GESTÃO E CARREIRA

PRATIQUE A AUTO COMPREENSÃO

Competência técnica é importante. No entanto, já não é mais mandatória para conseguir resultados. Para obter êxito no trabalho, é essencial desenvolver as habilidades socioemocionais.

Pratique a autocompreensão

Atualmente, o fator humano tem maior peso quando um indivíduo se depara com situações adversas, de estresse ou baixo rendimento que acontecem no ambiente profissional. A forma como o ser humano reage às pressões externas e as exigências profissionais faz toda a diferença entre a realização e o fracasso. Há duas habilidades muito próximas quando lidamos com esse tipo de situações. São elas a autocrítica e a auto compreensão. É muito importante entender o papel de cada uma para identificar como se expressam no contexto profissional.  Uma excessiva autocrítica leva a pessoa a não se considerar boa o suficiente, a ter dúvidas sobre o próprio valor e a se sentir   inadequada e vulnerável ao contexto externo. A pressão interna e a cobrança influenciam negativamente o humor, o pensamento, a autoconfiança, as decisões e as ações.

Por exemplo, um jovem que só tira notas máximas nas provas e tem elogios de todos os professores não consegue nunca estar satisfeito com sua atuação e apenas reclama após as provas, não conseguindo relaxar e comemorar o merecido resultado e aproveitar os sucessos conquistados. Às vezes, não percebemos o quanto podemos ser duro e exigentes com nós mesmos. Quantas vezes nos pegamos criticando nosso trabalho e forma de agir, senti, sentir e expressar?  Treinar a auto compreensão no lugar da autocrítica permite fazer uma avaliação mais clara e objetiva da situação e dos pontos a serem melhorados ou fortalecidos.

As pesquisas na área da Psicologia demostram que a excessiva autocrítica é ligada essencialmente a duas correntes de pensamento: a preocupação com aquilo que os outros podem pensar de nós e a preocupação com o que nós mesmos pensamos sobre nós. Ou seja, o mundo externo e interno é fonte de ameaças e a sensação é que na realidade não existe um lugar seguro onde se proteger. Autocrítica é auto exigência e auto cobrança excessiva que fazem mal, que bloqueiam, que impedem de dar passos ao estado desejado.

No estado de autocrítica, quando não atingimos uma meta, entramos em uma sensação de fracasso generalizado e com a tendência de atribuí-lo unicamente a si mesmo e à própria incapacidade, vivendo um contínuo sentimento de inadequação.

Quando uma pessoa repete obsessivamente que não é capaz de fazer nada e que é inútil, está automaticamente condenando a sua vida a contínuas frustrações e alimentando uma baixa autoestima. Mas, quando se realiza uma autocrítica saudável e positiva, permite a si mesmo crescer e melhorar.

A autocrítica disfuncional não permite considerar os sucessos obtidos e os aspectos positivos da pessoa, pois leva a atenção aos erros e insucessos. A pessoa convive com um constante diálogo interno negativo que a acusa e a julga constantemente, perdendo o foco.

Quando a auto compreensão está presente, essa situação é substituída pela avaliação das possíveis causas e das razões da falta de resultados para poder se preparar aos próximos passos. Desenvolvê-la significa avaliar-se com um olhar muito mais objetivo para poder entender melhor a realidade. O diálogo interno negativo, então, é substituído pela voz interior, pela capacidade de falar consigo mesmo de forma não punitiva mas positiva e motivadora para ir em busca de soluções.

Suponhamos que esteja inseguro em relação a algo ou a alguma coisa. Procure então conversar amorosamente consigo mesmo: Você está se sentindo inseguro, não é mesmo! E o que precisa para não se sentir assim? O que está faltando para atingir esse objetivo?

É preciso começar a se perguntar para poder ouvir a sua voz interior, pois é a auto compreensão que o coloca em contato consigo mesmo, e num momento você estará aberto para ouvir à sua intuição. E é quando estamos com problemas, incertezas ou dificuldades que a intuição é mais necessária.

Talvez você faça uma pergunta em que a autocrítica responda, por isso é importante ficar atento: se a resposta o deprime, ignore-a. A intuição é a voz que acolhe e protege – e as respostas que pode obter dela são de tal sabedoria e profundidade que você ficará impressionado.

O autor americano Zig Ziglar disse que a pessoa mais influenciável com a qual você falará todos os dias é você. Tenha cuidado, então, com o que você diz para si mesmo”. A frase traduz perfeitamente a relação entre a autocrítica e a auto compreensão. A conversa diária que temos com nós mesmos é responsável pela forma como lidamos e enfrentamos os mais diferentes tipos de situação na vida profissional, por isso não podemos atribuir a ninguém o nosso desempenho.

Desenvolver a auto compreensão e compaixão por si mesmo requer coragem para poder enfrentar a viagem em direção às próprias emoções e sofrimentos. É preciso coragem para aceitar uma derrota sem se afogar no mar inútil da autocrítica que denigre a si mesmo. É necessário coragem para aceitar as próprias imperfeições e assim poder superá-las.

A auto compreensão, que não é auto justificação, portanto leva à aceitação, à autoestima e à identificação das próprias capacidades, competências e pontos fortes, que nos permitem ter motivação e perseverança para superar os limites mesmo diante de dificuldades.

 Pratique a autocompreensão.2

EDUARDO SHINYASHIKI – é mestre em Neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, e referência em ampliar o crescimento e a auto liderança das pessoas. w.w.w.edushin.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

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