ALIMENTO DIÁRIO

JOÃO 19: 38-42 – PARTE V

alimento diário

O Sepultamento de Cristo

 

V – O funeral solenizado (v. 42): ”Ali… puseram a Jesus”, isto é, o corpo de Jesus. Alguns pensam que mencionar Jesus aqui sugere a inseparável união entre as naturezas divina e humana. Mesmo este cadáver era Jesus, o Salvador, pois sua morte é nossa vida. Jesus ainda é o mesmo, Hebreus 13.8. Ali o puseram, porque era o dia da preparação.

1. Observe aqui a deferência que os judeus tinham pelo sábado, e pelo dia da preparação. Antes do sábado da Páscoa, eles tinham um dia solene de preparação. Este dia tinha sido mal observado pelos principais dos sacerdotes, que se denominavam de igreja, mas foi bem observado pelos discípulos de Cristo, que eram considerados perigosos à igreja, e frequentemente é assim.

(1) Eles não desejavam adiar o funeral até o sábado, porque é necessário um dia de descanso e alegria para os santos, algo com que as atividades e a tristeza de um funeral não combinam.

(2) Eles não desejavam realizá-lo muito tarde, no dia da preparação para o sábado. Aquilo que deve ser feito na tarde que antecede o dia de repouso, deve ser planejado para que não invada este dia, nem nos in­ disponha para suas atividades.

2. Observe a comodidade que tiveram com um sepulcro próximo. O sepulcro de que fizeram uso estava próximo. Talvez, se tivessem tido tempo, eles o tivessem lavado até Betânia, e o tivessem sepultado entre seus amigos ali. E eu tenho certeza de que Ele tinha mais direito de ter sido sepultado no sepulcro principal dos filhos de Davi do que qualquer dos reis de Judá. Mas foi assim ordenado que Ele fosse disposto em um sepulcro próximo:

(1) Porque o Senhor Jesus deveria permanecer ali somente por pouco tempo, como em uma hospedaria, e, portanto, Ele aceitou a primeira que se lhe ofereceu.

(2) Porque era um sepulcro novo. Aqueles que o prepararam nunca teriam imaginado quem iria inaugurá-lo, mas a sabedoria de Deus tem alcances infinitamente além dos nossos, e Ele faz o uso que desejar de nós e do que temos.

(3) Com isto, somos ensinados a não ser excessivamente curiosos quanto ao lugar do nosso sepultamento. No lugar em que a árvore cair, por que não ficará? Pois Cristo foi sepultado no sepulcro que estava próximo. Foi a fé na promessa de Canaã que orientou os desejos do patriarca que queria que seus ossos fossem levados para lá, a despeito do local onde fosse sepultado. Mas agora, como esta promessa foi substituída por uma melhor, este cuidado não é mais necessário.

Assim, sem pompa ou solenidade, o corpo de Jesus é colocado no sepulcro frio e silencioso. Aqui, aquele que é nossa garantia fica aprisionado pelas nossas dívidas, de modo que, quando Ele for libertado, sua libertação será a nossa. Aqui, o Sol da justiça ficará por algum tempo, para erguer-se novamente em maior glória, e nunca mais se pôr. Aqui, temos alguém que está aparentemente cativo da morte, mas que, na verdade, é o verdadeiro vencedor da morte, pois aqui a morte propriamente dita morreu, e o sepulcro foi derrotado. Graças a Deus, que nos deu a vitória.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

2 comentários em “ALIMENTO DIÁRIO”

Os comentários estão encerrados.