LIDERAR & GERENCIAR: EIS AS PRIORIDADES EM SERVIÇOS

Vamos falar sobre duas funções organizacionais essenciais para obter êxito durante todas as etapas da prestação de serviços: liderar e gerenciar. Hoje as empresas necessitam cada vez mais de práticas, procedimentos e comportamentos de profissionais que estejam alinhados com a missão, a visão e os valores, considerando também fatores internos e externos, oportunidades, ameaças, novas competências e inovações. Nesse contexto, visando atingir os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da empresa, torna-se necessário liderar as equipes de trabalho, bem como gerenciar recursos e processos em consonância com as melhores práticas.
Imagine uma empresa de prestação de serviços que tenha profissionais sem a devida qualificação e capacitação para liderar pessoas e para gerenciar recursos e processos. Por conseguinte, quantas dificuldades poderão surgir? Em relação aos negócios desse setor, cabe ressaltar que, tendo em vista as características específicas de serviços, além de intangibilidade, heterogeneidade e simultaneidade, várias competências são necessárias para os profissionais exercerem as suas funções com sucesso em todas as etapas.
Para liderar pessoas, alguns exemplos de competências são:
1) Estar comprometido com as diretrizes da empresa;
2) Promover as mudanças de paradigmas necessárias juntamente com as pessoas da equipe de trabalho;
3) Identificar e viabilizar a qualificação e a capacitação necessárias das pessoas;
4) Ter uma visão holística do mercado de atuação e das oportunidades;
5) Identificar e atender às necessidades dos stakeholders;
6) Ter flexibilidade e autonomia nas atitudes e nas decisões nos momentos de adversidades e de desafios;
7) Identificar e viabilizar o crescimento profissional dos talentos;
8) Implementar ações inspiradoras para manter a harmonia, a integração, a criatividade e a sinergia positiva das pessoas que compõem a equipe de trabalho;
9) Ter compromisso com a melhoria contínua, com as inovações tecnológicas e com os objetivos a serem atingidos;
10) Ter habilidade na comunicação das informações, orientações, feedbacks e decisões;
Em relação a gerenciar recursos e processos, também menciono algumas competências:
1) Estar comprometido com as diretrizes da empresa;
2) Mapear os processos de prestação de serviços;
3) Elaborar o planejamento;
4) Elaborar o orçamento;
5) Controlar e avaliar os resultados de desempenho de empresas terceirizadas;
6) Controlar as práticas e os recursos financeiros;
7) Coordenar as atividades de sua área;
8) Elaborar, implementar, controlar e melhorar constantemente os planos de ações;
9) Controlar e avaliar periodicamente os resultados de desempenho da empresa. Também fica evidenciado que o profissional que gerencia as atividades de prestação de serviços tem foco no controle, na eficiência.
Cabe observar que, para o responsável pela equipe de trabalho delegar autoridade e responsabilidade, é fundamental que as pessoas da equipe não só estejam tecnicamente e emocionalmente habilitadas, bem como sejam orientadas adequadamente e recebam os recursos necessários para a realização do serviço. Assim, hoje em dia, devido a vários aspectos relativos ao setor de serviços, o profissional dessa área precisa ter a percepção de que existe momento em que é preciso gerenciar, ou seja, são funções que se complementam perfeitamente e são prioritárias no dia a dia da empresa.
Por fim, considerando o exposto, destaco que o profissional do setor de serviços responsável por um setor ou por uma equipe de trabalho cada vez mais terá de ter as competências para liderar e também para gerenciar. Eis o desafio!
thank U much my friend
i’m really proud to following you
have a lovely day
see ya
Gianmarco 🕴🙋
CurtirCurtir