GESTÃO E CARREIRA

QUAL O GRAU DE MATURIDADE DA SUA REDE?

Muito mais que uma plataforma, as redes sociais corporativas são espaços de troca de informações e conhecimentos institucionais. Não basta investir em tecnologia e acreditar que somente ela contribuirá para elevar as taxas de leitura e engajamento dos funcionários.

Qual o grau de maturidade da sua rede

Nesse checklist, você poderá saber o grau de maturidade da sua rede corporativa e se ela realmente tem sido vista pelos colaboradores como uma ferramenta fundamental no cotidiano.

Responda sim ou não e, ao final, avalie se sua rede social necessita de mais conteúdos atraentes e campanhas interativas.

O objetivo é ajudar corporações a elevar ao máximo seu engajamento e relacionamento com seus públicos.

 

 1. ESTRUTURA

□ As abas têm nomes simples que podem ser assimilados facilmente?

□ A navegação é em camadas?

□O colaborador pode editar seu perfil pessoal dentro da rede profissional?

□ A estrutura de navegação é clara?

□ Há um espaço para troca de mensagens em tempo real?

□ Há funcionalidades das redes sociais agregadas?

□ Há uma aba dedicada a conteúdos sobre pessoas?

□ Há uma aba que conta a história e memória da empresa?

□ Há espaços para envio de sugestões de matéria?

□ Há espaço para comentários, dúvidas e sugestões?

□ Os sistemas mais utilizados pelos colaboradores (acesso ao ponto, por exemplo) rodam na nova rede corporativa?

 

2. CONTEÚDO

□ Outras áreas, além da comunicação, podem postar conteúdo?

□ Há um treinamento para que outras áreas se tornem publicadoras?

□ Há suporte para vídeos?

□ Há possibilidade de envio de conteúdo por colaboradores?

□ A home da rede corporativa é personalizável?

□ Há mecanismos de busca de conteúdo por palavras-chave?

□ Há possibilidade de salvar textos e documentos favoritos?

□ É possível o compartilhamento de status?

□ É possível curtir e compartilhar conteúdo de outros perfis?

□ Há fóruns temáticos e grupos de gestão do conhecimento?

□ Há enquetes e espaços onde o colaborador possa dar seu voto e opinião?

□ O conteúdo dá voz, espaço aos colaboradores?

□ Há uso de ferramentas multimídia?

□ A storytelling é uma ferramenta utilizada?

 

 3. GOVERNANÇA

□ Há uma estrutura de governança?

□ Há um manual de boas práticas?

□ Foi criada uma política de moderação dos conteúdos?

□ Há uma equipe dedicada a sanar dúvidas?

□ Há canais de suporte?

□ Foi criado um Perguntas e Respostas com as principais dúvidas?

□ Os gestores dão o exemplo e recomendam o uso da ferramenta?

 

4. ACESSO

 □ Há uma quantia considerável de acessos diários?

□ Um percentual considerável de colaborares já utiliza a ferramenta no cotidiano?

□ As matérias principais são lidas pelas áreas entrevistadas?

□ Há constância no número de curtidas, comentários e compartilhamentos nas notícias e campanhas publicadas na rede social corporativa?

 

RESULTADO

26 A 36 NEGATIVAS:

Sua empresa precisa investir urgentemente em uma revisão da rede corporativa atual, que está muito mais para uma intranet 1.0.

16 A 25 NEGATIVAS:

Sua empresa já começou a pensar nessa plataforma, mas ela não é prioridade. É preciso um olhar mais atento para ela.

10 A 15 NEGATIVAS:

Sua empresa valoriza a comunicação com os funcionários, mas precisa reavaliar a política editorial e as ferramentas usadas.

6 A 9 NEGATIVAS:

Sua empresa está no caminho certo no que diz respeito a uma rede social corporativa que gere engajamento. Vale rever a forma de entrega dos conteúdos e a linguagem.

O A 5 NEGATIVAS:

Sua rede corporativa é interativa, leve, e os conteúdos são atraentes. A partir de agora, é importante monitorar o resultado das campanhas e sempre buscar melhorias e incorporação de novidades.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.