PSICOLOGIA ANALÍTICA

PERSONALIDADE DOS DELATORES

Delatar significa denunciar a responsabilidade de alguém por crime. Entre os delatores encontram-se os verdadeiramente arrependidos e os que não se arrependem nunca.

A personalidade dos delatores

O delator é um colaborador da Justiça que pode estar totalmente arrependido ou não se arrepender jamais.

Quanto ao primeiro tipo, delata pois não suporta conviver com algo que moralmente o incomoda. Nesse caso, a delação pressupõe um dilema e a revelação funciona como uma espécie de válvula de escape para aliviar a culpa. Esse tipo psicológico apresenta um certo comportamento atípico. Entre esses delatores encontram-se até inocentes. Por exemplo, os que entregam o vizinho ou o colega de trabalho e o fazem por sentir um incômodo interior, uma vez que, sabendo e não revelando o que sabem, podem tornar-se cúmplices.

Há outro tipo psicológico de delator, o que não se arrepende nunca, e é o mais comum. Recordemos que a legislação brasileira conta com a delação premiada, benefício legal, concedido a um réu em ação penal, que aceitou colaborar na investigação criminal e entregar os seus companheiros.

No Brasil essa prática tem sido muito procurada nos ditos crimes de colarinho branco, crimes de corrupção. Há um denominador comum entre essas personalidades. Por serem criminosos, pressupõe-se que lhes faltem valores éticos e morais, do contrário não seriam infratores.

Para se saber o quão comprometido está o arcabouço moral desses indivíduos, basta atentar no modus operandi do delito, considerando que a morfologia do crime revela, tal qual uma fotografia em cores, o comportamento do transgressor, e como quem manda na conduta é o psiquismo, vendo-se a forma do crime teremos alguns dados mentais de quem o praticou.

Nos crimes de corrupção, observamos indivíduos que desviaram verdadeiras fortunas, dotados de uma ganância incomensurável, pois, já milionários, com bens que dariam para viver e sustentar nababescamente suas famílias por infindáveis gerações, continuaram a pilhar a coisa alheia, a desviar dinheiro que seria aplicado em tantas áreas sociais.

Quando esses criminosos entram no programa de delação premiada, somente o fazem em benefício próprio, sem qualquer pudor ou arrependimento pelos atos que fizeram, e não trepidam em delatar até aqueles que eram seus “amigos inseparáveis”.

Em suma, são dois tipos básicos de delatores. Aquele que se arrepende, normalmente ligado a crimes menores. A delação ocorre em face de dor moral, por prática de ato errado. A revelação alivia a culpa. A ação é espontânea e, via de regra, não há reincidência na atividade delituosa. É um criminoso do tipo ocasional, tem bom prognóstico no que diz respeito à recuperação social.

Do outro lado, aquele que não se arrepende e somente delata se vir que há vantagem nisso, vislumbrando-a, entrega á tudo e a todos. Não age por dor moral ou arrependimento, mas para lograr vantagem. Esse indivíduo e incorrigível. Como a sua índole é ruim e o seu arcabouço de sentimentos superiores é raquítico, se tiver oportunidade, reincide. É um criminoso habitual. A maioria dos crimes de corrupção é praticada por esse tipo, quando a ambição, o desejo imoderado pela riqueza são a marca de sua personalidade condutopática.

 

GUIDO ARTURO PALOMBA – é psiquiatra forense e membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: