ALIMENTO DIÁRIO

A HISTÓRIA DO CASAMENTO

DIA 26 – RECOMECE

Só é possível viver felizes para sempre um dia de cada vez. — Margaret Bonanno

Quando nossos filhos eram pequenos, eu (Lisa) li para eles uma história sobre um homem pobre que teve um sonho muito real, no qual ele encontrava um tesouro enterrado aos pés de uma macieira. O local exato da árvore não estava claro, mas o sonho enchia o coração do homem de esperança.

Aquele homem possuía um grande pomar, porém antigo e que já não dava mais frutos, o que o levara a um estado de pobreza. Antes do sonho, ele havia pensado em vender o pomar. Mas depois do sonho, ele começou a trabalhar com determinação e vigor, mesmo sabendo que encontrar a árvore certa poderia exigir horas incontáveis de trabalho árduo. Destemido, ele se dedicou à tarefa de cavar sistematicamente ao redor de cada uma de suas árvores. Cada árvore que não revelava um tesouro só servia para enfatizar a possibilidade de encontrar o tesouro nas árvores restantes. Mas quando ele cavou a vala final ao redor da última árvore e ainda não encontrou o tesouro com o qual sonhara, aquele homem caiu em um grande desânimo e foi tomado pela exaustão.

Foi somente quando a primavera seguinte chegou que o homem descobriu seu tesouro. Ele caminhou pelo pomar e respirou profundamente, e o ar estava cheio do aroma das macieiras em flor. Todas as suas antigas árvores estavam revestidas com cascatas de flores. Cada broto perfumado continha a promessa das maçãs que seriam colhidas no outono.

O homem pobre descobriu seu tesouro cuidando do que esteve sempre sob os seus cuidados. Quando cavou ao redor de cada árvore, ele inconscientemente ventilou as raízes e revirou a terra. Esse processo levou as árvores a uma nova estação de frutificação. O que um dia fora estéril havia voltado à vida. Naquele ano e durante muitos outros anos vindouros, ele e sua família desfrutaram de uma colheita que superava seus sonhos mais incríveis!

Quando começamos nossa jornada através deste livro, assemelhamos o casamento a uma árvore. Quando a terra ao redor de uma árvore está compacta, suas raízes ficam presas e não podem se espalhar para receber a água e os nutrientes que a árvore precisa para florescer. Os cinco primeiros capítulos deste livro destinam-se a ajudar você a trabalhar para trazer nova vida ao solo. Removendo os efeitos debilitantes e restritivos da ofensa, do medo e do egoísmo, você ventilou suas raízes. Por ter ousado sonhar e escolhido estabelecer valores, papéis e objetivos, você deve ver a promessa da esperança nos seus galhos e um tesouro no seu futuro.

Todo casamento tem a promessa de uma colheita ainda não realizada. Fazemos a nossa parte protegendo nossos corações e lares, e Deus faz a parte Dele ordenando a bênção sobre a nossa união. Os novos brotos da árvore jovem com seus ramos tenros, a árvore madura com seus braços castigados pelo tempo e, sim, até mesmo a pequena semente prestes a brotar – todos eles têm o poder do potencial. Nosso Deus pega o que é estéril e o torna abundante. O que é velho Ele torna novo, e o que está morto Ele traz de volta à vida.

FAZENDO NOVAS TODAS AS COISAS

O amor não apaga o passado, mas torna o futuro diferente. – Gary Chapman

Vamos voltar nossa atenção uma última vez para o jardim onde tudo isso começou.

Deus criou os seres humanos; criou-os à semelhança de Deus, refletindo a natureza de Deus. Ele os criou macho e fêmea, e, então os abençoou: “Cresçam! Reproduzem-se! Encham a Terra! Assumam o comando! Sejam responsáveis pelos peixes no mar e pelos pássaros no ar, por todo ser vivo que se move sobre a Terra”. Gênesis 1:27-28, A Mensagem

Esse sempre foi o propósito de Deus para nós. Nosso passado, nossos medos e as pressões e distorções do ambiente ao nosso redor envenenaram ou diluíram a intenção original do Criador. Talvez você tenha se sentido tão distante da missão que lhe foi dada no Éden que não consegue acreditar que ela seja sua por direito. Anime-se. Toda vida e todo casamento pode renascer e uma nova gênese pode ser abraçada.

Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” … Apocalipse 21:5

Deus não renova o passado simplesmente. Ele faz novas todas as coisas! Ele tomou as árvores do Éden – que serviam como um marco da nossa Queda – e as reinventou. Ele estendeu os braços de Seu Filho sobre uma árvore de morte para que Ele pudesse nos receber na Sua cidade eterna, lar da árvore da vida cujas folhas são para a cura das nações. Nada do que foi perdido estava além do Seu poder de redenção. Isso inclui nossos casamentos. Ele renova todas as coisas para que possamos recomeçar.

Seu passado se foi. Ele está cimentado nos anais do tempo e além do alcance dos esforços humanos. Mas existe Alguém que existe fora do tempo, e Ele não está preso pelas suas limitações. Ele é “o Alto e o Sublime” que “habita na eternidade” (Isaias 57:15, ACF). Deus redime os erros do seu passado enquanto escreve a história do seu futuro. No Reino de Deus, a dor do ontem não impede o potencial do amanhã. Suas misericórdias se renovam a cada manhã e Suas promessas esperam por você. Ele ama tornar as coisas impossíveis possíveis para você – e anseia por isso!

Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera… Efésios 3:20, ACF

A frutificação, a eficácia e a realização que Deus pode trazer – a você individualmente e ao seu casamento – estão além de qualquer coisa que você possa compreender. Pense nos sonhos, objetivos e desejos que você escreveu para o seu casamento nos últimos dias ou semanas. Deus não quer simplesmente cumprir essa visão. Ele quer ir abundantemente além dela. Ele quer aprofundar sua intimidade e estender sua influência para que sua união estabeleça o Reino celestial Dele na Terra. Ele quer operar em você e através de você de formas radicais e sem precedentes. Talvez você não tenha ousado sonhar enquanto lia os capítulos anteriores. Ouse fazer isso agora!

Um princípio fundamental da vida com Deus é que embora Ele não precise da nossa assistência para realizar nada, Ele deseja nossa parceria. Ele não precisa da nossa ajuda, mas quer o nosso envolvimento. Temos o privilégio de participar da realização de coisas impossíveis. É isso que lhe pedimos para fazer promovendo um recomeço em seu casamento: ter como alvo o que até mesmo neste momento pode parecer impossível.

Uma história específica nos dá uma ideia sobre como o impossível pode ser alcançado. Ela aconteceu em um momento bastante improvável na história humana, um tempo em que a humanidade se rebelou contra a ordem de Deus de encher a Terra. Em vez de se espalharem, nossos ancestrais se agruparam e tentaram construir uma torre, ansiando por um lugar na esfera celestial como Adão e Eva tinham no Éden. Você provavelmente já conhece a história de como Deus interveio na Torre de Babel.

… O SENHOR desceu para ver a cidade e a torre os homens estavam construindo. E disse o SENHOR: “Eles são um só povo, e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”. Assim o SENHOR os dispersou dali por toda a Terra, e pararam de construir a cidade. Gênesis 11:5-8, grifos do autor

Esse empreendimento não era da autoria de Deus, mas se Ele não tivesse interrompido o trabalho dos homens, ele teria se tornado realidade por causa de dois fatores: uma língua comum e um povo unido.2 Se esses dois elementos foram capazes de capacitar os desobedientes a fazerem algo aparentemente impossível, imagine o que eles poderiam fazer por aqueles que são uma só carne em Cristo!

Ter uma língua e um propósito unificados será essencial para vocês enquanto estiverem recomeçando, abraçando o “abundantemente além” que Deus tem para sua união. Vamos examinar essas duas dinâmicas, começando pela língua.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.