GESTÃO E CARREIRA

FINTECHS: O QUE SÃO E COMO ESTÃO REVOLUCIONANDO O MERCADO FINANCEIRO

 Em um mercado competitivo e globalizado, inovação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. Inclusive, para os empreendimentos do segmento financeiro, onde a tecnologia há um bom tempo está revolucionando o setor de serviços.

Fintechs - o que são e como estão revolucionando o mercado financeiro

As fintechs, por exemplo, têm promovido mudanças importantes no setor, ao disputar a clientela com instituições financeiras tradicionais. Todos vivenciamos e somos testemunhas das contínuas transformações por que passam os serviços bancários.

A palavra fintech ainda soa um pouco estranha para uma significa parcela da população brasileira, mas seu conceito e seu efeito já são bastante conhecidos. É sobre isso que trataremos nesse post. Continue a leitura!

O QUE É UMA FINTECH?

Fintechs são startups do setor financeiro que têm todos os seus processos e serviços amparados em ferramentas digitais, com o objetivo de facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços financeiros e resolver suas demandas de forma rápida, segura, barata e eficiente.

Uma característica fundamental das fintechs é a experiência personalizada que ela proporciona ao cliente na gestão das finanças, oferecendo a ele atendimento humanizado e eficaz.

AS PRINCIPAIS FINTECHS BRASILEIRAS SÃO?

Nubank – Lançada há pouco mais de 2 anos, possui mais de 3 milhões de usuários. Todos os serviços são realizados on-line, por meio de um aplicativo móvel.

VivaReal – Voltada para o mercado imobiliário, esta fintech tem reconhecimento internacional e figura entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo(apenas 3 empresas brasileiras conquistaram esse feito). Fundada há 9 anos, possui mais de 1,8 milhão usuários.

GuiaBolso – Seu produto principal oferece soluções de gerenciamento financeiro para um público que não para de crescer, resultando no crescente aumento  dos investimentos de parceiros.

Easynvest – Seu diferencial é oferecer opções de investimentos para pessoas físicas.

A QUE SE DEVE O SUCESSO DAS FINTECHS?

Os principais fatores de sucesso e o crescimento das fintechs são:

  • democratização do acesso aos serviços financeiros
  • atendimento mais próximo ao cliente
  • investimento constante no desenvolvimento e no uso das novas tecnologias
  • foco na educação financeira do consumidor
  • capacidade de prever e de suprir as necessidades dos clientes com rapidez

 

QUATRO TRANSFORMAÇÕES PROMOVIDAS PELAS FINTECHS NA ECONOMIA

POPULARIZAM OS BANCOS ON-LINE

As startups que usam a tecnologia para inovar o setor financeiro, conhecidas como fintechs, começaram a mudar o mercado a partir da criação de bancos exclusivamente on-line – sem agência, fila nem gerente. Hoje há cerca de 400 delas no Brasil.

APOSENTAM O “CONSELHO DO GERENTE

Com base em informações de gastos inseridas nos bancos de dados das fintechs, o usuário recebe aconselhamentos automáticos, de acordo com seu padrão de consumo e poupança.

REDUZEM A BUROCRACIA PARA O CRÉDITO

Para captarem clientes que não têm acesso a crédito em bancos tradicionais, essas empresas usam formas diversas de garantia, como a hipoteca de veículos. Com isso. podem oferecer juros mais baixos.

DESCOMPLICAM INVESTIMENTOS

Nos grandes bancos, clientes são orientados a investir nas aplicações mais rentáveis da instituição na qual têm conta. Em muitas fintechs, são aplicativos que oferecem ao usuário as opções de investimento – e em diversas instituições financeiras.

Fintechs - o que são e como estão revolucionando o mercado financeiro.2

E você, conhece e/ ou é usuário dos serviços de alguma fintech? Já está integrado à revolução digital? Conta pra gente. Deixe aqui seu comentário!

 

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “GESTÃO E CARREIRA”

Os comentários estão encerrados.