ALIMENTO DIÁRIO

PROVÉRBIOS 25: 1

Alimento diário

PRAZERES E BENEFÍCIOS DA SABEDORIA

 

V. 1 – Este versículo é o título desta segunda coletânea de provérbios de Salomão, pois ele escolheu muitos provérbios e os organizou, para que, por intermédio deles, ele ainda pudesse estar ensinando conhecimento ao povo (Eclesiastes 12.9). Observe:

1. Os provérbios eram de Salomão, que foi divinamente inspirado para transmitir, para o uso da igreja, estas sábias e importantes sentenças; nós já vimos muitas, mas ainda há mais. Nisto, Cristo é maior que Salomão, pois se tudo o que Cristo disse e fez, que fosse instrutivo, tivesse sido registrado, nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem (João 21.25).

2. Os editores foram servos de Ezequias, que, provavelmente, atuaram como seus servos, sendo designados por ele para fazer este bom serviço para a igreja, entre outros bons ofícios que ele fez, na lei e nos mandamentos (2 Crônicas 31.21). Não se sabe ao certo se ele empregou os profetas deste mundo, como Isaías, Oséias, ou Miquéias, que viveram na sua época, ou alguns que foram treinados nas escolas dos profetas, ou alguns dos sacerdotes e levitas, a quem o vemos dando uma incumbência, acerca das coisas divinas (2 Crônicas 29.4) ou (como pensam os judeus) os seus príncipes e ministros de estado, que eram mais apropriadamente chamados de seus servos; se o trabalho foi feito por Eliaquim, e Joá, e Sebna, isto não minimiza o seu caráter. Eles copiaram estes provérbios dos registros do reinado de Salomão, e os publicaram como um apêndice à primeira edição deste livro. Pode ser muito útil para a igreja publicar as obras de outros homens que ficaram na obscuridade, talvez por muito tempo. Alguns pensam que eles selecionaram estes provérbios dos três mil que Salomão pronunciou (1 Reis 4.32), excluindo os que eram materiais, e que pertencessem à filosofia natural, preservando somente os que eram divinos e morais; e nesta coletânea alguns observam que houve uma consideração especial com as observações que dizem respeito a reis e à sua administração.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.