GESTÃO E CARREIRA

FRANQUIAS PARA OPERAR DE CASA: OPORTUNIDADE OU FURADA?

Franquias para operar em casa. oportunidade ou furada

Em todo final de ano, grande parte da população estipula metas para perseguir no período seguinte: emagrecer, trocar de carro, reformar a casa, praticar exercícios e até mudar de emprego. As pessoas obtêm renovada esperança que, sim, este será um ano de realizações. E então surge, em rédeas com a atual situação econômica do País, o desejo de se tornar empreendedor, abrir o próprio negócio. “ser SEU próprio patrão”.

Respeitados todos os cuidados que o segmento merece, já é evidente que o franchising apresenta a melhor opção – mais segura e menos custosa – para quem deseja empreender e não ter que iniciar um negócio do “zero”. Com o desemprego em alta, cada vez mais brasileiros buscam na abertura do próprio negócio sua principal fonte de renda e trabalho. Todos sonham com sua recém-aberta empresa crescendo exponencialmente, ganhando bastante dinheiro do dia para a noite, sendo imediatistas. Não é o intuito minar o sonho de ninguém, mas tenho o dever de alertar: a trilha do empreendedorismo é traiçoeira e fatigante, e não é para qualquer um.

Nos últimos tempos, surgiu uma oportunidade de investimento no franchising voltada, em especial para pequenos investidores: as chamadas franquias home based, nas quais o empresário tem a chance de trabalhar da própria casa. Como franqueado, você terá diversas opções no segmento para escolher aquela com a qual mais se identifica: de franquias de limpeza a consultoria de negócios, de cuidados domésticos a serviços automotivos. E você terá toda a força da marca a seu dispor, e as estratégias de marketing já testadas e de sucesso a seu favor, dentro do conforto da sua própria casa.

Há opções com custo baixíssimo (quando comparadas a pontos comerciais), a partir de R$3 mil de investimento total. Apesar de, aparentemente, parecer um negócio fácil de ser iniciado e desenvolvido (como divulgam a maior parte das franqueadoras), o trabalho home based requer uma série de cuidados antes de ser iniciado.

De qualquer forma, o modelo parece de simples operação, certo? Vamos com calma. Primeiramente, é fundamental conhecer a fundo a marca da qual deseja ser franqueado, bem como seu segmento de atuação. Pode não ser a maioria, mas há redes franqueadoras que só pensam em ganhar – no sentido da palavra, a meu ver, afanar – o dinheiro de investidores com a taxa de franquia. Então, apesar da ânsia em abrir e iniciar logo sua própria operação dentro do franchising, tenha cautela. Entre conversas e pesquisas sobre a marca em questão, dê-se o tempo de, pelo menos, 30 dias antes de assinar o contrato de franquia.

Tão importante quanto a vontade de abrir uma franquia a partir da própria casa é o autoconhecimento. Faça algumas perguntas a si mesmo e responda com franqueza: I) Você consegue trabalhar em um ambiente solitário? II) Sua casa possui espaço que se mantenha organizado, para o ”escritório?”; III) Você possui disciplina, automotivação, foco e organização? Trabalhar em casa não é tarefa fácil, justamente pelas distrações que o conforto do lar pode oferecer.

Sabe aquela história de comprar uma bike e uma esteira para fazer exercícios em casa? E o aspirante a atleta, tão satisfeito com seu desempenho ou (falta de) disciplina, prefere sair de casa, ir à academia, para fazer exatamente a mesma atividade tisica?

O que vejo é que, para as pessoas menos disciplinadas. é necessário um “ritual” diário para sempre se manter motivado. É a mesma questão de pessoas que não possuem bom controle financeiro: elas preferem que o banco abaixe seus limites de crédito para não gastarem dinheiro a se disciplinarem para não obterem dívidas que não possam pagar.

Em suma, para o pleno sucesso de sua franquia – ou negócio, em geral – home based é fundamental possuir organização e resiliência. Não desistir em momentos de dificuldade que, pode acreditar, aparecerão. E sempre lembrar-se de gigantes mundiais, como a Ford, Apple, Hershey’s, Microsoft, Mary Kay, entre tantas outras, que iniciaram as empresas da própria casa. Confie no SEU sonho, tenha disciplina e trabalhe duro, que eu garanto: você chegará onde quiser.

 

ALLAN COMPLOIER – é engenheiro mecânico, já foi franqueado e franqueador, e atua como consultor especialista em formatação e expansão de franquias, diretor da Comploier Franchise.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.