GESTÃO E CARREIRA

UM LUGAR VIRTUAL PARA BRILHAR

Qualquer pessoa que deseje alcançar algum resultado profissional positivo no ambiente de rede deve se preparar da mesma forma de alguém que treina para uma maratona.

um lugar virtual para brilhar

Manter-se conectado está se tornando uma verdadeira tortura para quem deseja estar bem no universo virtual. O problema se agrava a cada dia com as novíssimas ferramentas de controle de postagens em conjunto com os sistemas de aferição de resultados.

Diferente do profissional que tramita no ambiente acadêmico, onde o Currículo Lattes é uma referência nacional, qualquer outro perfil profissional terá uma grande área para apresentar seus talentos, capacidades e habilidades. São tantas as opções que torna-se impossível, para uma pessoa normal, cobrir todo o espectro virtual.

Desde o LinkedIn, Instagram e Facebook para divulgação de nome, produto ou marca, até os   realmente especializados em unir talentos aos contratantes, como Workana, Catho ou Fiverr. São vários sistemas on-line que possibilitam a criação e manutenção de uma persona laboral virtual.

Para quem ainda não se aventurou por essa seara aqui vão algumas informações que podem ser úteis e fazer com que possa existir uma economia de tempo de procura e entendimento na utilização dos sistemas on-line. Sem a pretensão de cobrir todas as ferramentas, vamos a alguns exemplos:

REDES DE DIVULGAÇÃO

Para quem já tem um produto ou serviço bem delineado, e deseja apenas a captação de novos clientes existem algumas redes que já provaram ser eficazes:

FACEBOOK: A criação de páginas de empresas permite a publicação de produtos e serviços com promoções dentro do perfil pretendido. As ferramentas de divulgação são precisas e pode-se, inclusive, limitar o público-alvo somente no espaço territorial que pode atender ou ainda, idade, sexo e área de interesse.

INSTAGRAM: Nos últimos tempos o Instagram tem se demonstrado uma excelente ferramenta de    divulgação de talentos. De fato, existem segmentos que trabalham unicamente com o Instagram como fonte de obtenção de conversões. O perfil de negócios, que pode ser configurado rapidamente, auxilia bastante com as métricas que são disponibilizadas.

WORKANA: Para os freelancers ou para aqueles que desejam apenas uma complementação de renda, o Workana é uma ferramenta fantástica que possibilita o encontro entre quem deseja um perfil de serviço com as pessoas mais qualificadas para atendê-lo. O sistema garante o pagamento (que é feito antecipadamente) tão logo o contratante se declare satisfeito com o serviço executado. Para trabalhadores instalados home offices e especializados em serviços virtuais, esse mecanismo é indispensável. De redatores a programadores, todo tipo de serviço que pode ser enviado, como um arquivo é bem-vindo ao Workana.

FIVERR: muito parecido com o Workana, apenas com o detalhe de usar o valor de 5 U$, como bandeira de marketing. Embora esse valor seja apenas uma referência inicial para os serviços mais simples. Dificilmente um trabalho especializado terá esse valor.

BLOGS: Saindo de moda aos poucos, os blogs ainda atraem a atenção de público que preferem uma leitura mais aprofundada. Desta forma é necessário manter um blog para ser o destino das postagens em redes sociais, para dar mais detalhes do que tem para oferecer aos futuros clientes.

 REDES DE RECRUTAMENTO:

Para aquele que o produto é o próprio profissional. São mecanismos que auxiliam empresas no contato com o mercado de oferta de mão de obra. Hoje os departamentos de RH encurtam o caminho usando uma dessas ferramentas. 

Sites como Linkedin, Catho, Empregos.com.br, Manager, Infojobs, Vagas.com.br, lndeed, Vagasonline e Empregocerto (apenas como um pequeno exemplo) se proliferam na rede tornando a tarefa de distribuir currículos cada vez mais fácil para quem está em busca de trabalho.

Como são absolutamente similares – com exceção do Linkedin, que tem a aparência de rede social – as dicas são no sentido de auxiliar na apresentação do profissional:

APARÊNCIA: Fotos e gravações (alguns sites permitem uma apresentação em vídeo), devem ser feitas com o mesmo cuidado que o candidato teria se estivesse presencialmente em frente ao recrutador. Roupa, cabelo, barba devem ser bem preparados da mesma forma como a escolha do fundo que irá aparecer na filmagem.

TEXTO DE APRESENTAÇÃO: Todo currículo deve ser objetivo e atualizado. O foco deve estar centrado naquilo que realmente traduz o que o profissional faz de melhor. Lembrando sempre   que, nos dias atuais, a vaga do especialista é mais garantida do que a do generalista. Quem faz de tudo pode não fazer tudo muito bem. Foque no seu melhor e com o menor número de palavras possível.

PRETENSÃO SALARIAL: Muitos sites preferem que o candidato deixe claro o seu universo de rendimento pretendido. Para não estar fora da realidade, sempre faça uma busca na internet para saber o valor médio do mercado. Uma boa ferramenta para isso é o site: http://www.salariobr.com.br. Mas lembre-se sempre: as grandes empresas sempre têm uma oferta e não deixarão de apresentar caso o valor solicitado pelo trabalhador, seja diferente.

Assim, esse é um pequeno mapa, que pode abrir algumas boas possibilidades. Não se deve temer o desconhecido mundo das redes e sistemas on-line. Mergulhar no oceano virtual pode se transformar em uma produtiva aventura.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.