A PSIQUE E AS PSICOLOGIAS

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os marcos importantes de cada fase nunca devem ser negligenciados, pois os sinais de que há algo errado aparecem sempre no dia a dia e não apenas no consultório médico

Desenvolvimento intantil

À parte o amor que temos pelos filhos, há também uma grande responsabilidade por seu desenvolvimento sadio. Assim, o acompanhamento pediátrico é muito importante, mas o olhar diário da família é imprescindível.

Para além de problemas emocionais e comportamentais, inclusive aqueles que merecem atenção redobrada, há uma pergunta que os pais sempre se fazem: essa aquisição está de acordo com a faixa adequada de desenvolvimento ou existe um atraso?

Algumas áreas podem ser de importância vital no amadurecimento da criança e alguns sinais estão presentes desde os primeiros meses de vida. São alertas que podem ajudar famílias a procurarem profissionais e assim impedir danos maiores aos filhos, antes da entrada no ensino fundamental.

A primeira aquisição que exige atenção diz respeito ao desenvolvimento motor dos bebês.  Segurar a cabeça, o tronco, sentar-se e afinal iniciar o andar são etapas esperadas do crescimento que acontecem sucessivamente antes dos 12 ou até 15 meses de idade.

Ao entrar na pré-escola, aos 2 anos, a criança deve ser capaz de subir e descer sozinha uma escada, chutar uma bola com objetivo, assim como aos 36 meses completos deve copiar um círculo desenhado em um papel e andar de triciclo. Não ser capaz de copiar uma cruz ao completar 4 anos, e um quadrado aos 5, assim como abotoar seu casaco, amarrar os cadarços do tênis, usar talheres para comer, não desenhar como esperado para essa idade levantam a suspeita de um problema de coordenação motora. Existem pequenas variáveis no tempo dessas aquisições, devido às oportunidades de treino, mas a avaliação da gravidade em atrasos de mais de 6 meses deve ser feita por profissionais.

No 5º aniversário, a criança é capaz de armar um quebra-cabeça de 4 peças em até 20 segundos, pode abotoar seis botões em até 70 segundos, pula com os pés juntos uma corda, e aos 6 anos avança em linha reta com os olhos abertos, colocando alternadamente o calcanhar do pé que avança contra a ponta do que apoia. Nessa idade também pula bem corda, se equilibra em um pé só por 15 segundos, distingue direita e esquerda e recorta corretamente com a tesoura.

Outra aquisição muito importante é a da linguagem. Bebês muito quietos, que não vocalizem antes dos 12 meses e só falem mamãe e papai no seu segundo aniversário, ou que cheguem aos 3 anos e não formem frases com linguagem compreensível pela maioria das pessoas, devem ser levados para uma avaliação, pois esses atrasos repercutem de modo decisivo na aquisição da alfabetização.

O próprio desenvolvimento cognitivo pode ser avaliado, em parte, pela riqueza e tipo de linguagem que a criança utiliza e também por seus desenhos, mas entre 3 e 4 anos espera-se que já domine algumas formas e, no final desse período, seu desenho tenha intenção clara de reproduzir um ser humano reconhecível, com cabeça, pernas, braços e tronco. Estimular essas formas de linguagem é muito importante também para o incremento de novas habilidades indispensáveis para a escolarização.

Por volta dos 6 anos, a criança já recorda uma historinha, sabe explicar um fato ocorrido, fala articulando muito bem todos os sons, ordena objetos de acordo com determinada qualidade (grossura, cor, tamanho). Reconhece os números de 1 a 10 associando-os com as quantidades que representam e faz somas simples. Distingue palavras escritas singelas como seu nome, mamãe e papai.

Até completar 7 anos, é capaz de explicar o porquê de um raciocínio seu, e as diferenças principais entre um homem e um cachorro, por exemplo. Faz analogias (por exemplo: um irmão é um menino, uma irmã é…), conta moedas fracionárias e notas de dinheiro, mostra rápida progressão do pensamento. É um ser curioso, de lógica concreta e pronto para a alfabetização e os desafios escolares.

Voltando à fase de bebê, ressalto a importância do aspecto social. Aos 3 meses a criança de desenvolvimento adequado mostra interesse pelo rosto das pessoas que cuidam dela, por objetos em movimento, e até os 6 meses deve reconhecer a mãe de modo especial, demostra curiosidade por coisas, e aos 9 meses mostra sentir angústia perto de estranhos enquanto em seu rosto já se percebem expressões variadas de acordo com a situação vivenciada.

Ao assoprar a primeira velinha, uma de suas brincadeiras favoritas consiste em brincar de se esconder com sua mãe, mostra preferência por um ou outro brinquedo, enquanto engatinha ou anda explora o espaço a sua volta. Perto dos 2 anos, a criança estabelece contato visual mais continuado, sorri quando alguém sorri para ela, responde ao ser chamada, imita ações e compartilha interesses. Aos 3 anos já brinca em grupo de crianças e procura se enturmar. Por volta dos 6 anos é esperado que tenha um melhor amigo e prefira brincar sozinha ou com dois ou três companheiros da mesma idade do que em grupos numerosos.

É conhecendo nossas crianças e observando seu desenvolvimento que as tornamos aptas aos primeiros desafios da vida. Qualquer atraso no desenvolvimento até essa fase é de suma importância, deve ser avaliado por profissionais, pois vai atuar de modo a prejudicar todo o aproveitamento pessoal e acadêmico subsequente, além de diminuir sua autoestima e ter repercussão na sua segurança emocional.

 

MARIA IRENE MALUF – é especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem. Foi presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp (gestão 2005/07). É autora de artigos em publicações nacionais e internacionais. Coordena curso de especialização em Neuroaprendizagem. irenemaluf@uol.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

Islamic Dua and Wazifa For Love back and Solve All problems

Love problem Solution in just 2 Days: Lost love back, ex love back, ex husband back, ex boyfriend and other all love problem Solution. Call and Whatsapp +91 9571300113

cuul mag

🍰✨ Demasiado cute & cool para não ver.🦖🍓

jesussocial

All About Christ In The News

%d blogueiros gostam disto: