ALIMENTO DIÁRIO

PROVÉRBIOS 20: 5-8

Alimento diário

MÁXIMAS DIVERSAS

 

V. 5 – Aqui está escrito que a sabedoria de um homem lhe será útil para sondar outras pessoas e mergulhar nelas:

1. Para obter o conhecimento delas. Embora os conselhos e desígnios dos homens sejam tão cuidadosamente es­ condidos por ele, de modo que são corno águas profundas que não podemos compreender, ainda assim há aqueles que, com insinuações furtivas, e perguntas que parecem estranhas, conseguem extrair deles tanto o que fizeram corno o que pretendem fazer. Portanto, os que desejam guardar seus conselhos devem não somente se revestir de determinação, corno manter sua guarda.

2. Para obter o conhecimento por intermédio delas. Alguns são muito capazes e apropriados para dar conselhos, tendo excelente habilidade de ser fiéis, de identificar o ponto crucial de uma dificuldade e de aconselhar de maneira pertinente, mas são modestos, e reservados, e não são expansivos; eles têm muito conhecimento, mas não o divulgam. Neste caso, um homem de inteligência o extrairá, corno o vinho de um recipiente. Nós perdemos o benefício que poderíamos ter pela convivência com homens sábios, por falta de habilidade de ser inquisitivos.

 

V. 6 – Observe:

1. É fácil encontrar os que fingem ser bondosos e caridosos. Muitos homens se dizem homens de misericórdia, se vangloriam do bem que fizeram e do bem que pretendem fazer ou, pelo menos, do afeto que têm por fazer o bem. Muitos homens falam muito sobre a sua caridade, generosidade, hospitalidade e piedade, elogiando a si mesmos, corno os fariseus, e a menor bondade que realizarem, a apregoarão, e falarão dela corno algo grandioso.

2. Mas é difícil encontrar os que são verdadeiramente bondosos e generosos, que fizeram e que ainda farão mais do que mencionaram ou mais do que solucionar aquilo com que se preocuparam, que estejam prontos a ouvir, que serão verdadeiros amigos diante de urna necessidade; urna pessoa que mereça tamanha confiança é como um cisne negro.

 

V. 7 – Aqui se observa, para a honra de um homem bom:

1. Que ele faz o bem para si mesmo. Ele tem determinadas regras, pelas quais, com mão firme, ele se governa: o justo anda na sua sinceridade; ele mantém uma boa consciência, e tem a consolação disto, pois é a sua alegria. Ele não está sujeito a inquietudes, seja por tramar o que fará ou por refletir sobre o que fez, corno os que são propensos a andar na falsidade.

2. Que ele faz o bem à sua família: “Bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”, pois serão bem sucedidos, por causa dele. Deus tem misericórdia armazenada para a semente dos fiéis.

 

V. 8 – Aqui temos:

1. O caráter de um bom governante: é um rei, que merece ser assim chamado, aquele que se assenta no trono, não como um trono de honra, para obter tranquilidade, e imponência, e obrigar os homens a manter distância, mas como um trono de juízo, para que possa fazer justiça, fazer compensação aos ofendidos e punir os transgressores, um rei que faz do seu trabalho o seu deleite, e que não tem outro prazer comparável a este, que não transfere o cuidado e as preocupações a outras pessoas, mas que toma pessoalmente conhecimento dos assuntos, e vê com seus próprios olhos tanto quanto é possível (1 Reis 10.9).

2. O feliz resultado de um bom governo. A presença do príncipe expulsa a iniquidade; se ele inspecionar pessoalmente os seus assuntos, os que são subordinados a ele serão reverentes e impedidos de agir mal. Se os nobre s forem homens bons, e usarem o seu poder como podem e devem, quanto bem poderão fazer, e quanto mal poderão impedir!

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: