GESTÃO E CARREIRA

QUER SUCESSO? RELAXE

Expediente sem pausas impede o crescimento profissional

Quer sucesso, relaxe

Trabalhar como um “workaholic” (aquele fanático que excede horas de expediente, ignora folgas e até considera supérfluas as refeições) para obter progresso profissional gera, na verdade, resultados opostos. Em seu novo livro Peak Performance (“Desempenho máximo”, em tradução livre), os autores Brad Stulberg e Steve Magness fornecem a fórmula para se dar bem na profissão: “sucesso + descanso = crescimento”. E se baseiam não em ícones do mercado, mas em atletas de ponta, que evitam a exaustão física programando bons períodos de descanso e relaxamento, sobretudo às vésperas de uma competição muito importante. O mesmo se aplica a qualquer um de nós: o segundo item da fórmula, o descanso, é tão importante quanto o primeiro para qualquer tipo de atividade, física ou mental. Não por acaso, Stulberg é cientista especializado em desempenho mental e Magness leciona educação física na Universidade de Saint Mary, na Inglaterra, o que facilitou unificar suas áreas numa mesma fórmula.

No caso dos atletas de ponta, vários estudos citados no livro demolem aquele mito do “sem dor, sem ganho”, segundo o qual somente o esforço máximo e contínuo leva à vitória. A Universidade de Kristiansand, na Noruega, por exemplo, avaliou o desempenho dos melhores atletas do mundo, constatando que todos eles seguiam a fórmula do “sucesso + descanso”, alternando períodos de intenso treinamento com pausas relaxantes. Já no ambiente profissional, o ciclo de trabalho seguido por um descanso proporciona “momentos de eureca”, isto é, elaborações de novas ideias só possíveis quando nossa mente não está dedicada inteiramente a uma tarefa. E essa fórmula vale tanto para programado- res de computador em uma sala fechada como para agricultores cavando a céu aberto.

Um dos mais conhecidos defensores desta tese é o psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, professor na Claremont Graduate University, que durante anos entrevistou os mais renomados inventores, artistas, cientistas e outros gênios, constatando que todos alternavam intensa concentração com relaxamento, o que não só evitava desgaste emocional e fadiga cognitiva, como abria espaço para a criatividade. O descanso nos possibilita desenvolver depois o que Csikszentmihalyi batizou de “fluxo” – um momento de total concentração que nos absorve completamente em uma atividade. Portanto, quando se sentir exaurido ou empacado em uma questão, pare por pelo menos cinco minutos, tirando a mente deste foco para mais tarde permitir o fluxo.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

Uma consideração sobre “GESTÃO E CARREIRA”

Os comentários estão encerrados.

Blog O Cristão Pentecostal

"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertam-se! Convertam-se dos seus maus caminhos!" Ezequiel 33:11b

Agayana

Tek ve Yek

Envision Eden

When We Improve Ourselves, We Improve The World

4000 Wu Otto

Drink the fuel!

Ms. C. Loves

If music be the food of love, play on✨

troca de óleo automotivo do mané

Venda e prestação de serviço automotivo

darkblack78

Siyah neden gökkuşağında olmak istesin ki gece tamamıyla ona aittken 💫

Babysitting all right

Serviço babysitting todos os dias, também serviços com outras componentes educacionais complementares em diversas disciplinas.

M.A aka Hellion's BookNook

Interviews, reviews, marketing for writers and artists across the globe

Gaveta de notas

Guardando idéias, pensamentos e opiniões...

Isabela Lima Escreve.

Reflexões sobre psicoterapia e sobre a vida!

Roopkathaa

high on stories

La otra luna de Picasso

El arte es la esencia de la espiritualidad humana.

%d blogueiros gostam disto: