GESTÃO E CARREIRA

UMA JANELA COM VISTA

De nada adianta a empresa manter um escritório colorido se não há espaço para o diálogo. A satisfação com o trabalho vem de dentro para fora.

Uma janela com vista

É comum acompanharmos os ambientes corporativos por meio de reportagens, vídeos e fotos. Os que chamam mais a atenção são os coloridos, com frases de efeito nas paredes, cadeiras descoladas e um ar de garagem criativa. Os escritórios mais inovadores incluem até um bar com apresentações de rock’ n’roll improvisadas e, se tiverem animais de estimação, já estão quase prontos para ser estampados numa capa de revista.

Trabalhar em um ambiente descontraído e agradável é um ponto positivo no mosaico que define satisfação. Mas esse não é o aspecto central. Não podemos escorregar na ideia de que andar com um coelho no colo trará prazer profissional.

Oque define satisfação e propósito é um movimento de dentro para fora – e não o contrário. É a partir das motivações e interesses do indivíduo que se constrói a felicidade. Quando tratamos de contentamento no trabalho, o ambiente funciona como uma órbita ao redor do núcleo, que é definido pelas aspirações e motivações íntimas de cada um.

A ideia de protagonismo na carreira está na moda. Uma das ações objetivas para ser dono dela é a pessoa fazer uma reflexão permanente sobre quais são seus interesses, suas motivações e suas aspirações profissionais. E, a partir daí, abrir um diálogo com o líder e a organização em busca desses objetivos.

Do ponto de vista da companhia, mais do que investir em salas de inovação e permitir que os funcionários usem bermudas, é preciso trabalhar para mudar o modelo mental dos gestores. Ainda vivemos um primitivismo colonial quando tratamos de carreira dos empregados. Não adianta falar em avanço tecnológico e disrupção se as pessoas atuam em hierarquias ultrapassadas que não favorecem diálogos transparentes.

Uma recente pesquisa realizada pela consultoria americana Future Workplace revela que os profissionais anseiam por algo fundamental às necessidades humanas. Jeanne C. Meister descobriu, ao entrevistar 1.614 funcionários de grandes empresas globais, que estar em um ambiente com luz natural e com vista para a rua são os itens mais importantes no local de trabalho, superando benefícios tradicionais, escritórios perfumados ou mesas de sinuca.

O desafio parece estar mais na aplicação de coisas simples e que, de fato, transformam negócios. Uma janela com vista e um bom diálogo permanente sobre carreira podem funcionar muito mais do que estratégias mirabolantes para tentar buscar a satisfação dos funcionários. Na sociedade do novo milênio, investir em colaboração e desapegar-se das velhas formas de gerir pessoas são pontos fundamentais para engajar talentos e desenvolver o negócio.

 

RAFAEL SOUTO – é fundador e CEO da consultoria Produtive, de São Paulo. atua com planejamento e gestão de carreira, programas de demissão responsável e de aposentadoria.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.