GESTÃO E CARREIRA

APOSENTE OS CARRINHOS

Conheça a recém-chegada Home Refill, que quer revolucionar o mercado de consumo básico com uma maneira consciente de comprar pela internet.

Aposente os carrinhos

Frequentar supermercados periodicamente para repor itens básicos de consumo, além de absorver o tempo das pessoas, não é uma das tarefas mais agradáveis. Foi ao observar essas questões que o empresário e especialista em Tecnologia da Informação Guilherme Aere dos Santos teve a ideia de criar uma maneira prática e econômica de fazer a compra do mês, ou da quinzena, sem precisar se deslocar. Ele e um grupo de empresários desenvolveram uma solução on-line que permite ao consumidor repor produtos que compõem a cesta básica, como itens de higiene e alimentos não perecíveis (arroz e feijão).

Esse sistema é oferecido por aplicativo ou acessado pelo site e disponibiliza, além de um portfólio de artefatos, uma forma mais inteligente de fazer a reposição dos produtos. Quem opta por essa facilidade tem disponível uma lista personalizada de acordo com seu perfil de consumo. Ao todo, são dois mil produtos. A partir de pesquisas, a Home Refill criou dez tipos: solteiro, solteira, casal, gestante, lar com crianças, lar com adolescentes, lar com filhos adultos, lar com idosos, republica e pequenos escritórios. A solteira, por exemplo, que decide utilizar esse e-commerce encontrará uma lista com sugestões compatíveis com sua realidade e na quantidade exata para o carrinho. As entregas são feitas em até oito dias e o frete é gratuito.

Como se trata de um modelo repetitivo de compra, o cliente pode programá-la para recebimento de 15 em 15 dias ou a cada 30 dias. Feita a primeira compra, o aplicativo começa a monitorar o consumo daqueles produtos, enviando lembretes a respeito da necessidade da próxima compra.

 PROPOSTA

O site também mostra a economia que estão obtendo com a aquisição de cada um dos itens, fazendo a comparação com o preço médio dos principais supermercados. ”Mais do que urna opção on-line, a Home Refill é uma excelente experiência, porque auxilia na administração. O consumidor passa a comprar de maneira programada, “comenta o sócio proprietário e atual CEO da empresa, Guilherme dos Santos.

Em operação desde outubro de 2015, a empresa recebeu investimento com recursos próprios de R$10 milhões, absorvidos em tecnologia e logística e já possui carteira com seis mil clientes fixos. Para que seja um modelo de negócio realmente interessante e possa oferecer benefícios reais aos usuários, além do aplicativo, a Home Refill possui também um grande galpão principal de armazenamento – que funciona como um centro de distribuição -, 22 pequenos estabelecimentos que são pontos de transição para a mercadoria e uma frota de caminhões próprios para a entrega.

Com a proposta de entregar mais tempo aos consumidores que, ao usarem a ferramenta, não precisarão mais frequentar supermercados para fazer reposição de itens básicos, a empresa também tem um preço baixo como um atrativo bastante forte que pode ser explicado pelo ponto de vista logístico. “Um dos nossos sócios também é dono de uma operadora logística, ”explica Santos.

A empresa possui também mais de 200 parceiros com quem compra os produtos. Seguindo o conceito inteligente de logística, não armazena no galpão um estoque. mas itens das listas pré­montadas que disponibiliza no site e no aplicativo.

Por enquanto, o serviço é oferecido apenas para a capital paulista e grande São Paulo, mas o empresário já adiantou que para 2018 haverá a expansão para mais dois estados.

GERAÇÃO DE VALOR

Ao ser questionado sobre qual é a previsão para retorno do investimento, Guilherme dos Santos diz que esta ainda não é a preocupação da empresa. O que eles querem a princípio é que o aplicativo agregue valor na vida das pessoas que o utilizam. Sendo assim, poupando tempo e auxiliando na administração. “‘Estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável, para que as pessoas consumam o que realmente precisam e com a real necessidade, evitando o desperdício”, explica. E vai além: ”vamos ajudar as pessoas a pararem de acreditar em milagre promocional e começarem a questionar mais o porquê das promoções”, explica.

Ainda na questão sustentabilidade, a Home Refill ajuda o consumidor a reduzir emissão de CO sempre que deixa de ir ao supermercado. Foi com esse mote, inclusive, que a empresa deu início no fim de 2016 à sua campanha oficial de lançamento. Em parceria com o artista paulistano Eduardo Srur – reconhecido por intervenções urbanas -, a ação “Encoste o Carrinho” teve como objetivo transmitir a mensagem de que é preciso refletir sobre seus níveis de consumo de desperdício.

A partir daí, o artista desenvolveu o conceito artístico da ação: carrinhos de supermercados gigantes destruídos que foram espalhados em diversos pontos da cidade de São Paulo. Era como se estivessem convidando as pessoas a repensarem a forma de fazer compras, destacando as promoções enganosas e dificuldades que as pessoas passam para irem até o supermercado: como o trânsito, filas e inconveniência das sacolas.

Para realizar a campanha, foi feito um estudo de percepção da marca e como os consumidores entendem e se relacionam com seu serviço. Houve também a investigação dos principais pontos da experiência proporcionada pelos supermercados. O levantamento gerou ideias que guiaram o marketing da Home Refill na criação dos pilares da campanha, posicionando a empresa como uma plataforma de consumo consciente que promove sustentabilidade, evita desperdícios e entrega tempo livre para que as pessoas se dediquem a atividades prazerosas. O objetivo da empresa com essa ação foi reforçar o cará ter inovador do serviço e dar ênfase para o conceito de sustentabilidade.

DIGITAL

Além dessa iniciativa criativa, a empresa também desenvolveu um desdobramento da campanha em peças de rua e digital No Facebook, a fanpage da Home Refill faz campanhas constantes mostrando os vários motivos pelos quais os consumidores devem abandonar os supermercados para realizar compra de itens básicos. Em um dos posts mais recentes, a empresa pergunta aos seguidores se eles acham difícil planejar a compra no site para o mês inteiro. Com depoimento em vídeo de uma consumidora que usa o aplicativo, a empresa mostra que, com a ferramenta é possível logo nas primeiras experiências aprender qual é exatamente a quantidade necessária de cada produto.

Há outros depoimentos, como o da apresentadora Ana Maria Braga. Ela recomenda o uso do aplicativo para facilitar a vida das pessoas e anuncia R$50,00 de desconto para as compras a partir de R$ 1SO,OO. Para cativar seus consumidores e quebrar paradigmas em relação ao modelo atual de consumo, a empresa postou também mensagens como: “Conheci o grande amor da minha vida enquanto alcançava o sabão em pó”, assinado Ninguém. No enunciado, há o seguinte comentário: “Isso só acontece em novela, na vida real você pode fazer compras e paquerar com o celular”. Ainda na fanpage, a Home Refill recebe apoio de marcas como a Unilever. Em um dos posts, aparece uma foto do sabão em pó OMO incentivando a mudança de hábitos do consumidor.

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HOME REFILL EM NÚMEROS

  • Investimento: R$ 10 milhões (capital próprio)
  • Mais de 200 parceiros, o que permite negociação com preços mais favoráveis
  • 1 galpão de distribuição e 22 pontos de distribuição.
  • Clientes: 6 mil até o momento

VANTAGENS PARA O CONSUMIDOR

  • Auxilia na administração e na programação da compra
  • Poupa tempo
  • Oferece economia em torno de 20% a 30%(dependendo do produto)
  • Estimula consumo consciente
  • Promove sustentabilidade
  • Evita que o cliente caia em promoções falsas
  • Frete grátis
  • O consumidor consegue verificar no site ou pelo aplicativo quanto estão economizando com cada produto, em relação aos preços de supermercados e varejistas

COMO USAR

  • Baixe o aplicativo ou navegue pelo site
  • Selecione uma das listas personalizadas que se enquadrem às suas necessidades ou selecione os produtos que deseja. Selecione a    data de entrega (no mínimo 8 dias)
  • Receba em casa com frete grátis.

 

COMO FUNCIONAM OS PREÇOS

A Home Refill consegue oferecer economia pelos seguintes motivos:

  • A empresa compra direto dos fabricantes de acordo com o pedido, eliminando estoque e A cada semana, um parceiro de tecnologia monitora os preços das lojas físicas dos principais varejistas da grande São Paulo.
  • O consumidor deixa de gastar para se locomover.
  • Como um dos sócios é operador logístico, a empresa consegue oferecer o frete gratuito.

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.