A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

SINCRONICIDADE

O conceito se refere aos fenômenos que definem acontecimentos não casuais com uma relação de significado que permite perceber inúmeros eventos aleatórios que se interconectam

Sincronicidade

O conceito junguiano de sincronicidade, amadurecido durante muitos anos pelo seu criador antes de ser publicado em 1954, descreve fenômenos que não podem ser explicados dentro de uma causalidade linear. Se as pessoas observarem abertamente, além da visão reducionista/linear de causa e efeito, será possível perceber um mundo de eventos aleatórios, que se interconectam de forma surpreendente. Carl Gustav Jung levou mais de 20 anos para escrever sobre esse conceito, tamanha sua complexidade. Jung, na tentativa de apresentar a sincronicidade como um conceito baseado em pressupostos científicos, valeu-se de estudos como teoria Quântica, teoria da Relatividade, leis da Termodinâmica e de estudos de Probabilidade. A teoria da Complexidade foi posterior aos escritos de Jung sobre o tema e é possível encontrar bases para pensar sobre o fenômeno da sincronicidade.

Jung agrupou os eventos sincronísticos em três categorias: coincidência de um estado psíquico do indivíduo com uma ocorrência externa simultânea, considerando o espaço-tempo não apresentar nenhuma evidência de conexão de causa e efeito; coincidência de um estado psíquico do indivíduo com um acontecimento exterior simultâneo, que ocorre fora do campo de percepção do observador; coincidência de um estado psíquico do indivíduo com fatos que ocorrem em um futuro próximo e que só podem ser verificados posteriormente.

Um dos aspectos básicos da teoria junguiana é o conceito dos arquétipos existentes no inconsciente coletivo do indivíduo. Os conteúdos arquetípicos e seus símbolos são acessados pelo indivíduo através dos sonhos, eventos de sincronicidade e insights. Jung coloca que o arquétipo ativado/constelado apresenta uma probabilidade psíquica para a manifestação do símbolo.

A sincronicidade não pode ser controlada, prevista ou evitada, já que se trata de uma ocorrência espontânea. O que faz a sincronicidade ter uma importância tão grande é sua ocorrência em todas as áreas da vida humana. Ela pode ser notada e foi descrita em grandes fatos históricos, científicos e religiosos.

 SENSIBILIDADE

É possível desenvolver no indivíduo maior sensibilidade para os eventos sincronísticos. Observar a sincronicidade, os símbolos subjacentes e os arquétipos envolvidos pode ser de enorme ajuda no progresso do processo psicoterapêutico. O aproveitamento dos símbolos que surgem para os indivíduos, quer seja através de sonhos, visualizações criativas ou eventos sincronísticos, deve ser devidamente considerado e explorado em seus significados para o indivíduo em análise.

A questão é que não se dá muita atenção aos fenômenos de sincronicidade que acontecem na vida, pelo simples fato de não ser possível explicá-los de forma racional. Alguns fenômenos podem estar relacionados com pessoas do convívio próximo, que também podem vivenciar junto a ocorrência de eventos sincrônicos e compartilhar seu significado . O fato de os fenômenos sincrônicos apresentarem uma significância simbólica própria ao indivíduo que o presencia faz dele quase um segredo. A grande questão é como o indivíduo vai compartilhar esse fenômeno, que possui um universo de significados próprios, com alguém ao qual ele não pertence? É tão particular que não faria sentido contar os eventos de sincronicidade a qualquer pessoa, pois são eventos únicos, irreproduzíveis e subjetivos. Seria como contar a alguém aquele sonho que se teve na infância, que foi tão marcante que ainda não se pode esquecê-lo. Isso faz a sincronicidade ser um fenômeno solitário, que pode ser compartilhado geralmente no setting terapêutico, onde existem ressonância e confiança para dividir o universo simbólico do paciente, tão rico e particular, para que ele possa ser desvendado e validado.

Sincronicidade. 2

SINCRONICIDADE

O conceito de sincronicidade poderia ser definido como eventos que se sucedem de uma forma acausal que apresentam alguma correlação e que tem um significado para o indivíduo. Como descreve Joseph Cambray: “Elementos díspares, sem conexão aparente são juntados ou justapostos de uma tal maneira que tendem a chocar ou surpreender a mente, abrindo-a a novas possibilidades por um alargamento da visão do mundo, permitindo entrever a fábrica interconectada do universo.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

FELICISSES

UM POUCO SOBRE LIVROS, FILMES, SÉRIES E ASSUNTOS ALEATÓRIOS

kampungmanisku

menjelajah dunia seni tanpa meninggalkan sains

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

Bella Jane

Beleza & saúde Bella jane

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

%d blogueiros gostam disto: