OUTROS OLHARES

É MUITO FÁCIL SER LOUCO

Os números apresentados pelos diversos estudos – e pela mídia – atestam que nem sempre o certo está mesmo correto.

É muito fácil ser louco

As estatísticas em Psiquiatria servem tal qual os postes servem ao bêbado: quando muito de apoio ou para urinar, e não para iluminar o caminho. Em outras palavras, valem quase nada. E as razões são inúmeras, a começar pela absoluta falta de critério e norma, amostragens viciadas, métodos pouco abrangentes e diversidade de critério entre os muitos outros fatores que podem ocorrer. Mas, mesmo que fossem totalmente bem-feitas, que o método aplicado fosse perfeito etc., o resultado seria desprezível, por sua própria natureza vulnerável. Vamos a alguns exemplos. Dizem que “normal” é o que está dentro da média. Certo? Não, errado, uma vez que, em uma população de indivíduos criminosos, o normal será o honesto, isso sem citar o gênio, que é um anormal, pois refoge da média por ser muito mais inteligente do que a maioria das pessoas. Além disso, o superdotado iguala-se ao retardado mental, pois este também fica na mesma faixa percentual daquele: são ambos anormais, pouco importa a qualidade. Mais um exemplo concreto: saiu recentemente nos jornais que apenas 4% dos indivíduos que foram presos em flagrante delito (e ouvidos em audiência de custódia, que é realizada em até 24 horas para que o juiz decida sobre a necessidade de mantê-los presos ou não) e colocados em liberdade recaíram em um espaço de seis meses. Assim, tem-se a ideia de que os juízes acertaram em não manter o criminoso preso, pois somente 4 deles voltaram a delinquir. Certo? Errado, pois é possível deduzir que, se apenas essa ínfima porcentagem de criminosos reincidiu, é porque a polícia não cumpriu com o seu dever ou não teve tempo hábil para prendê-los novamente. Mas o pior de tudo quanto às estatísticas são os números aleatórios lançados em revistas, jornais e meios de comunicação em geral, segundo os quais tanto por cento da população sofre de tal doença, tanto por cento daquela outra e assim por diante. Então, vamos aos números concretos compilados recentemente que incidem nos transtornos mentais: 4% da população sofrem de distúrbio bipolar; 3.5% de mal de Alzheimer; 2,7% de alcoolismo; 2,3% de toxicomania; l.6% de esquizofrenia; 3.3% de transtorno obsessivo-compulsivo;  3% de psicopatia; 2,5% de síndrome do pânico; 3.2% de anorexia nervosa; 2,6% de déficit de atenção, 3,4% de psicose não especificada. Pois bem, somando-se tudo, há cerca de 33% de portadores de algum transtorno mental e colocado na Classificação Internacional das Doenças, a CID -10.

Com esses números podemos concluir que se o distinto leitor estiver conversando com duas pessoas e essas lhe parecerem normais, com todo o respeito, o perturbado é o senhor, pois, a cada três pessoas, pelas estatísticas que são publicadas, pelo menos uma apresenta algum transtorno mental classificável. É cômico, sim, mas muito mais profundo que isso, é trágico, pois essa pestilência grassa solta nas atuais “pesquisas psiquiátricas e doutrinas acadêmicas, a determinar, para muitos, a prescrição dos remédios certo e o errado.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “OUTROS OLHARES”

Os comentários estão encerrados.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

All Things Are Possible Within The Light Of Love

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: