ALIMENTO DIÁRIO

JOÃO 19: 31-37 – PARTE IV

Alimento diário - Comendo a Bíblia

A Crucificação

 

IV – A confirmação da verdade deste fato, por uma testemunha ocular, (v. 35), o próprio evangelista. Observe:

1. Que testemunha competente dos fatos ele foi.

(1) Aquilo de que deu testemunho, ele viu. Ele não sabia disto por ouvir rumores, nem por sua própria conjetura, mas porque tinha sido testemunha ocular deste acontecimento. “O que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado” (1 João 1.1; 2 Pedro 1.16), e “já informado minuciosamente de tudo”, Lucas 1.3.

(2) O que ele viu, ele registrou fielmente. Como uma testemunha fiel, ele não somente escreveu a verdade, mas toda a verdade, e não somente a confirmou oralmente, mas a deixou registrada por escrito, in perpetuam rei memoriam como um memorial perpétuo.

(3) Seu registro é indubitavelmente verdadeiro, pois ele escreveu não somente a partir do seu conhecimento e da sua observação pessoal, mas dos ditados do Espírito da verdade, que conduz a toda a verdade.

(4) Ele mesmo tinha uma certeza completa sobre o que escrevia, e não persuadia outros a crerem naquilo em que ele mesmo não cria: “Sabe que é verdade o que diz”.

(5) Portanto, ele testemunhou estas coisas, para que também possamos crer nelas. Ele não as registrou meramente para sua própria satisfação, nem para o uso particular dos seus amigos, mas as publicou para o mundo; não para agradar aos curiosos, nem para distrair os astutos, mas para atrair os homens a crer no Evangelho, para que tenham o bem-estar eterno.

2. Que preocupação ele mostrou neste exemplo particular. Para que pudéssemos ter certeza da verdade da morte de Cristo, ele viu sair o sangue do seu coração, o sangue da sua vida, e para que pudéssemos ter certeza dos benefícios que fluem para nós de sua morte, representados pela água e pelo sangue que fluíram do seu lado. Que isto silencie os temores dos cristãos fracos, e incentive suas esperanças, a iniquidade não lhes servirá de tropeço, pois saíram sangue e água do lado perfurado de Cristo, para justificá-los e santificá-los. E se você perguntar: Como posso ter certeza disto? Você pode ter certeza, porque “aquele que o viu testificou”.

Anúncios

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.