as nossas vidas e união, para a Tua glória. Em nome de Jesus, amém.

Em seguida, incluímos declarações para você fazer diretamente ao seu cônjuge. Olhe nos olhos dele e diga estas palavras:

MARIDO:

Perdoe-me por usar meus pontos fortes para oprimir e diminuir você. Perdoe-me por não falar sobre suas virtudes, beleza, sabedoria e bondade. Perdoe-me por não criar um ambiente no qual você possa florescer. Perdoe-me pelo meu egoísmo nas nossas conversas, no tempo que passamos juntos e na nossa cama. Creio que Deus pode curar, restaurar e glorificar nossa união. Creio que você e eu podemos fazer qualquer coisa por meio Daquele que nos fortalece. Vamos assumir o domínio, multiplicar e ser muito frutíferos em nome de Jesus.

ESPOSA:

Perdoe-me por usar meus pontos fortes para apontar suas fraquezas. Perdoe-me por desonrar você e por ser egoísta quando nos comunicamos. De agora em diante, vou usar minhas palavras para edificar sua vida. Perdoe-me pelas vezes em que não fui uma guardiã, protegendo seu coração. Acredito em você, e acredito em nós. Creio que Deus pode fazer tudo novo. Escolho amar e perdoar você. Este é um novo dia cheio de misericórdia e verdade. Vamos amar e sonhar outra vez.

Queridos amigos, acreditamos que o melhor ainda está por vir. Com a graça de Deus, o legado, a intimidade e a influência de vocês como casal podem exceder todas as suas esperanças e expectativas. Unidos um ao outro e pelo poder e inspiração do Espírito de Deus, vocês escreverão uma história que expressa o amor de Cristo na Terra – e agrada Àquele que está entronizado nas alturas.

O comprometimento em recomeçar é um tremendo voto de confiança. Essa não é uma oportunidade que temos uma vez na vida; ela é uma oportunidade perpétua enquanto houver vida. Recomeçar significa viver no presente deixando para trás o nosso passado enquanto colocamos nosso coração no que está adiante de nós.

Todas as coisas que apresentamos aqui serão apenas algumas boas ideias se não entregarmos nossa união Àquele que pode todas as coisas. Judas 1:24-25 nos posiciona para uma revelação de tudo o que pode vir a ser:

Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da Sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Deus é aquele que nos guarda. Só Ele pode tirar nosso casamento de cada dimensão de sombras. Ele nos confia a alegria e a glória do casamento para podermos glorificá-Lo. Nossa vida é uma mensagem viva e palpitante para aqueles que nos observam enquanto crescemos e amamos com excelência.

Cada primavera é um novo começo. Veja! O inverno passou;

acabaram-se as chuvas e já se foram. Aparecem flores na terra,

e chegou o tempo de cantar… Cântico dos Cânticos 2:11-12

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.