GESTÃO E CARREIRA

Dilemas profissionais

DILEMAS PROFISSIONAIS

VOCÊ S.A acompanhou cinco pessoas durante cinco meses para resolver questões relacionadas ao trabalho. As soluções, propostas por dois mentores, podem ajudá-lo com os próprios anseios.

Optar por urna profissão para o resto da vida é quase sempre uma escolha de Sofia. Tanto que mais da metade dos brasileiros com ensino superior não atua na área de formação, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013. O que faz um indivíduo deixar de lado a carreira que almejava quando ingressou na faculdade vai desde a mudança no mercado de trabalho até a desilusão com a realidade da ocupação. “As pessoas escolhem prematuramente e acabam não gostando do que fazem”, diz Tania Casado, professora e diretora no Escritório de Desenvolvimento de carreira da Universidade de São Paulo. O resultado é urna legião de desgostosos. Segundo uma pesquisa da Isma-Brasil, associação que visa combater o estresse, 7296 dos profissionais estão Infelizes no emprego. Tamanha infelicidade, já se sabe, leva a transtornos psicológicos, corno depressão, ansiedade e burnout (a maneira de o corpo dizer “basta”). “Além dos componentes Individuais, excesso de pressão e cobrança, dificuldade em ver perspectiva de crescimento, qualidade da liderança e das relações Inter­ pessoais, e a Incompatibilidade de valores, são alguns dos fatores que podem levar uma pessoa a esse esgotamento”, afirma Tania.

Foi isso o que aconteceu com Glaucia Santos, de 27 anos, de Barueri (SP). Formada em marketing, ao viver o dia a dia de uma agência de publicidade sentiu na pele a angústia da insatisfação com o trabalho, com o ambiente e até mesmo com alguns colegas. Como numa panela de pressão, a tensão acumulada a fez explodir. Acabou afastada um mês e meio por depressão – doença que será a mais incapacitante do mundo até 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde. Doente e frustrada com a área que considerava seu sonho, Glaucia tinha dúvidas se deveria retornar a carreira. Nesse meio tempo, fez cursos de crochê e até de manicure; pensou em empreender. Mas o fato é que ela não sabia exatamente o que buscar.

Tendo em mente histórias corno a de Glaucia, VOCÊ S.A criou uma iniciativa para ajudar nos dilemas profissionais. A equipe da revista selecionou, entre 50 relatos, cinco pessoas para ser acompanhadas durante cinco meses por dois mentores: Fernando Mantovani, diretor-geral da empresa de recrutamento e seleção Robert Hall, e Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive. O resultado desse projeto você confere a seguir.

Dilemas profissionais2

 

 

Dilemas profissionais4

 

Dilemas profissionais4

Fonte: Revista Você S.A. – Edição 238

Autor: Vocacionados

Sou evangélico, casado, presbítero, professor, palestrante, tenho 4 filhos sendo 02 homens (Rafael e Rodrigo) e 2 mulheres (Jéssica e Emanuelle), sou um profundo estudioso das escrituras e de tudo o que se relacione ao Criador.