GESTÃO E CARREIRA

AS 6 CONFUSÕES QUE OS PROFISSIONAIS NÃO PODEM COMETER NA EMPRESA

As 6 confusões

Quem não quer trabalhar em uma empresa legal, divertida, com ambiente bacana, clima acolhedor e cheia de energia e oportunidades? Existem empresas assim, mas o que não lhe contaram é que ainda é a minoria. Na maioria das empresas (aquelas por onde tramito todos os dias) o clima diário é um pouco diferente dos posts da internet.

Ultimamente observo muitos jovens buscando esse tipo de ambiente para dedicar seu precioso tempo de trabalho. Isso não tem nada de errado, porém vejo também que há uma enorme falta de clareza sobre a vida real que todos temos que enfrentar hoje em dia.

É crescente o número de profissionais que esperam das empresas, dos chefes, dos clientes, do mundo uma compreensão quase como a de um pai super protetor ou de uma mãe carinhosa.

Só que o mundo corporativo não funciona assim! A frustração tem sido resultado na vida profissional de muitos jovens que vêm me procurar para fazer processo de coaching em uma atitude desesperada para entender por que o mundo não os vê com os mesmos olhos de seus pais.

Vamos voltar ao básico do trabalho do que realmente significam algumas regras que não estão escritas em nenhum lugar, mas que regem o ambiente de trabalho quando falamos sobre relacionamento e comportamento:

1. NÃO CONFUNDA CHEFE BOM COM CHEFE BOBO: Sim! Conheço inúmeros chefes bons por aí. Chefe bom é aquele que tem empatia, o ouve, compreende suas dificuldades, cobra e ensina você. Muitos profissionais (e não me refiro somente aos jovens) confundem essa bondade do chefe e abusam, não entregando resultados na empresa. Funcionário está na empresa para facilitar a vida do chefe e vice-versa: o chefe também está lá para facilitar que desempenhe bem seu trabalho. Se cada um assumisse essa responsabilidade, não teríamos tantos problemas no dia a dia.

2. NÃO CONFUNDA SEU CHEFE COM SEU AMIGO: Ter bom relacionamento é uma coisa, e eu recomendo a todos, porém amizade são “outros quinhentos”. Amigo é aquele que está do seu lado não importa o que aconteça. Seu chefe é aquele que está lá para gerar resultado com seu trabalho não importa o que aconteça. É possível ser amigo do chefe? Claro que sim! Se esse for o seu caso, parabéns, saiba que é um privilegiado.

3. NÃO CONFUNDA SEU CHEFE COM SEU INIMIGO: O papel do seu chefe é gerar resultado através das pessoas. Para isso, controle, organização e cobrança serão necessários. Isso não quer dizer que ele seja seu inimigo, ele só está cumprindo seu papel. Seu chefe joga com você e não contra você! Ele jamais saberá de tudo no trabalho e por isso que você faz parte da equipe. Ajudem uns aos outros.

4. NÃO CONFUNDA COBRANÇA COM ASSÉDIO MORAL: Há confusão insana que qualquer coisa dita pelo chefe na empresa que desagrade ao funcionário é assédio moral. Mas é só quando há exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. A cobrança de um trabalho é função do líder, e sua obrigação como colaborador é entregar o trabalho conforme combinado.

5. NÃO CONFUNDA SEU TRABALHO COM O CLUBE DOS AMIGOS: Não os escolhemos e não importa de quem gostamos no trabalho, precisamos trabalhar com eles.

O risco que corre de achar que a empresa é um clube é de tropeçar na carreira por considerar que o “gostar” entra nas relações corporativas. Já vi profissionais prejudicarem suas próprias carreiras recusando-se a cooperar com pessoas às quais têm aversão, também já observei inúmeras vezes líderes não contratarem pessoas das quais não gostam.

No ambiente de trabalho, temos apenas conhecidos, indivíduos com quem podemos ter uma boa relação de trabalho, mas lembre-se: a palavra-chave aqui é trabalho.

6. NÃO CONFUNDA COMPETIÇÃO COM INIMIZADE: Dentro da empresa é necessário cooperar ao invés de competir. Apesar de competirmos com a concorrência, de certa forma também competimos internamente na empresa, mas isso não significa levarmos para o lado da inimizade. Sabe aquele colega de trabalho que fica ao seu lado? Pois bem, ele, assim como você, está buscando cargo melhor na empresa. Não sei se já reparou, mas não existem lugares de diretores e presidentes para todo mundo! Mesmo que o clima seja de competição, não leve para o lado pessoal.

Saber o ponto de equilíbrio entre relacionar-se bem, manter-se focado no resultado trabalhando com qualquer pessoa (independentemente se gosta dela ou não) pode ser segredo para o sucesso. Confundir essas questões comportamentais é receita infalível para o fracasso.

 

DANIELA DO LAGO – é especialista em comportamento no trabalho, mestre em administração, coach de carreira, palestrante e professora na área de liderança e gestão de pessoas. http://www.danieladolago.com.br

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.

URBN Social

The Social Experience

RENOVADAS

Autoestima para mais de 50

Olivia2010kroth's Blog

Viva la Revolución Bolivariana

Alter Planet Action. Outras Ações Planetárias.

M3tas e M3táforas p4ra $ustentbilidad3 soci0800 @mbiental

Enjoy your life!

The story of your life

バナー工房(旅立ちから)

「旅立ちから」移転しました。

Emmanuel Silva Pinto

Sobre direito do trabalho.

The world and its inhabitants

in this site the writer is trying to writing about a big creation of this world

PrestaBlogs Updates.

The Home OfPresent And Future Music Stars

Universo de Lua

Estudos Teológicos, Matérias sobre Liderança, Gestão, Psicologia e Atualidades

PENSER TIMES

Just another WordPress site

Hope237

Hello everyone et bienvenue sur mon blog . Êtes-vous intéressée par ce qui se passe à l'autre bout du monde ? Alors abonnez-vous pour ne rien manquer de cette belle aventure humaine .🥰 Premièrement , j'ai pris l'initiative de créer ce site à caractère humanitaire afin de dénoncer et d'exposer les injustices que subissent les personnes vulnérables dans mon pays le Cameroun 🇨🇲 . L 'objectif étant de créer un jour l'association Hope237 pour soutenir les couches fragiles de la société camerounaise. Deuxièmement , j'aimerais que mes futurs lecteurs découvrent mon pays le Cameroun 🇨🇲 à travers son histoire ,sa géographie ,sa mixité de culture , sa gastronomie , ses paysages et ses lieux touristiques. Qui Sait ? peut être vous avez là votre prochaine destination touristique.😇🌍🌎🌏 ❤️ LGBTQ friendly because love is all we need in this World♥️🏳️‍🌈

What Show Is This

This site is everything about PR, Lifestyle, Entertainment & Sport.

هلوسة ذاتية

"أملك من الذكاء ما يكفي لتدمير حياتي بنفسي"

Sci-Fi Jubilee

Sci-Fi News & Reviews

Still normal.

Ups and down everyday, let us make dailyliving normal.

Spiritual healing for Love back and solve all problem

Get All Love problem Solution in just 2 days by spiritual healing specialist astrologer. Call and Whatsapp Now +91 7678205180

%d blogueiros gostam disto: