PSICOLOGIA ANALÍTICA

O NINHO CEREBRAL DOS DEMÔNIOS

No século XV, o Malleus maleficarum e manuais de exorcismo apontavam o ventrículo central como o local do cérebro onde se refugiavam os demônios.

O ninho cerebral dos demônios

O Malleus maleficarum ou “martelo das bruxas”, publicado dezenas de vezes desde 1484, além de justificar do ponto de vista teológico a caça às bruxas era um compêndio da doutrina tomista sobre os poderes dos demônios, notadamente o de dominar a mente das pessoas. É no Malleus, principalmente, que se baseia a teoria demonista da loucura, já que “além dos loucos naturais de que nos fala o evangelho”, existem as alienações causadas por um ou mais demônios.

Assim, alguns distúrbios das faculdades mentais podem resultar da obsessão diabólica, outros, muito mais graves, implicam a possessão. No primeiro caso, o demônio coage e perturba sua vítima como se a sitiasse, mas não a invade, não lhe corrompe a razão. (Mesmo hoje, um distúrbio obsessivo é visto como menos grave que a loucura, ou psicose; entra na categoria de neurose obsessiva compulsiva ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Graves são, segundo o Malleus, os casos de possessão, nos quais o demônio usurpa o controle total das funções mentais.

É quase um dogma na doutrina exorcística o princípio de que o demônio está sempre onde ele age. Se um homem repentinamente perde o movimento de um braço, é nesse braço que está o demônio. E é ali que o exorcismo deve atuar. Nos distúrbios mentais, o demônio encontra-se em alguma parte do cérebro responsável pela faculdade perturbada, num caso de amnésia, por exemplo, ele se instala na facultas memorativa. Mas nos casos de loucura, ou delírio, quando várias faculdades são perturbadas simultaneamente, mantida a ortodoxia doutrinária o demônio deve estar aninhado em alguma área de comunicação entre as diversas faculdades.

Além do Malleus, diversos manuais exorcísticos apontam, com base no conhecimento anatômico da época, o locus preciso do cérebro em que se aninham os demônios para causar o delírio. É no ventrículo central.

Eis o que diz o ‘Malleus:”…os demônios hão de encontrar-se na fantasia e nas percepções internas… eles são capazes de causar impressões nas faculdades internas… transpondo as imagens retidas nas faculdades correspondentes a um ou mais sentidos, assim como transferem, da memória, situada na parte posterior da cabeça, a imagem… para o meio da cabeça, onde estão as células da faculdade imaginativa e, daí, enfim, para [a região onde está] o sentido da razão, que se situa na frente da cabeça. Causam, assim, uma tal alteração e confusão, que tais imagens são percebidas como se fossem reais, diante dos nossos olhos”(Malleus, II, c.9).

Assim, instalados no ventrículo central, os demônios bloqueiam as informações da realidade, provindas dos sentidos, e abastecem a imaginação e a razão com imagens de percepções anteriores e com lembranças de experiências passadas. É assim que se explicam os absurdos do pensamento delirante.

Três ideias do Malleus perdurarão, na teoria ulterior do delírio: a da perda de coordenação entre funções cerebrais, a de bloqueio da percepção da realidade e a de que os conteúdos do pensamento delirante são, basicamente, resíduos de experiências anteriores, retidos na memória.  

 

ISAIAS PESSOTTI – é escritor e ex-professor titular de psicologia da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto. É autor de Os Nomes da Loucura e O Século dos Manicômios.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Naykelly_fotografias

Incríveis fotos do céu pra vocês

sosnaoestacerto

ajuda para a violencia domestica no trabalho e no namoro

Free Tantrik Aghori baba ji in India - Vashikaran free of cost

Free aghori baba, free tantrik, love problem solution, love marriage specialist,

Ventana literaria

La poesía es la libertad del alma.

Au'Pearce

Headed in the Right Direction

Marcos Denis Botelho

Projetos | Petróleo e Gás | Vendas On-line

Lembrar para não esquecer...

São memórias escritas em forma de crônicas e contos...

Prof.crisluked

Aqui o professor encontra sugestões de leituras, estudos e materiais.

SÜDAMERIKA LINK

This site is created for the purpose of Repatriating in digital format the Brazilian collections under the guardianship of Austrian Archives, Libraries and Museums.

Yve Laran

WRITER

Oliveira

Buscar a defesa das pessoas nos momentos importunos em que o mundo se apresenta – A PAZ É O NOSSO IDEAL.

Corpo e Sujeito

Somos um espaço direcionado à pessoas que precisam de cuidado e atenção com a saúde e bem estar global. Buscamos atender, dentro do possível, as necessidades individuais e do grupo de forma variada. Em alguns casos, é preciso criar lastro. O ser humano busca um determinado objetivo, mas, nem sempre o seu corpo esta preparado para os seus sonhos. É por isso, que precisamos de orientação especializada e experiente nas mais diversas situações.

O Renovo da Águia?

Aqui voce encontrará motivos para você não querer mais desistir. Você encontrará entrará num momento onde consiguirá enxergar que há momentos na nossa vida que já não temos força de continuar e existe um processo para você renovar suas forças e como a Águia voltar dar o seu voo mais alto e mais renovado do que antes.

Olho na Carreira de Sucesso

Site destinado a ajudar pessoas na Carreira profissional. E parcerias entre empresas

Teoria da Consultoria

Aprimorando conhecimento em gestão empresarial

Si quieres conocerme, mírame a los ojos

This WordPress.com site is the bee's knees

Inspiração de Tatuagem

Tudo que você precisa saber antes de fazer uma tattoo!

%d blogueiros gostam disto: