PSICOLOGIA ANALÍTICA

DUAS VEZES TERAPIA

Trama construída em meio a simbolismos propõe reflexões sobre limiares entre o eu e o outro, a fantasia e a realidade, o universo concreto e o psíquico.

Duas vezes terapia.

O amante duplo é um daqueles filmes que, após a última cena, costumam evocar principalmente duas reações do público. “Ah, então era isso?”, talvez murmurem alguns, sentindo-se levemente traídos pelo desfecho da história. Outros, possivelmente psicólogos e psicanalistas, provavelmente farão uma retrospectiva das cenas recém-assistidas, em busca da compreensão do que foi apresentado pelo diretor François Ozon, responsável também pelo roteiro do filme. Porém, mais interessante do que gostar ou não da obra talvez seja reconhecer que a película propõe reflexões sobre os limites da realidade interna e externa, que por vezes se interpõem e se entrelaçam, expondo as tentativas criadas pelo psiquismo para lidar com conflitos e traumas.

Desde a primeira cena está posta a questão da sexualidade que permeia a trama. A angústia expressa-se no corpo da jovem Chloé, ex- modelo francesa, que se queixa de dores no ventre, sem que tenha razões físicas para isso. Por essa razão, ela pede à ginecologista que a examina a indicação de um psicólogo que a ajude a lidar com sintomas psicossomáticos. A moça procura a ajuda de Paul. A relação dos dois, entretanto, evolui para o envolvimento amoroso, o que faz com que o profissional interrompa o atendimento antes que o relacionamento evolua para qualquer contato físico. Paul encerra a terapia, os dois iniciam um namoro, passando a viver no mesmo apartamento após alguns meses.

Entretanto, ela nutre desconfianças sobre o passado do namorado e as dores de estômago, que haviam sumido durante as sessões, reaparecem. Diante disso, Paul indica uma colega para tratá-la. A jovem, porém, resolve se consultar com outro psicólogo, muito parecido com Paul, que ela acredita ter visto na rua. Perguntando-se se seria o próprio companheiro, fazendo-se passar por outra pessoa, ela descobre que se trata de seu irmão gêmeo idêntico, que ele, aliás, jamais mencionara. A partir daí, desenrola-se um intenso jogo sexual que, aos poucos, se torna bastante violento.

A separação por vezes frágil entre o que desejamos, tememos e procuramos aflora no processo transferencial levado a extremos que avançam os limites da ética profissional. Para qualquer pessoa que já tenha estado no lugar de analista ou analisando parece inevitável se perguntar sobre a conduta do profissional e as técnicas propostas por ele. A questão, porém, não é meramente ética. Assim como acontece em nossa mente em relação a muitas de nossas certezas, nem tudo é o que parece. O limiar entre certo e errado, o eu e o outro, fantasia e realidade não é óbvia.

É nesse terreno instável que Ozon constrói a trama, pródiga na apresentação de variados simbolismos que parecem fazer a ponte entre os dois (ou mais) mundos. Por exemplo, as obras expostas no museu onde Chloé trabalha – fazendo alusão a grandes órgãos internos, com evocações ao funcionamento biológico e eventuais patologias – também podem ser entendidas como referências ao universo psíquico da personagem.

Ao longo do filme, são deixadas pistas – até bastante óbvias, pelo menos para os observadores mais atentos – acerca do que realmente se passa. Alguns sinais podem até, num primeiro momento, dar a ideia de que houve um erro na produção. Ledo engano: quem se engana de fato é a mente, já que cria, a partir dos próprios desejos, experiências, memórias, fantasias e também é cercada pelas próprias limitações.

 Duas vezes terapia..2

 

Duas vezes terapia.3

 

 

 

 

 

 

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Interior Design And Decor Ideas

Here, we are going to unveil the Modern and Trending interior design ideas.

Chihuz Eats

COOKING AND BAKING.

JaZzArt en València

Faith saved us from the savages that we were, losing faith makes us savages again

erkekler soruyor

umutlar bir vadiye mahkum ...

YOUNGREBEL

Blog about life, positivity, selfcare, food and beauty.

Big Dreams

Quotes, Stories and life tips by Author Ceco

tlcof

True love cast out fear

pflkwy

Blog sobre notícias e política com um viés de esquerda, onde os bravos nunca ousaram percorrer e que não espere deste o obsequioso silêncio dos covardes, amortecendo consciências, desarmando resistências que só no fátuo da retórica da ideia, da moral e da ética é que se venera seu oponente evitando a sedição!

When The Soul Writes

A Place For Readers

Mila Detti

"Antes y después el mundo se ha hecho pedazos y hay que nombrarlo de nuevo, dedo por dedo, labio por labio, sombra por sombra." Julio Cortazar.

Chica de Campo

Your country girl living the country life!

Infinitividades

Alguns Pedaços de Eternidade

Realismo Antimágico

Los propios dioses

%d blogueiros gostam disto: