PSICOLOGIA ANALÍTICA

AJA COMO SE JÁ ESTIVESSE ACONTECIDO!

Exames de neuroimagem mostram que quando nos familiarizamos com determinadas emoções, tendemos a desenvolvê-las e repeti-las no dia a dia. Ou seja: imaginar uma situação ou estado mental que desejamos de forma detalhada enganam o cérebro.

aja como se já tivesse acontecido

No budismo tibetano, existe um recurso milenar, muito usado, que se resume no que pode ser denominado “trazer o resultado para o caminho”. Na prática, significa evocar (e sentir, ainda que momentaneamente) as qualidades que queremos alcançar como se já estivessem amplamente desenvolvidas. Por exemplo: se a pessoa deseja ampliar sua capacidade de agir com paciência, deve fazer o exercício de, por alguns instantes, sentir-se plenamente calma, em perfeita harmonia, reconhecendo essa característica em si mesma e permitindo-se identificar profundamente com essa sensação de plenitude. A técnica, usada ao longo dos séculos pelos orientais, encontra hoje respaldo na ciência: exames de neuroimagem revelam que visualizar (que equivale a imaginar uma situação ou estado mental com o máximo possível de detalhes), deflagra no cérebro reações idênticas às desencadeadas quando de fato vivemos a situação. Pois bem: quer cultivar determinada característica? Aja como se de fato a tivesse, afirmam os cientistas.

Em suas pesquisas, o psicólogo inglês Richard Wiseman, professor da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, constatou que quase todos que passaram em dado momento a adotar “atitudes de vencedores” tiveram mudanças perceptíveis em suas vidas, incluindo um melhor grau de bons acontecimentos e surpresas. “É difícil saber se a origem exata desse círculo virtuoso está no comportamento ou na valorização dos bons resultados, mas o fato é que ele parece funcionar”, afirma Wiseman, que trabalhou como ilusionista na época da graduação e, mais tarde, conduziu um complexo estudo sobre os mecanismos possivelmente relacionados à sorte. O projeto. financiado por várias instituições, entre as quais a Associação Britânica para o Avanço da Ciência. resultou num livro, O fator sorte (Record. 2003), já traduzido em mais de 20 idiomas.

Ele afirma que o maior ganho, porém, que se pode obter adotando essa atitude é em relação à autoconfiança e à autoestima – o que é bastante compreensível. Afinal quando nos sentimos mais seguros tendemos a nos arriscar mais, sorrimos mais, nos permitimos viver experiências e ampliamos nosso círculo de contato – o que aumenta a probabilidade de que surjam boas oportunidades. O pesquisador avaliou os resultados de seus estudos e sistematizou alguns princípios psicológicos e atitudes que “atraem” o sucesso. Vale conferir.

1 – APOSTE NA INTUIÇÃO. Do ponto de vista da psicologia, ela não tem nada de sobrenatural, trata-se, na verdade, de uma forma de inteligência, uma maneira menos óbvia de selecionarmos e organizarmos informações (tanto recentes quanto mais antigas, que nos escapam à consciência imediata) e nos guiarmos por elas. Entre os entrevistados de Wiseman, que se diziam bem-sucedidos, 80% afirmaram que sua capacidade intuitiva tinha papel fundamental em suas escolhas práticas, especialmente profissionais, enquanto 90% disseram confiar nela para se orientar em suas relações pessoais e decisões que envolviam emoções.

2 – MUDE O FOCO. Pesquisadores das universidades de Amsterdã e Bolonha já demonstraram que mergulhar em uma atividade completamente diversa à qual estamos acostumados pode ajudar a resolver um problema ou ter uma ideia criativa. Ao nos afastarmos um pouco da questão, conseguimos ampliar o campo de visão e as respostas tendem a emergir. Sorte? A neurociência ensina que essa mudança de foco ativa o córtex cingulado anterior, região do cérebro que controla, entre outras funções, a concentração e o processamento de informações que podem resultar em ideias originais.

3 – FAÇA DIFERENTE. Sortudos gostam de novidades, mesmo aquelas que parecem fúteis. Fazer pequenas mudanças no cotidiano, como mudar o caminho que faz diariamente para chegar todos os dias ao trabalho, usar um novo meio de transporte, começar um curso para aprender algo que nunca pensou em estudar pode ser uma maneira divertida de entrar em contato com lugares, pessoas e experiências diferentes. Wiseman salienta, porém, que esse processo deve ser lento, cuidadoso e, sobretudo, fonte de prazer, e não uma autoimposição que seja vista como motivo de desconforto.

4 – CORRA RISCOS. Quem tem a convicção de ter a proteção de todos os anjos sobre si certamente não titubeará em aceitar quando lhe for oferecida uma rifa, por exemplo. Afinal, sua lógica psíquica o leva a crer que têm enormes chances de ganhar. Da mesma maneira irá confiante para uma entrevista de emprego ou para a apresentação de um trabalho. Se algo sair errado, é porque aquela era só uma possibilidade – e certamente virão outras -, e não a comprovação de que o mundo conspira contra a pessoa. Correr algum risco, portanto, seja de participar de um sorteio ou de se dar mal numa empreitada, se torna menos ameaçador. E ser tudo correr bem, melhor – sinal de bons agouros.

aja como se já tivesse acontecido.2

O psicólogo inglês Richard Wiseman afirma que tanto as pessoas que se dizem bem-sucedidas quanto as que se consideram pouco capazes de realizar seus projetos têm planos e cultivam sonhos. A diferença entre esses dois grupos é que, enquanto os primeiros têm convicção de que é uma questão de tempo concretizá-los, os segundos têm certeza, na maior parte do tempo, de que suas ambições estão fora de seu alcance. O que muda é o olhar para si mesmo e para o futuro. Para saber em que lugar você está na e escala de convicções, faça o teste abaixo. Dê notas de 1 a 100 às probabilidades para os fatos que imagina que podem acontecer (“):

( ) Quando envelhecer, terei boa saúde e aparência jovem para a minha idade

( ) Minhas próximas férias serão fantásticas

( ) Vou desenvolver (ou continuar a ter) uma boa relação com a minha família

( ) Vou encontrar uma pessoa querida que há muito não vejo

( ) Terei sucesso e serei admirado

(¨) Se as suas respostas se situam, em média, entre 350 e 500 pontos, segundo a curva de Wiseman, você tem a mentalidade de pessoa que acredita no sucesso. De 46 a 74, a paisagem é neutra. Abaixo disso, o resultado indica que pode ser útil considerar que sua mente esteja trabalhando mais contra você que a seu favor.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: