PSICOLOGIA ANALÍTICA

OS BENEFÍCIOS DO AMOR

Uma interação positiva entre um casal pode promover importantes benefícios na saúde física e mental, trazendo satisfação e qualidade de vida a ambos.

Os benefícios do amor

Não é preciso ser um neurocientista para imaginar que um relacionamento saudável pode ser uma fonte de bem-estar físico e emocional. Essa hipótese foi corroborada por dois estudos independentes, que confirmaram a importância e os benefícios de uma relação conjugal com uma interação amorosa saudável.

Uma das investigações mostrou uma relação positiva entre uma melhor qualidade de sono e ter um parceiro responsivo em um relacionamento. Nesse estudo foram examinados cerca de 700 parceiros casados e que moravam juntos. Foram mensuradas a responsividade dos parceiros e a qualidade do sono dos membros do casal. Os pesquisadores verificaram que existe uma forte associação entre a responsividade do parceiro e um melhor sono, uma vez que os participantes que se sentiram mais entendidos, validados e cuidados tiveram um sono de melhor qualidade.

A responsividade cria um senso de validação e um sentimento de cuidado, sendo um dos comportamentos mais importantes para a felicidade conjugal. Ser responsivo envolve ouvir e entrar em sintonia emocional com o outro, e principalmente sentir compaixão. Uma forma potente de ser responsivo é ouvir e compreender o que o parceiro está sentindo e pensando, para depois responder de modo compassivo.

Os participantes do estudo com parceiros responsivos apresentavam menor ansiedade e excitação, o que melhora a qualidade do sono. O sono tem efeito mais restaurador qt1ando não é interrompido, e isso acontece quando as pessoas se sentem seguras e protegidas. A maneira mais eficaz para seres humanos diminuírem a ansiedade, a tensão e a excitação é contar com o apoio de parceiros responsivos que estariam disponíveis para nos proteger em caso de problemas.

Sem dúvida, um dos melhores caminhos para uma vida mais longa, saudável e feliz é ter um parceiro responsivo. Um outro estudo reforça essa conclusão, embora não tenha examinado o sono, mas sim o efeito da massagem na redução do estresse. Nessa investigação, os casais participantes receberam um curso de massagem de três semanas. Os pesquisadores descobriram que a maioria dos casais continuou a usar a massagem após o término do curso, tamanhos os benefícios psicológicos e físicos.

A interação do casal, em que ambos massageiam e são massageados, aumenta o bem-estar físico e emocional dos dois parceiros. Os membros do casal se sentiam mais aptos a lidar com o estresse depois de massagens. Interessante que esse efeito ocorria independentemente de estarem dando ou recebendo massagens na ocasião. Pesquisas anteriores já haviam documentado que receber uma massagem de um profissional traz uma série de benefícios, mas esse novo estudo mostra que a massagem pode ser uma maneira simples e eficaz para os casais melhorarem seu bem-estar físico e mental enquanto demonstram afeição um pelo outro, mesmo sem formação prévia e experiência anterior. Essa descoberta mostra que a troca de massagem entre um casal é uma intervenção agradável e eficaz que pode ser facilmente incorporada à rotina diária.

Tomadas no conjunto, ambas as investigações apontam para os incríveis efeitos positivos de uma interação conjugal na qual existe cuidado e preocupação com o bem-estar do parceiro. Cuidar e ser cuidado, dar e receber amor, carinho, apoio e compreensão fazem um tremendo bem a saúde física e mental. Vale a pena se dedicar a buscar mais conexão e afeto no relacionamento, a saúde do corpo e mente é turbinada quando temos mais amor, carinho e compreensão recíprocos.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.