GESTÃO E CARREIRA

SONHAR E REALIZAR

“A melhor forma de lidar com o sonho é sonhá-lo como uma criança, de um jeito destemido”

Sonhae e realizar

Quero compartilhar com vocês um fato que tenho constatado nas palestras que realizo. Após o encerramento, quando vou conversar com o pessoal que assistiu a palestra, chama minha atenção o número de pessoas que me diz o seguinte:

– Elias, eu tenho o sonho – ou a ideia – de escrever um livro. Mas o problema é que…

Ou seja, inspiradas no fato de eu ser escritor e biógrafo, elas se encorajam em dividir comigo a vontade de escrever um livro. Mas, ao mesmo tempo, começam “destruindo” o sonho ao dizerem: “Mas o problema é que…”

Enfim, já criam um fator que pode atrapalhar o desenvolvimento do projeto!

Recentemente recebi uma mensagem pelo Linkedin de uma moça que havia participado de uma palestra minha e escreveu uma ideia brilhante sobre um livro, mas encerrou dizendo:

”Não tenho experiência com o tema nem com a escrita de um livro. Então eu fico com a impressão de que as pessoas não vão levar em consideração o que eu escrever sobreo assunto”.

Respondi que não ser da área é um fator positivo, pois trará um olhar diferente. E também que o determinante e que despertará a atenção dos leitores é a qualidade do resultado do trabalho que ela desenvolver a nível de pesquisa sobre o tema, as fontes que ela reunir para colher entrevistas e informações, a forma de abordar o tema… E quanto à inexperiência da escrita a editora poderia trabalhar o texto no futuro.

Eu não era escritor nem biógrafo, mas repórter esportivo. Conquistei meu espaço como autor de biografias pelo nível de trabalho comprometido que busco desenvolver, pelo meu estilo de escrita e pela grande expressão do nível de empreendedores que tenho biografado.

Infelizmente, esse tipo de boicote acontece com muitas pessoas, não só no desejo de ser autor/a, mas em muitas outras situações. Parece que as pessoas têm medo de ir em busca da felicidade.

Quando idealizei meu primeiro livro, lembro que fui para o computador, abri um arquivo, dei o título e comecei a escrever! Não dei tempo para que “problemas” e “auto boicotes” começassem a me desmotivar e me demover da escrita do livro.

Entendo que a melhor forma de sonhar é aquela que acontece quando somos crianças. Não temos medo do nada. Podemos “voar”, enfrentar o exército do rei para conquistar a princesa. Ir para outros planetas, marcar gol na final da copa do mundo. Mas aí a gente cresce e fica cético. Um ser humano não voa. Não existe rei, nem o exército e muito menos princesa. Ir para outro planeta, é patético. E jamais vou marcar gol em uma final de copa do mundo.

Por isso, acredito que a melhor forma de lidar com o sonho é sonhá-lo como uma criança, de um jeito destemido. E a melhor forma de realizar o sonho é usar a inteligência, criatividade, conhecimento, autoconfiança e perseverança de um adulto para fazer com que se torne um projeto de sucesso.

Tenho inúmeros exemplos de pessoas que fizeram e fazem isso. Entre eles estão meus biografados e tantos outros que desafiaram adversidades e chegaram ao sucesso.

Continue a sonhar e inspire-se nesses exemplos na hora de realizar os seus sonhos. Todo projeto nasce de um sonho. Todo projeto morre quando não deixa de ser apenas um sonho.

 

ELIAS AWAD – é biógrafo, palestrante e autor especializado em livros sobre empreendedorismo e motivação. Seu último livro publicado foi Mário Cazan – A Arte de Inspirar Pessoas e Encantar Clientes. E-mail: eliasawad.com.br e palestraseliasawad.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: