GESTÃO E CARREIRA

QUER UMA FRUTA? É SÓ PEDIR!

Jovens criam empresa de delivery de cestas de frutas para escritórios e conquistam mercado de pequenas e médias empresas.

Quer uma fruta - É só pedir!

Carlos Alexandre Ribeiro e Leonardo Stecanella são dois amigos que no tempo de faculdade, em um bate-papo informal, tiveram uma ideia um tanto quanto inusitada para o mercado da época. A ideia dos jovens era: comercializar frutas e hortaliças on-line. Mas estamos falando disso em 2007, quando a internet – e mais propriamente falando do e-commerce – ainda estava começando no País.

Carlos Ribeiro conta que para tornar essa ideia um negócio real, não era assim tudo tão simples quanto eles imaginaram quando ela surgiu em 2007. Além de esbarrarem no fator da internet, ainda teriam a dificuldade de como atender uma cidade do porte de São Paulo por meio do e-commerce. Foi então que o plano inicial caiu por terra. Mas estamos falando apenas de um a parte do projeto, não do negócio. Afinal, eles são brasileiros e brasileiros não desistem nunca!

Segundo Ribeiro, eles perceberam que o caminho não era o e-commerce e que precisariam então adaptar o negócio. “Foi aí que eu e o Leonardo Stecanella tivemos outra ideia, a de criar um delivery de frutas. Assim surgiu a Snack Frutas, em 2009″, diz o sócio- fundador.

A proposta da Snack Frutas, de acordo com ele, é bem simples: levar aos colaboradores de pequenas e médias empresas cestas de frutas prontas para consumo. Sustentáveis, elas são de madeira e retornáveis, ou seja, a cesta entregue hoje é devolvida amanhã, vazia, para ser reabastecida. Nela, consta uma variedade de opções, das mais comuns, como abacaxi, banana, maçã e uva, até as menos conhecidas, como atemoia, mangostin, nêspera e umbu-cajá. Entregues diariamente logo pela manhã, as unidades comportam até 40 frutas, com opções in natura ou fatiadas, todas prontas para consumo.

CHAMA A BOA IDEIA!

A proposta da empresa é entregar cestas de frutas em escritórios e, mais que isso, contribuir com a saúde dentro do ambiente corporativo. “E nos preocupamos com todas as etapas deste processo, desde a higienização e embalagem das frutas à montagem das cestas. A Snack Frutas também tem uma preocupação sustentável: todas as cestas são retornáveis. Temos um compromisso com nossa qualidade, atendimento e pontualidade”, afirma.

Mas o principal diferencial é a dedicação diária, desde a colheita até a entrega aos clientes. “Nossos produtos são higienizados e embalados com muito cuidado para que cheguem sem nenhuma avaria aos escritórios. E, para garantir que nossos produtos sejam da melhor qualidade, todos os dias, de madrugada, vamos à Ceagesp, em São Paulo, para escolher as frutas mais frescas. Um grande diferencial da Snack Frutas também são nossos fornecedores, que nos oferecem as melhores frutas”, conta o sócio.

Ribeiro diz que, inclusive, eles foram se adaptando ao gosto dos clientes. Conforme recebiam feedbacks das empresas, foram implantando algumas frutas solicitadas e retirando outras. Mas trabalham com uma grande variedade de opções.

ESBARRÕES

No entanto, lidar com este mercado não é tão simples quanto parece. Não é só comprar as frutas e distribuir. Segundo Ribeiro, foram e são muitos os desafios de lidar com alimentos como esses: o clima, a diversidade, o preço. E para trabalhar com delivery de frutas, na visão dele, é necessário ainda estar sempre atento às mudanças climáticas, ao mercado da fruticultura e até ao trânsito das cidades em que a Snack Frutas atua. “Por isso, diariamente enfrentamos desafios para enviar as melhores frutas aos nossos clientes. Uma situação em que tivemos um problema real foi durante a greve dos caminhoneiros, este ano. Por conta do bloqueio nas estradas, que impediu a passagem de muitos fornecedores, tivemos que montar as cestas com frutas que possuem um tempo maior para perecer, como a maçã. Outras, que têm sobrevida mais curta, como o morango, ficaram em falta durante a greve”, desabafa o sócio.

Contudo, ele acredita que já tiveram reconhecimento no mercado, pois muitos dos seus concorrentes migraram para outras áreas, e a Snack Frutas se mantém com foco em servir frutas frescas diariamente. ”Além disso, em 2018 expandimos nossa atuação, que antes era restrita aos escritórios de São Paulo, e passamos a realizar o delivery também em Belo Horizonte”, mostra.

A rotina em Minas é bem parecida com a que se desenvolveu nas terras paulistanas. As frutas não encontradas no CEASA – Central de Abastecimento – de BH e selecionadas no CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo-, terceiro maior centro de comercialização atacadista de perecíveis do mundo, seguindo viagem até a cidade. “O abastecimento de Belo Horizonte tem origem em São Paulo, mas nós conseguimos transportar outras opções, em menor volume, para atender nossos clientes com a mesma oferta que oferecemos aos paulistanos”, destaca Ribeiro.

CRESCIMENTO

De acordo com Carlos Ribeiro, esse conceito de delivery de frutas veio da Europa e eles adaptaram ao Brasil. Foi ganhando forma e, desde 2009, quando começou a operar, já atendeu diversas empresas. “Começamos com cerca de 10 clientes e atualmente temos em média 60 empresas em nosso portfólio. Mas já foram mais de 200 empresas atendidas”, afirma.

No portfólio estão empresas como Anbima, CTPartners, Cetelem, Endeavor, Fundação Getúlio Vargas, entre outras.

A Snack Frutas possui carros próprios para a distribuição das cestas, e as entregas são sempre realizadas pelo mesmo colaborador. Com isso, eles buscam se aproximar da empresa cliente e criar um relacionamento mais íntimo. Toda a logística é própria, o que traz maior segurança no atendimento também.

Além disso, contam com uma equipe de marketing interna responsável por ficar atenta às novidades do mercado. O investimento para iniciar a empresa, segundo ele, nos dois primeiros meses, foi de R$250 mil, que incluía aluguel, mão de obra, veículos e produtos.

INOVAÇÕES

Segundo Carlos Ribeiro, uma inovação importante até hoje na Snack Frutas foi o aumento no maquinário da empresa. Antes, dependiam 100% de mão de obra e hoje possuem máquinas que conseguem ter uma produtividade maior, realizando o trabalho de dois a três colaboradores. “Isso aumentou nossa produção e possibilitou um crescimento no mercado”, afirma.

Outra inovação foi o crescimento do espaço em que a empresa atua. “Quando começamos, era uma sala pequena, em seguida fomos para uma casa de três andares, que deu lugar a um galpão de 400 metros quadrados, na zona oeste de São Paulo, onde hoje as frutas são higienizadas, embaladas e organizadas nas cestas de madeira”.

Agora, o plano para o futuro é garantir uma fatia do mercado de delivery. ”A expectativa é expandir a empresa”, conclui.

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A SNACK ADVERTE!

Dados recentes do Ministério da Saúde apontaram que 18,9% da população acima de 18 anos nas capitais brasileiras é obesa.

Embora o número ainda seja bastante elevado, traz em si uma boa notícia: quando comparado a outros países da América do Sul. o percentual indica que a epidemia de obesidade começou a dar sinais de estagnação, já que a proporção se manteve a mesma nos últimos quatro anos. O que tem levado a tal fato é a diminuição de bebidas com alto teor de açúcar, como refrigerantes, e o aumento do consumo de alimentos saudáveis. E essa mudança comportamental tem explicação.

Segundo o Instituto Nielsen, que pesquisa hábitos e tendências de consumo, o envelhecimento da população e uma maior sensibilidade das pessoas em relação ao alimento estão entre os motivos desse boom da alimentação saudável. Já segundo o relatório de tendências de consumo Brasil Food Trends 2020, o conceito de saudabilidade (preocupação com a qualidade da comida ingerida), bem-estar, sustentabilidade e ética tem influenciado 21% das pessoas na hora da compra. Mas se os números melhoraram de maneira geral, ainda assim estamos longe da meta ideal recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

No Brasil, apenas 19,63% da população consome os 400 g/dia de frutas e hortaliças sugeridos pela OMS. “Se é consenso entre médicos que tais alimentos são essenciais para a saúde, receber uma cesta cheia de frutas todos os dias no trabalho pode ajudar – e muito! – a chegar, pelo menos, próximo do ideal. Um a forma de reverter ou minimizar o consumo excessivo de alimentos pouco saudáveis, como fast-foods, industrializados e doces, é ter acesso rápido e prático às frutas. Desenvolvemos a Snack Frutas justamente para ajudar a mudar esses hábitos, que eram, inclusive, nossos também”, destaca Ribeiro.

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VANTAGENS QUE A SNACK FRUTAS OFERECE

 

MAIS QUALIDADE: Frutas frescas da estação (premium). 

Rigorosamente selecionadas. Embaladas individualmente.

 

BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS QUE SOLICITAM:

Promove pausas mais saudáveis. As frutas têm vitaminas que dão mais energia e disposição.

Melhora a imagem da empresa (preocupação com o bem-estar das pessoas).

 

BENEFÍCIOS AO COLABORADOR:

Aumenta a motivação e a disposição física.

Comer frutas dá status e gera boa imagem pessoal no ambiente de trabalho.

Auxilia diretamente na substituição de vícios (cigarro, café, chocolates).

 

CONSCIENTIZAÇÃO ALIMENTAR:

Conscientizar e incentivar hábitos alimentares saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida, aumentam a imunidade, reduzem a fadiga e o estresse.

 

PRODUTIVIDADE DA EQUIPE:

As frutas são ricas em vitaminas e aumentam o entusiasmo e a produtividade da sua equipe.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.