GESTÃO E CARREIRA

LIDERANÇA EM AMBIENTES INOVADORES

Sem um líder capaz de mover as pessoas em busca de um objetivo comum, é impossível ter negócios disruptivos.

Liderança em ambientes inovadores

Uma ótima ideia de negócio pode ser o bastante para inovar. Mas entre existir, sobreviver, crescer e prosperar há um longo percurso — por vezes, repleto de obstáculos. Nada de que o melhor dos planejamentos estratégicos não dê conta, certo? Errado. Se fosse assim, o número de startups que ficam pelo caminho não seria tão alto: 30% daquelas que iniciam sua jornada, segundo pesquisa do Sebrae. Por que estou trazendo essa perspectiva de fracasso se prometo no título falar em liderança? Porque essa é a palavra-chave para estar do lado dos vencedores. Uma proposta inovadora e um bom plano de negócios só se transformam em uma empresa de sucesso se, por trás disso, há alguém capaz de conduzir a execução.

Você parou para pensar nos desafios de uma nova empresa e em quanto sua solução depende de um líder assertivo, criativo e determinado?

Dá para obter algumas pistas em um recente estudo apresentado pelo escritório Nogueira, Elias, Laskowski e Matias Advogados (Nelm). Ali aparecem questões como a dificuldade na captação de investimentos (ou seja, vender a outro um sonho que é seu, citada por 57% dos entrevistados).

Não se pode esquecer, contudo, que esse mesmo sonho precisa ser comprado pelo público interno. Em bom português: pela sua equipe. Encontrar talentos com potencial para escalar negócios é só o primeiro passo. Para dar certo, eles precisam de um líder capaz de proporcionar o engajamento que levará aos resultados.

Como fazer dar certo? Investir primeiro em você, nas habilidades necessárias para dar conta do recado. Para alcançar a excelência na liderança, há algumas etapas que não podem ser negligenciadas. Veja quais são:

TENHA UM PROPÓSITO CLARO

Dê a sua equipe uma missão pela qual lutar, mostre ao mercado que você não está a passeio e conquiste parceiros que compartilhem seus sonhos.

DESENVOLVA COMPETÊNCIAS

Autoconhecimento, inteligência emocional, resiliência, assertividade. As habilidades nos preparam para lidar melhor com novos e velhos desafios.

ESTABELEÇA PROCESSOS

O Nelm descobriu que 77% dos investidores temem os riscos gerais do negócio. Se você não estrutura a forma como a empresa funciona, afugenta o capital externo.

DÊ ATENÇÃO TOTAL AO TIME

Nem tudo se resume a um alto salário. Ofereça capacitações e feedbacks. Delegue tarefas, confie responsabilidades. Dê autonomia, mas se faça presente.

Anúncios

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.