GESTÃO E CARREIRA

PROTAGONISMO VERSUS FELICIDADE

Como atingir o sucesso se não for por meio da felicidade, inclusive no trabalho?

protagonismo versus felicidade

Você acredita que a felicidade é capaz de nos levar a termos sucesso em tudo o que fazemos? Se sim, você faz parte do time de Shaw Achor, consultor, professor e autor do livro O jeito Harvard de ser feliz. Descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona, na verdade, de maneira inversa: a felicidade impulsiona o sucesso e não o contrário. Quando somos positivos, nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, mais motivado, energizado, resiliente e produtivo no trabalho. No livro, Achor apresenta sete princípios que foram testados e comprovados e que contribuem para a felicidade humana:

BENEFÍCIO DA FELICIDADE: faça da meditação um hábito diário na sua vida; pratique a gratidão; dissemine a positividade; exercite-se; enfim, encontre a sua maneira de ser feliz.

O PONTO DE APOIO E ALAVANCA: “Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo”, disse Arquimedes. O ponto de apoio é o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar; sendo assim, mova esse ponto para uma atitude mental mais positiva, fixando-a em expectativas realistas.

EFEITO TETRIS: programe o seu cérebro para fazer o que é possível nos momentos desfavoráveis, praticando a gratidão, sendo otimista.

ENCONTRE A OPORTUNIDADE NA ADVERSIDADE: mesmo na adversidade, e até nela, podemos encontrar oportunidades de crescimento; basta estarmos atentos e abertos às possibilidades.

CÍRCULO ZORRO OU CÍRCULO DO CONTROLE: ter sucesso está diretamente relacionado com ter controle. De nada vale uma meta muito ambiciosa e experimentar a desconfortável “falta de controle” sobre o futuro. Restringir nosso foco em metas pequenas e realizáveis expande nossa esfera de poder atingir metas mais ambiciosas.

A REGRA DOS 20 SEGUNDOS: se for possível fazer o novo hábito ficar de 3 a 20 segundos mais fácil de começar, as chances de praticá-lo aumentam. O mesmo com os negativos. Tem assistindo muita televisão? Tire as pilhas do controle remoto e crie um atraso de 20 segundos para ligá-la. Isso ajuda a reduzir o tempo diante da TV.

INVESTIMENTO SOCIAL: o investimento nas suas redes sociais contribui muito para o seu crescimento. Esse relacionar-se pode ser virtual ou presencial, o que não pode é impactar negativamente sua evolução pessoal e profissional.

É preciso clareza no que se deseja e no que se busca, capacitando-se e definindo objetivos e missão. Encontre o seu propósito, apoie-se em atitudes positivas, buscando identificar oportunidades no mundo. Cientes da nossa missão e do nosso propósito, empreendemos mais felizes e livres para abraçar o sucesso.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

2 comentários em “GESTÃO E CARREIRA”

Os comentários estão encerrados.