ALIMENTO DIÁRIO

PROVÉRBIOS 11: 20 – 23

Pensando biblicamente

AFIRMAÇÕES IMPORTANTES

 

V. 20 – É nosso interesse saber o que Deus odeia e o que ele ama, para que possamos nos governar apropriadamente, possamos evitar o seu desprazer e nos recomendar à sua benevolência. Aqui, lemos:

1. Que nada é mais ofensivo a Deus do que a hipocrisia e a falsidade, pois elas são representadas pela palavra que traduzimos como perversidade, que finge justiça, mas tenciona o mal, que anda por caminhos tortuosos, para evitar ser descoberta. Os que têm um coração perverso agem em contradição com o que é bom, sob uma profissão do que é bom, e eles são, mais do que quaisquer pecadores, uma abominação para o Senhor (Isaias 65.5).

2. Que nada é mais agradável para Deus do que a sinceridade e a honestidade. Aqueles que são perfeitos em seu caminho, que buscam a integridade, e agem com sinceridade, os que vivem no mundo com simplicidade e piedosa honestidade, não com sabedoria carnal, esses são o deleite de Deus, neles Ele se gloria (“Observaste tu a meu servo Jó?”) e estes Ele deseja que admiremos; -Eis aqui um verdadeiro israelita!”

 

V. 21 – Observe:

1. As alianças no pecado certamente serão rompidas, e não servirão para proteger os pecadores: “Ainda que os maus juntem mão a mão”, ainda que haja muitos que concordem, por seus costumes, em aprovar a iniquidade, e se coloquem, uns ao lado dos outros, para defendê-la de todos os ataques da virtude e da justiça – ainda que estejam aliados para apoiá-la e propagá-la – ainda que os filhos ímpios sigam os passos de seus ímpios pais, e decidam manter a tendência, desafiando a religião – nada disto os protegerá da justiça de Deus; eles não serão considerados inocentes; isto não os isentará da culpa por terem feito o que fizeram. Eles agiram como muitos, e como o seu próprio grupo; eles não ficarão sem castigo; veja o dilúvio que foi trazido sobre um mundo inteiro de homens ímpios. O seu número, e a sua força e unanimidade no pecado, não lhes servirão de nada, quando vier o dia da vingança.

2. A herança da religião certamente será abençoada: A semente dos justos, que segue os passos da sua justiça, ainda que possa cair em aflições, no devido tempo escapará. Embora a justiça possa vir lentamente para punir os ímpios, e a misericórdia possa vir lentamente para salvar os justos, ainda assim, ambas virão, com certeza. Às vezes, a semente dos justos, em­ bora eles mesmos não sejam justos, escapa e é libertada, por causa de seus piedosos ancestrais, como aconteceu frequentemente com Israel, e com a semente de Davi.

 

V22 – Como razão (ou “discrição”, na versão RA), aqui, devemos entender religião e graça, um verdadeiro gosto e apreciação (este é o significado da palavra) das honras e dos prazeres que acompanham uma virtude imaculada, de modo que uma mulher sem a discrição é uma mulher de comportamento desregrado e dissoluto; e então, observe:

1. Admite-se como certo que a formosura ou a beleza do corpo é como uma joia de ouro, algo muito valioso, e, onde há sabedoria e graça como proteção contra as tentações, é um ornamento excelente – a virtude parece peculiarmente graciosa quando associada com a formosura); mas uma mulher tola e licenciosa, de comportamento leviano, ainda que seja muito formosa, é comparada a uma porca atolada na lama de desejos imundos, com que são profanadas a mente e a consciência, e que, embora lavada e limpa, retorna a eles.

2. Lamenta-se que a formosura seja tratada tão indevidamente por aqueles que não têm modéstia com ela. Ela parece ter sido concedida indevidamente a eles; mal colocada, como uma joia em focinho de porca, com que ela revira o lixo. Se a formosura não for protegida pela virtude, a virtude será exposta pela formosura. Isto pode se aplicar a todos os outros dotes e características físicas; é uma pena que os tenham aqueles que não têm discernimento, discrição ou razão para usá-los bem.

 

V. 23 – Este verso nos diz o que são o desejo e a expectativa dos justos e dos ímpios, e como provarão o que eram e o que serão.

1. O desejo dos justos é somente o bem; tudo o que eles desejam é que tudo possa ser bom para todos ao seu redor; eles não desejam o mal para ninguém, mas felicidade para todos; quanto a eles mesmos, o seu desejo não é gratificar nenhum desejo pecaminoso, mas obter a benevolência de um bom Deus e preservar a paz de uma boa consciência; e eles terão o bem, aquele bem que desejam (Salmos 37.4). 2. A esperança dos ímpios é a ira; eles desejam o dia terrível, para que os juízos de Deus possam gratificar a sua paixão e vingança, possam remover os que se põem em seu caminho, e para que eles mesmos possam se aproveitar deles, pescando em águas agitadas; e a ira eles terão, e este será o seu destino. Eles esperam e desejam o mal para os ouros, mas o mal retornará sobre eles mesmos; como amam a maldição, terão o suficiente dela.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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