GESTÃO E CARREIRA

ONDE ESTÁ O SEU FOCO?

Muitos não se dão conta de que passam tempo demais criando, organizando e alterando processos para resolver problemas, e esquecem de pensar sobre o resultado desejado.

Onde está o seu foco

Todo profissional comprometido com o sucesso da sua carreira enfrenta constantemente muitos desafios. A superação das adversidades diárias e a conquista de resultados significativos também deveriam fazer parte do cotidiano, mas parece que, na maioria das vezes, os resultados não chegam e muitos têm a percepção de que tudo vive dando errado e dificilmente ficam felizes por aquilo que conquistam.

Diversos conflitos, preocupações e problemas podem influenciar diretamente a performance do dia, negócio ou carreira. A pressão, o volume de atividades e a cobrança são tão grandes que muitas vezes voltamos para casa com a sensação de um dia perdido e improdutivo. Esse sentimento assombra a nossa mente, causando insônia, frustração e, principalmente, desmotivação.

Diariamente é necessário saber lidar com no mínimo dois tipos de cobrança: a que fazemos para nós mesmos e a que precisamos fazer em relação à equipe e a todas as pessoas que convivemos. Diante do contexto, o ponto mais difícil é manter o equilíbrio das emoções quando algo não sai como se espera. Nessa hora, a tendência é nos culparmos ou buscar alguém para “jogar” a responsabilidade, entretanto, entender e refletir sobre o que há por trás do objetivo ou meta pode ajudar a encontrar soluções e não culpados.

A maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, faz o trajeto inverso e enfraquece as suas ferramentas pessoais para a conquista do propósito. Quando não está focada nos problemas ou no resultado negativo, está voltando a sua atenção para o processo. E a solução, fica onde?

Às vezes, as pessoas não se dão conta de que passam a maior parte do tempo criando, organizando e alterando processos, e sequer param para pensar sobre o resultado desejado. Pelo contrário, elas pensam sempre nos problemas que precisam resolver, nos erros que aconteceram, e direcionam a mente ao lado oposto dos resultados que desejam.

Ao trocar o prisma do nosso foco para a solução, conseguimos ter uma visão mais ampla daquilo que queremos e, assim, desenhamos melhor as ações que serão necessárias para alcançarmos exatamente aquilo que desejamos. Por exemplo, se o resultado desejado é fazer com que a equipe bata a meta, faça com que a sua mente já consiga visualizar essa meta alcançada. Dessa forma, será mais fácil enxergar quais estratégias e ações deverão ser tomadas para que isso se concretize.

A dica prática para você que deseja fortalecer a sua liderança e alinhar o seu foco é atuar como se não existissem erros, apenas resultados. Caso não esteja satisfeito com o resultado pessoal ou da equipe, refaça a programação e trabalhe a seu favor para atingir os objetivos gerais.

Pode ser o momento para você avaliar a possibilidade de desenvolver uma habilidade específica, pedir apoio de um colega, revisar o método planejado, mas nunca desistir. Quando há mudança na maneira de analisar um resultado, a mente passará a funcionar na direção de soluções, e isso o colocará ainda mais perto de atingir a meta e o objetivo desejados.

É preciso ter clareza de quais são os resultados desejados e focar na solução. Uma boa técnica a ser aplicada é desenhar o passo a passo de como se pretende chegar até lá. Com essa mudança de olhar, é possível ir mais além e de canalizar as energias para percorrer o caminho para a conquista das metas e objetivos.

Caso repare que o foco se perdeu durante o percurso, regaste-o. Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia. O importante é identificar a existência da falta de direção, pois perder o foco é sinônimo de perder o sentido da vida.

Relembrar as principais metas de vida e objetivos profissionais já alcançados também pode ajudar e muito em identificar os métodos de sucesso usados, afinal, cada um tem seu jeito próprio de se organizar e trilhar seu caminho.

Analisar o próprio desempenho é importante. Avalie se tem poupado esforços, dedicado tempo e realmente focado em cada um deles. Diariamente, nos doamos para o trabalho e projetos de outras pessoas com muito empenho. Talvez seja a hora de mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos.

O foco é o primeiro passo para a realização. Com a nossa vida plena em sua totalidade, temos ainda mais fôlego para nos dedicar e contribuir com os planos da empresa, dos filhos, amigos e familiares.

São os nossos pés que nos levam à frente, mas é a nossa cabeça que nos comanda. Desse modo, é fundamental não perder o foco ou deixar que o alvo fuja de vista. Caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas e tenha humildade para pedir ajuda. Essa é uma tarefa essencial para o sucesso. Em muitos casos, a troca de experiências faz toda diferença.

 

EDUARDO SHINYASHIKI é palestrante, consultor organizacional, especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. É presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida (Editora Gente), sua publicação mais recente. http://www.edushin.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.