LIDERANÇA PESSOAL
Para liderar a nós mesmos é necessário compreender e administrar nossas emoções, o que significa ter inteligência emocional com a clara sensação de sabermos para onde vamos
Feche os olhos, respire fundo calmamente três vezes, de preferência coloque uma música relaxante ao fundo. Quando se sentir relaxado(a), imagine como será o dia 2 de dezembro de 2024. Será uma segunda-feira. Imagine como será seu dia, onde estará morando, o que fará pela manhã, à tarde e à noite. Imagine sua rotina nesse dia inteiro. Respire fundo novamente e volte ao momento presente. Permaneça alguns minutos pensando sobre como imaginou o seu dia daqui a 5 anos. Será igual aos seus dias atualmente? O que será diferente? Que mudanças terão ocorrido em sua vida? Essas mudanças fazem parte de seu planejamento de vida? Já começou a fazer hoje coisas que viabilizarão esse dia no futuro?
Esse exercício nos remete à necessidade de termos as rédeas de nossa vida em nossas mãos, ou seja, a importância de termos liderança pessoal. Conhecer nossos talentos e habilidades e, principalmente, saber usar essas competências em favor do nosso próprio crescimento e evolução, seja na vida pessoal, social ou na carreira, são as expressões mais evidentes de nossa liderança pessoal.
Para implementar com sucesso a liderança pessoal, precisamos da liberdade de viver diferentes experiências para selecionar o que no mundo está nos atraindo e nos motivando positivamente. Um primeiro passo nesse sentido é examinar quais situações vivenciamos com mais prazer e intensidade. Que experiências são capazes de nos fazer perder a hora ou esperar ansiosamente quando estão prestes a acontecer?
O segundo elemento alavancador de nossa liderança pessoal surge à medida que começamos a formular uma visão, uma imagem para um futuro melhor em resposta às nossas demandas oriundas das relações com as pessoas significativas e com as situações que vivenciamos. A visão é uma imagem, um contexto no qual nos inserimos com sucesso e não uma tarefa ou um plano. Qual a visão que você teve ao realizar o exercício proposto no início deste texto? Para construir uma visão positiva do futuro de sua vida, você precisa:
(1) sonhar, imaginar-se nesse contexto de sucesso. Isso ajuda a fortalecer a visão;
(2) inspirar-se, ou seja, ouvir a voz de seu coração, de sua alma. Deixar que essa voz fale tão alto quanto a voz de sua mente e de seu corpo;
(3) agir com independência, resistir a deixar que crenças limitantes do passado tomem as decisões por você. Perguntar-se insistentemente se suas vontades e opiniões são realmente suas ou se foram plantadas em você por pessoas significativas de sua vida.
O terceiro e mais determinante elemento da nossa liderança pessoal é ação. À medida que a visão se torna clara, começamos a tomar providências para torná-la real. Agimos coerentemente quando somos impulsionados pela vontade que é um constructo da consciência. Vontade é algo que passa pelo crivo da razão, ao contrário do desejo, que, embora seja um impulsionador mais poderoso do que a vontade, tem fortes componentes do inconsciente e, em geral, não se organiza de forma racional ou sujeita-se a um planejamento. Em síntese, a ação precisa ser fruto de uma vontade impulsionadora, que é mais facilmente produzida quando se conseguem aliar componentes de nossos desejos.
Em geral, o que nos move significativamente ao longo de nossa existência são as paixões que emergem em três níveis em nossas vidas:
(1) interesses, que é o estágio inicial da paixão. Precisamos ficar atentos a tudo que nos causa interesse e analisar, à luz do bom senso, os desafios e possibilidades de mergulhar mais fundo no objeto de interesse;
(2) desejos, que são interesses que crescem forte e rapidamente a ponto de, se não freados, dirigir nossas ações, fora de qualquer influência do bom senso; e
(3) sacrifícios, que são a melhor indicação de que uma paixão realmente se desenvolveu. Uma ação apaixonada alimenta sacrifícios que são encarados com a motivação de quem está disposto a dedicar ou dar a vida por eles.
Levar urna vida sem liderança pessoal pressupõe a crença de que nosso caminho está traçado e sobre ele não podemos agir. E viver passivamente à espera de que algo fora de nós nos guiará ao lugar que nos está reservado. A falta de liderança pessoal nos leva a responsabilizar o destino pela falta de sentido da vida. Promover a integração de nossas ações a caminho de um foco é fundamental para a manutenção de uma saúde plena e precisamos liderar a nós mesmos para atingirmos esse objetivo. A liderança pessoal se fortalece à luz de urna potente visão de futuro que nos atraia constantemente e nos motive a tornar decisões e fazer escolhas convergentes. Urna intensa visão de futuro é desenhada a partir de sonhos, inspiração e ação independente. Tudo isso precisa estar alicerçado em ações apaixonadas que nos levem a encarar os sacrifícios do caminho de forma motivada.
JÚLIO FURTADO – é professor, palestrante e coach. É graduado em Psicopedagogia, especialista em Gestalt-terapia e dinâmica de grupo, mestre e doutor em Educação. É facilitador de grupos de desenvolvimento humano e autor de diversos livros.
Você precisa fazer login para comentar.