GESTÃO E CARREIRA

AS EMPRESAS DO FUTURO: FAMÍLIA NÃ0 É TUDO IGUAL

Investir em políticas de bem-estar familiar traz vantagens não só para o funcionário, mas para a empresa também. É preciso, no entanto, estar atento às questões de gênero, diversidade e inclusão.

As empresas do futuro - Família não é tudo igual

Almoço de dia das mães, evento de dia dos pais: ninguém aqui quer desmerecer ações como essas, mas o assunto vale uma reflexão. Será que o reconhecimento da família pela maioria das empresas se restringe às datas comemorativas? Ou ainda: de que família, afinal, estamos falando?

Mais que um salário razoável e participação nos lucros, os profissionais têm valorizado companhias abertas à diversidade, com políticas de igualdade de gênero e que se preocupam com o equilíbrio entre vida profissional e familiar dos funcionários. Isso significa abarcar não só o tradicional desenho de marido, mulher e filhos, mas incluir casais homoafetivos e quem opta pela produção independente. Implica também criar condições favoráveis para que pais e mães participem ativamente do desenvolvimento das crianças, principalmente durante a primeira infância – a fase que vai do nascimento aos 6 anos.

“Não adianta só a empresa dizer que é aberta e inclusiva. É preciso ter critérios que realmente favoreçam isso, como plano de saúde ampliado ao parceiro ou parceira ou licença estendida para pais e mães adotivos”, diz Sandra Gioffi, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

No Brasil, as mulheres têm 120 dias de licença após o nascimento do filho. Os homens, cinco. Nas companhias que aderem ao Programa Empresa Cidadã, as funcionárias podem receber 180 dias, e os funcionários, 20. Como incentivo, o Governo Federal oferece dedução de imposto às participantes – até maio de 2018, o número de empresas inscritas era de 21.245, segundo a Receita Federal. O órgão não especifica a adesão por tipo de licença, mas um levantamento divulgado em agosto pela consultoria Mercer Marsh dá uma estimativa da situação da ala masculina. Segundo a pesquisa feita com 1.690 empresas do país, apenas 18% delas ampliaram a licença para homens. “A licença­ paternidade ainda é tabu. Mas a sociedade tem mudado e isso forçará as empresas, mais cedo ou mais tarde, a adotar uma postura mais igualitária. É um movimento sem volta”, diz Gerson Leite de Moraes, professor de ética e sociologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Motivos para esse avanço não faltam. Os efeitos positivos da licença- paternidade estendida vão além dos dias de ausência na empresa. O maior envolvimento do pai com o bebê tende a continuar e traz reflexos importantes por toda a vida da criança, diz Eduardo Queiroz, CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, organização sem fins lucrativos que atua na causa da primeira infância. “Pesquisas recentes indicam ganhos como maior desenvolvimento cognitivo, melhor desempenho escolar e menores taxas de delinquência”, afirma Queiroz. Dar condições para pais e mães acompanharem de perto o crescimento da prole não traz apenas vantagens a longo prazo para a família. A empresa também ganha. “Estudos provam que planos de benefícios relacionados ao bem-estar familiar trazem retornos como melhora do ambiente de trabalho, maior produtividade dos funcionários e menos rotatividade. Portanto, existem, sim, benefícios a curto prazo”, afirma Queiroz. Além das licenças prolongadas, há outras medidas possíveis para elevar a qualidade de vida dos funcionários – e, consequentemente, seu engajamento na corporação. A adoção de um horário flexível ou do sistema de home office, regulamentado pela reforma trabalhista, são algumas delas. Na hora de definir as políticas voltadas à família de suas equipes, a companhia pode escolher entre dois caminhos: cumprir à risca a lei ou inovar e estabelecer regras mais modernas, colocando-se à frente das regulamentações governamentais. “As empresas podem e devem assumir as rédeas das mudanças para se adequar às configurações dos novos tempos. Isso criará um movimento social que forçará o Estado a reconhecer as transformações como positivas”, diz Moraes, da universidade Mackenzie.

As empresas do futuro - Apostando na primeira infância. 2

Essa postura proativa na luta pela equidade de gênero – lembrando que não se trata mais de apenas duas opções – se faz necessária, principalmente, na ampla zona nebulosa da jurisprudência brasileira. A licença-maternidade para a mãe adotiva, por exemplo, é amparada por lei. Para o pai adotivo, entretanto, não há um artigo definitivo sobre a questão. Se um casal de mulheres engravida, apenas quem está gerando a criança tem direito garantido à licença-maternidade – mas há quem tenha conseguido a licença para as duas mães na Justiça.

As empresas do futuro - Apostando na primeira infância. 3

“Empresas são ótimas em categorizar e encaixar os funcionários dentro de suas políticas. Por um lado, isso organiza e facilita as coisas, por outro, pode tornar a abordagem excludente caso não contemple os novos arranjos familiares”, afirma o psicólogo Luciano Passianotto, especialista em sexualidade humana pela Unicamp. “As companhias precisam de políticas generalistas, que consigam atingir a todos os funcionários, sem distinção. Todas as políticas que valorizam somente o modelo de família tradicional estão ultrapassadas”, diz ele. Comemorar o dia das mães e ignorar a existência dos casais formados por dois homens ou caprichar na homenagem aos pais, mas restringir o auxílio-creche para mulheres, por exemplo, são medidas que não se alinham com o atual – e necessário – discurso pela diversidade, inclusão e igualdade no mundo corporativo.

 

DE OLHO NA NOVA GERAÇÃO

Os destaques na pesquisa em relação à primeira infância, em 2019. As melhores práticas serão premiadas em uma categoria especial.

 

TOKIO MARINE

A licença- paternidade é de 15 dias e vale para adoções e casais homoafetivos. O horário é flexível e o auxílio-creche (para pais e mães), não tem limite de idade para filhos com necessidades especiais.

 

LOSANGO

O auxílio-creche se aplica a homens e mulheres e a licença­ paternidade, estendida em 15 dias, inclui os casos de adoção. O banco de horas pode ser usado para flexibilizar a jornada de trabalho.

 

NUTRILITE

Oferece flexibilidade de horários, auxílio-creche para pais e mães, centro de saúde aberto à família e visita da equipe de saúde à casa de funcionária no pós-parto.

 

CONSÓRCIO LUIZA

Estendeu a licença­ paternidade e oferece abertura e flexibilidade para pais que precisam se ausentar por motivos como reunião escolar ou levar o filho ao médico.

KIMBERLY-CLARK

As licenças-maternidade e paternidade são estendidas. Filhos com necessidades especiais contam com reembolso mensal para despesas médicas.

 

BN PAPEL CATARINENSE

Oferece flexibilidade de horário para possibilitar cuidados com os filhos. A licença- paternidade é válida também para os funcionários que adotam crianças.

As empresas do futuro - Apostando na primeira infância. 4.jpg

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: