OUTROS OLHARES

O MANUAL DO SONO

Médicos brasileiros criam as primeiras diretrizes para o uso dos suplementos de melatonina, o hormônio que induz ao sono. Bastante consumidos, ninguém sabia até agora como utilizá-los direito.

O manual do sono

Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de pessoas dormem mal ou menos do que deveriam. A insônia tornou-se uma doença crônica para muita gente, provocando queda na qualidade de vida, dificuldades no trabalho e nos estudos porque ninguém produz direito depois de várias noites mal-dormidas. Entre as opções mais procuradas no mundo para dormir melhor está a melatonina. O suplemento virou uma boia de salvação porque realmente é eficaz, mas o problema é que até agora ninguém, nem os médicos em geral, sabiam como administrá-lo corretamente. Dois cientistas brasileiros acabam de dar as respostas.

Em um artigo publicado na revista científica Endocrine Reviews — de grande prestígio na área da endocrinologia —, José Cipolla Neto e Fernanda do Amaral, professores da Universidade Federal de São Paulo, descreveram o primeiro manual de uso da melatonina (leia quadro), feito a partir de uma extensa revisão de estudos. Produzida pela glândula pineal, a substância é um hormônio envolvido em várias funções, entre elas as metabólicas, e induz ao sono. “Ela indica ao sistema nervoso que acabou a vigília e começa o repouso”, explica Cipolla Neto. O problema é que sua produção fisiológica é influenciada por fatores ambientais, principalmente o tipo de luz à qual o indivíduo fica exposto nas horas antes de dormir. A emitida pelas telas dos celulares e das tevês e pelas lâmpadas LED é a pior porque bloqueia a síntese do hormônio. E como passam cada vez mais tempo sob esse tipo de luz, as pessoas fabricam menos melatonina. “Levamos o dia para dentro da noite”, diz Cipolla Neto. Por isso, sua suplementação pode ser necessária e eficaz.

O manual do sono. 2.jpg

Tomada na hora e na dose erradas, porém, prejudica o estabelecimento correto dos ciclos fisiológicos, ligados aos estados de sono e de vigília. Pela manhã, o cérebro não sai do torpor para entrar no alerta. O sistema digestivo não se prepara para receber alimentos e processá-los. Pode ocorrer, por exemplo, resistência ao funcionamento da insulina, o hormônio que abre a porta das células para a entrada do açúcar que circula no sangue. Por isso, é bom seguir o manual.

O manual do sono. 3

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: